Buscar

Ambiente e saude

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
AMBIENTE E SAÚDE – TURNO INTEGRAL 2018.1
PROFª. DRª. CRISTIANE NOVAES
ALUNOS: KATHERIM FERREIRA E RAFAEL MILLER
ATIVIDADE AVALIATIVA
A PARTIR DO FILME “SICKO – SOS SAÚDE”, DE MICHAEL MOORE, COMPARE:
A) OS DIFERENTES TERRITÓRIOS EM TERMOS DE POLÍTICAS DE SAÚDE
B) COMO SE DÁ A UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NOS DIFERENTES TERRITÓRIOS
C) A PARTIR DO TEXTO "UMA REVISÃO SOBRE OS CONCEITOS DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE", FAÇA UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE ACESSO E UTILIZAÇÃO A PARTIR DE UM DOS AUTORES DESCRITOS NO ARTIGO.
RESPOSTAS
A) No Canadá, o cidadão tem direito a escolher seu médico, tem direito aos remédios, e tudo que precisar sem pagar nada por isso. Em Londres as políticas de saúde são eficientes e justas, o trabalho feito para incentivar médicos e pessoas que trabalham na área da saúde, e os cidadão quando pagam, pagam pouco pelo serviço de saúde, e os que não podem pagar, não pagam. O que se pode dizer a respeito de Cuba hoje, é que o país tem um modelo de sistema de saúde, educação, cultura, esporte, sem discriminação de qualquer tipo, onde há justiça social e respeito aos direitos humanos fundamentais a todo cidadão. 
B) O sistema de saúde do Canadá permite que a pessoa seja atendida por quem ela escolhe. Na Inglaterra os profissionais têm incentivos quando a população pertencente a eles apresenta menos fatores de riscos de doenças, uma vez que isso demonstra que os profissionais conseguirem evitar o adoecimento. Na França o sistema de saúde oferece pessoas para ajudar as famílias em suas casas com assistência domiciliar. em cuba a oferta é equânime, todos tem acesso à educação saúde, esporte, lazer, etc., de forma gratuita. No Brasil o acesso a saúde é universal e gratuito, porém com baixo nível de investimento e com governantes fazendo intermináveis cortes e desvios de verbas, o serviço não consegue manter um bom nível em todo território nacional.
C) O termo “acesso” traz no texto uma discussão complexa sobre como poderia ser descrito, discorrendo desde o significado direto da palavra, como a entrada ou participação direta, podendo ser facilitada ou dificultada dadas algumas características, tanto do sistema de saúde empregado quanto do indivíduo que deseja fazer uso do serviço, até o uso de variações do termo, como o substantivo “acessibilidade”, que seria mais empregado em caráter mais qualitativo sobre o acesso, e não apenas direto em como o ato de entrar ou participar do serviço, nesse caso do uso do termo “acessibilidade”, fatores como facilidades e requisitos para ter o acesso são usados como referencias para qualificar o quão acessível o serviço é.
Em questão de “utilização”, os autores apontam que fatores da oferta podem induzir demanda aos serviços de saúde, entretanto, só alguns autores que incluem as características individuais do prestado profissional de saúde como fator de explicação do uso da utilização.

Continue navegando