Buscar

Desemprego

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Desemprego bate recorde no Brasil em 2020 e atinge 13,4 milhões de pessoas
No ano passado, a taxa média anual de desemprego no Brasil foi de 13,5%, o maior registro desde 2012. O percentual corresponde a cerca de 13,4 milhões de pessoas a procura por um trabalho. Em 2019, o desemprego foi de 11,9%. A crise econômica e política enfrentada no país junto com o contexto da pandemia da Covid-19 e a falta de políticas emergenciais eficazes têm ampliado as desigualdades entre brasileiros.
A taxa de desemprego no Brasil atingiu 14,4% no último trimestre deste ano. São 13,8 milhões brasileiros desempregados, é o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na sexta-feira (30). O percentual é referente ao período de junho a agosto de 2020 e considerado o mais alto da série histórica desde 2012. 
O governo de Jair Bolsonaro segue desde o início do seu mandato sem uma proposta concreta para aquecer a economia do país e gerar emprego e renda para a população brasileira. O presidente tem priorizado o grande Capital ao encaminhar projetos ao Congresso Nacional que trazem sérios ataques aos servidores e serviços públicos, à Constituição Federal ao desvincular piso da Saúde e Educação, às empresas Estatais, entre outros. Enquanto isso, milhões de trabalhadores e trabalhadoras vivem o drama do desemprego e o fim do auxílio emergencial.
· Alternativa
Como alternativa ao desemprego, a CSP-Conlutas, central à qual o ANDES-SN é filiado, elaborou o Programa dos Trabalhadores para Enfrentar a Crise, exigindo aumento do auxílio emergencial e seguro desemprego; estabilidade no emprego sem redução de salários e direitos; reestatização das empresas privatizadas; plano emergencial de obras e abertura de postos de trabalho; suspensão da dívida pública, taxação e confisco das grandes fortunas e estatização dos bancos para garantir a vida e serviços públicos de qualidade à população.
https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/desemprego-no-brasil-atinge-a-maior-taxa-desde-20121
https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/desemprego-bate-recorde-no-brasil-em-2020-e-atinge-13-4-milhoes-de-pessoas1

Continue navegando