Buscar

APS MAD aplicada

Prévia do material em texto

Nome: Iving Cristine Braga de Oliveira
Matricula: 2020204358
Disciplina: MAD Aplicada
Campus: Catete
Resistencia a Antibióticos
Antibióticos são medicamentos usados para prevenir e tratar infecções bacterianas. A resistência aos antibióticos ocorre quando bactérias se alteram em resposta a utilização desses medicamentos, tornando o antibiótico ineficaz para o tratamento da infecção que pode se espalhar para outras pessoas.
A resistência bacteriana aos antibióticos é um problema crescente, presente em todos os países e que vem sendo discutido mundialmente. O surgimento de “superbactérias” é um fenômeno associado a vários fatores, incluindo o uso indiscriminado deste tipo de medicamento. Um número crescente de infecções – como pneumonia, tuberculose e gonorreia – está se tornando cada vez mais difícil de tratar enquanto os antibióticos utilizados têm se tornado menos eficazes. A resistência aos antibióticos leva a um maior tempo de internação, aumento dos custos médicos e aumento da mortalidade. 
A resistência aos antibióticos está sendo acelerada pelo uso inadequado de antimicrobianos, bem como déficits em estratégias de prevenção e controle de infecções. Medidas podem ser tomadas em todos os níveis da sociedade para reduzir o impacto e limitar a propagação da resistência. A população pode ajudar evitando infecções, prevenindo com medidas de higiene, não tomando medicamentos sem prescrição, reutilização de sobras de medicamentos, doar restos de medicamentos para outras pessoas. Os profissionais de saúde ajudam prevenindo infecções ao garantir que as mãos, os instrumentos e o ambiente estejam limpos, mantendo a vacinação dos pacientes em dia, quando uma infecção bacteriana é suspeita, realizar culturas e testes bacterianos para confirmá-la, prescrevendo e dispensando antibióticos apenas quando eles realmente forem necessários.
Embora existam alguns novos antibióticos em desenvolvimento, não se espera que nenhum deles seja efetivo contra as formas mais perigosas de bactérias resistentes aos antibióticos. Dada a facilidade e a frequência com as quais as pessoas viajam hoje, a resistência aos antibióticos é um problema global, requerendo esforços de todos os países.
Por enquanto a melhor coisa a se fazer é a prevenção e o uso racional, para assim evitar resistência e aumentar o número de “superbacterias”. Pois corremos o risco de em um futuro não muito distante, o número de mortes por doenças bacterianas aumentam muito devido o difícil tratamento por antibióticos.

Continue navegando