Buscar

Tarefa 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Documentação para a Engenharia de Segurança do Trabalho
Identificação da tarefa: Tarefa 1.1. Envio de arquivo
Pontuação: 15 pontos
Angélica Cristiane Picolo Paschoal
Tarefa 1.1
Perícia, perícia judicial, perito e processo
Atividade muito demandada ao engenheiro de segurança do trabalho é fazer perícia. Nem sempre judicial, mas, em qualquer caso, quem faz é um perito. E, se o assunto diz respeito ao meio ambiente do trabalho, ora o perito pronuncia-se por laudo pericial, se auxiliar do juiz, ora com parecer técnico, se assistente técnico da parte em processo judicial. Como nem sempre as peças periciais são suficientes para resolver as contendas entre os contratantes de modo amigável, administrativo, em autocomposição, há necessidade de o Judiciário arbitrar um desfecho, segundo o devido processo legal, estabelecido pelo Código de Processo Civil (CPC). Tem-se então duas veredas para o perito em SST: produzir os documentos técnicos ordinários que suportem as operações das empresas e os extraordinários quando houver disputa de interesses, individuais ou coletivos.
Dado esse tema condutor, disserte a respeito, com no mínimo 15 linhas, abordando os seguintes tópicos:
· O que são e o que distingue: perícia, perícia judicial, perito e processo.
· Quais e em que consistem a documentação aplicada à EST no campo da Receita Federal do Brasil (RFB).
· O que é profissional legalmente habilitado (PLH).
· Defina trabalhador qualificado, trabalhador legalmente habilitado e trabalhador capacitado.
Bom trabalho!
De acordo com o material de apoio postado para o curso, pode-se observar que perícia, perícia judicial, perito e processo são definidos de acordo com a instancia em que são apresentadas, então de acordo com OLIVEIRA, 2021, “Atividade muito demandada ao engenheiro de segurança do trabalho é fazer perícia. Nem sempre judicial, mas, em qualquer caso, quem faz é um perito. E, se o assunto diz respeito ao meio ambiente do trabalho, ora o perito pronuncia-se por laudo pericial, se auxiliar do juiz, ora com parecer técnico, se assistente técnico da parte em processo judicial”.
A documentação aplicada à EST no campo da Receita Federal do Brasil (RFB), pode ser identificada como O PPRA constitui um dos programas que integram o programa de gestão do meio ambiente do trabalho, que deve ser feito baseado na NR 9, também o PPRA ampliado, que se chama PGMAT, que é evidencia a vontade política da empresa em assegurar o meio ambiente equilibrado. O profissional legalmente habilitado é aquele profissional ou trabalhador que comprove conclusão de curso específico na sua área de atuação e reconhecido pelo sistema oficial de ensino. Tendo várias formas desse profissional se exercer seu trabalho, onde Trabalhador Capacitado é o trabalhador que tornou-se apto ao exercício de atividades específicas mediante a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades apesar de não ter frequentado cursos regulares e não ter reconhecimento pelo sistema oficial de ensino. Trabalhador Qualificado é considerado trabalhador qualificado aquele que recebeu uma formação teórica e prática numa instituição de ensino oficial e comprova conclusão de curso específico na área reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino. Os cursos são reconhecidos e autorizados pelo MEC, com currículo aprovado e que comprovaram aproveitamento mediante exames e avaliação pré-estabelecida e por essa razão receberam um diploma, um certificado e por fim Trabalhador Habilitado é considerado trabalhador habilitado, aquele previamente qualificado que recebeu uma formação teórica e prática numa instituição de ensino oficial, possui registro no competente conselho de classe. 
Conforme o subitem 10.8.4 da NR-10 são considerados autorizados os trabalhadores qualificados ou capacitados e os profissionais habilitados, com anuência formal da empresa. Portanto, somente profissionais capacitados, qualificados ou habilitados podem ser autorizados a entrarem numa zona controlada.
Referência bibliográfica:
NR-10: SAIBA A DIFERENÇA ENTRE TRABALHADOR QUALIFICADO, HABILITADO E CAPACITADO. Disponível em: https://legnet.com.br/news/nr-10-saiba-a-diferenca-entre-trabalhador-qualificado-habilitado-e-capacitado. Acesso em 05 de setembro de 2021.
OLIVEIRA, P. R. A. Documentação para Engenharia de Segurança do Trabalho, Brasilia – DF.

Continue navegando