Buscar

avaliação 2

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Sobre as licenças expedidas pelo órgão ambiental competente durante o processo de licenciamento de uma atividade potencialmente poluidora, analise as afirmações e assinale a alternativa que aponte as alternativas falsas e as verdadeiras.
I. Licença Prévia (LP) - concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação.
II. Licença de Instalação (LI) - autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante.
III. Licença de Operação (LO) - regulariza a atividade já em funcionamento, após um período mínimo de atividade previsto na Licença de Instalação.
a. I-V. II-V. III-V.
b. I-V. II-V. III-F.
c. I-F. II-V. III-F.
d. I-V. II-F. III-F.
e. I-F. II-F. III-V.
PERGUNTA 2
Com base na Resolução CONAMA Nº 001/86, que estabeleceu os critérios para o EIA/RIMA, Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental, é INCORRETO afirmar que:
a. O EIA/RIMA será realizado por equipe multidisciplinar habilitada, não dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto e que será responsável tecnicamente pelos resultados apresentados.
b. Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental – RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e do IBAMA em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente.
c. O relatório de impacto ambiental – RIMA refletirá as conclusões do estudo de impacto ambiental.
d. O órgão estadual competente, ou o IBAMA ou, quando couber, o Município podem se manifestar de forma conclusiva sobre o RIMA sem prazo definido.
e. Os órgãos públicos que manifestarem interesse, ou tiverem relação direta com o projeto, receberão cópia do RIMA, para conhecimento e manifestação.
PERGUNTA 3
– Conforme a Lei nº 6.938/81, que estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente, qual a sigla do órgão consultivo e deliberativo? Assinale a resposta CORRETA:
a. CONAMA.
b. IBAMA.
c. SEMA.
d. ANATEL.
e. SISNAMA.
PERGUNTA 4
De acordo com a afirmação, assinale a alternativa INCORRETA. Conforme a Resolução CONAMA 001/86, as seguintes atividades dependem do Estudo de Impacto Ambiental EIA e Relatório de Impacto Ambiental RIMA.
a. estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento e ferrovia.
b. construção de grandes supermercados em área suburbana.
c. portos e terminais de minério, petróleo e produtos químicos.
d. oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissários de esgotos sanitários.
e. aterros sanitários, processamento e destino final de resíduos tóxicos ou perigosos.

Continue navegando