Buscar

SOAP e ESUS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IESC VI	03/08/2021
Método SOAP na medicina e E-SUS
· SOAP é um acrônimo utilizado em um prontuário orientado por problemas e evidencias para registro da evolução dos problemas das pessoas atendidas em sua prática médica diária. Cada letra se refere a um tipo de informação.
S- Subjetivo 
	- Registra-se as informações baseadas na experiência da pessoa que está sendo atendida 
	- Pode-se anotar além das queixas, os sentimentos
	- Motivo do atendimento, anamnese, problemas apresentados.
O- Objetivo 
- Informações aferidas do ponto de vista médico ficam neste espaço;
- Dados do exame físico e/ou resultados dos exames complementares
A-Avaliação 
- Similar ao hipóteses diagnósticas quando comparado ao modelo tradicional de registro
- Espaço para inclusão dos problemas evidenciados na consulta relacionando-os com sua resolução ou não (DM descompensada, hipertensão arterial controlada, etc.)
- Caso não haja elementos para elaborar um diagóstico preciso durante a consulta, aqui podem-se reproduzidos novamente os sinais/sintomas mais pertinentes para sua linha de raciocínio clínico (ex. cefaléia hemicraniana pulsátil há 24hrs, febre há três dias...)
P- Plano 
-É a proposta terapêutica elaborada pelo médico; medicações prescritas, solicitações de exames complementares, orientações realizadas, encaminhamentos e pendências para o próximo atendimento, ou seja, um plano de ação para seu paciente.
· E-SUS- AB
- É uma estratégia do departamento de Atenção Básica (DAB) para reestruturar as informações da AB em nível nacional.
- Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de informação em Saúde do ministério da saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento á população.
Sistema e-SUS-AB, composto por dois softwares:
- Sistema com coleta de dados simplificada (CDS): Sistema de transição/contingência, que apóia o processo de coleta de dados por meio de fichas e um sistema de digitação 
-Sistema com prontuário eletrônico do cidadão(PEC): Sistema com prontuário eletrônico, que tem como principal objetivo apoiar o processo de informatização das UBS. 
No módulo “Atendimentos”, os profissionais de saúde têm acesso à lista de atendimentos da unidade de saúde. É por meio dela que são iniciados os atendimentos aos cidadãos agendados ou os que buscam um atendimento de demanda espontânea.
Essa funcionalidade é apresentada na tela do menu principal do sistema e pode ser acessada ao clicar no botão “Atendimentos”. Neste momento, será visualizada a lista de atendimentos da unidade de saúde.
 É por meio do PEC que o profissional de saúde poderá efetuar o registro da consulta, utilizando principalmente, o modelo de Registro Clínico Orientado a Problemas (RCOP), sendo possível acessar as seguintes ferramentas:
●       Folha de Rosto: ferramenta que permite visualizar um sumário clínico do paciente e que auxilia o profissional a ter acesso rápido aos dados mais relevantes de saúde e de cuidado do cidadão;
●       SOAP: ferramenta que orienta a inserção de dados subjetivos, clínicos da saúde do cidadão, o estabelecimento de diagnósticos, o planejamento das ações ou intervenções, além da avaliação dos problemas e das condições de saúde detectadas no atendimento;
●       Problemas/Condições e Alergias: ferramenta que permite o registro e gestão da lista de problemas ou outras condições de saúde do cidadão, além do registro de história pregressa do cidadão relacionado a alergias e/ou a reação adversa;
●       Acompanhamento: ferramenta que apresenta o resumo estruturado das informações importantes para o acompanhamento de determinados problemas ou condições de saúde do cidadão;
●       Antecedentes: ferramenta que permite fazer o registro da história familiar, de patologias pregressas e de saúde  do cidadão; é integrada com a lista de problema.;
●       Histórico: ferramenta que possibilita visualizar com mais detalhes o histórico de atendimentos do cidadão;
●       Dados Cadastrais: funcionalidade que permite  o acesso rápido e a visualização do cadastro do cidadão;
●       Finalização do Atendimento: funcionalidade de controle de finalização do atendimento.

Continue navegando