Buscar

Desemprego atualmente no Brasil

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO - SOCIOANTROPOLOGIA
DATA: 
TEMA: Desemprego atualmente no Brasil.
INTRODUÇÃO:
O desemprego, de forma simplificada, se refere às pessoas com idade para trabalhar que não estão trabalhando, mas estão disponíveis e tentam encontrar trabalho.
 A crise econômica brasileira já está intensificada no país há vários anos, de uma maneira controlada, onde os salários das pessoas reduziram ou existia uma má condição de trabalho.
O desemprego ocorre, em grande parte, devido a um baixo nível de crescimento econômico.
INTRODUÇÃO:
Nos últimos meses com a economia se devastando cada vez mais ocorreu o aumento do desemprego dentro da sociedade por conta do vírus COVID-19.
Vamos abordar capitalismo e a flexibilidade do trabalhador, flexibilização de encargos trabalhistas, flexibilização de encargos trabalhistas, COVID-19 e o crescimento do desemprego no Brasil.
DESEMPREGO NO BRASIL:
O trabalho constitui uma das principais formas de garantir a dignidade do indivíduo, assim como a ausência deste causa inúmeros malefícios, tanto para o indivíduo como para a sociedade. 
Neste contexto, desemprego é um dos principais problemas da atualidade.
Segundo o IBGE a taxa de desemprego no Brasil ficou em 12,2% no primeiro trimestre de 2020. 
CAPITALISMO E FLEXIBILIZAÇÃO DO TRABALHADOR:
Com a globalização e o capitalismo ganhando cada vez mais força, o cenário do desemprego fica ainda mais evidente, forçando trabalhadores a serem cada vez mais flexíveis.
Isso, pois as empresas para refrear a concorrência reduzem os custos de produção, incluindo os custos com mão de obra que são altíssimos devidos aos encargos trabalhistas.
FLEXIBILIZAÇÃO DE ENCARGOS TRABALHISTAS:
Devido ao alto custo dos encargos trabalhistas e também da rigidez da legislação muitos autores identificam a flexibilização dessas normas como uma alternativa para minimizar o desemprego, pois os custos da contratação ficariam menores para a empresa;
Flexibilizar não significa extinguir os direitos do trabalhador;
Flexibilização se mal empregada acaba por ser uma arma contra o trabalhador e não em seu benefício.
COVID-19 e o crescimento do desemprego no Brasil:
Dados do IBGE apontam que o desemprego saltou de 11,2% no trimestre encerrado janeiro para 12,6% em abril;
Dados sobre desemprego por região (com base no trimestre encerrado em janeiro e no encerrado em abril:
	Região Nordeste	13,6	15,6
	Região Sudeste	11,4	12,4
	Região Norte	10,6	11,9
	Região Centro-Oeste	9,3	10,6
	Região Sul	6,8	7,5
COVID-19 e o crescimento do desemprego no Brasil:
O primeiro caso conhecido de Covid-19 no Brasil ocorreu em 25 de fevereiro.
As medidas de distanciamento social impostas para se tentar limitar o avanço da doença reduziram o nível de procura por trabalho, fazendo com que o desemprego pareça menor do que é.
A pandemia ocasionou o fechamento diversos estabelecimentos, e grande parte dos que permaneceram abertos reduziram em sua maioria o número de funcionários.
CONCLUSÃO:
As taxas de desemprego no Brasil sofrem oscilações frequentes e este fato pode estar diretamente ligado as condições econômicas do país.
Pela situação atual que vivenciamos frente a pandemia, o desemprego que antes já era considerado um dos maiores problemas dos brasileiros se intensificou.
Mesmo com a criação das medidas provisórias em tempos de pandemia o número de desempregados é crescente.
CONCLUSÃO:
Devemos ser críticos em relação a essas medidas que acabam por mascarar uma maior flexibilização dos direitos trabalhistas.
O desemprego pode aumentar nos próximos meses, devido a recessão da economia, instabilidade das medidas de restrição e as curvas de contágio.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
  BOAS, Bruno Villas. Desemprego cresceu 10,8% entre a primeira e a última semana de maio. Valor Econômico, Rio de Janeiro, 16 jun. 2020. Disponível em: <https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/06/16/desemprego-cresceu-108percent-entre-a-primeira-e-a-ultima-semana-de-maio.ghtml> Acesso em: 19 jun. 2020.
SAYAD, João. Causas do Desemprego: As principais causas do desemprego no Brasil e no Mundo, pleno emprego. Versão online. [S. l.]: Portfólio Penguin. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/economia/causas_desemprego.htm>. Acesso em: 19 jun. 2020.

Continue navegando