Buscar

Prova de Políticas Públicas e Legislação Educacional - Exercício do Conhecimento

Prévia do material em texto

Em âmbito nacional todos têm o direito à educação garantido por lei. Nesse mesmo sentido de direitos assegurados, os Povos Indígenas têm direito a uma educação escolar específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, conforme define a legislação nacional que fundamenta a Educação Escolar Indígena. Seguindo o regime de colaboração, posto pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a coordenação nacional das políticas de educação escolar indígena está sobre a competência do Ministério da Educação (MEC).
Fonte: http://www.funai.gov.br/index.php/educacao-escolar-indigena. Acesso em: 23/01/2020.
A partir do contexto apresentado, marque a alternativa que apresenta quais são os entes responsáveis pela garantia dos direitos educacionais dos povos indígenas:
A - As escolas locais.
B - As famílias indígenas.
C - As tribos indígenas.
D - Estados e Municípios.
E - Organizações não governamentais- ONGs.
Gabarito– Alternativa correta: Cabendo aos Estados e Municípios a execução para a garantia deste direito dos povos indígenas.
Com o Decreto Nº 8.752, de 9 de maio de 2016, fica instituída a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, com a finalidade de fixar seus princípios e objetivos, e de organizar seus programas e ações, em regime de colaboração entre os sistemas de ensino e em consonância com o Plano Nacional de Educação - PNE, Lei nº 13.005, de 24 de junho de 2014, e com os planos decenais dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. O Ministério da Educação ao coordenar a política nacional de formações de professores da Educação Básica, deve assegurar sua coerência com determinadas Diretrizes, Currículos , processos e programas.
Fonte: BRASIL. Decreto Nº 8.752, de 9 de maio de 2016. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Disponivel na internet em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8752.htm Acesso em 22/01/2010.
Avalie com quais das afirmações o Ministério da Educação deve assegurar a coerência de coordenação da política nacional de formação de professores.
I. As Diretrizes Nacionais do Conselho Nacional de Educação - CNE;
II. Com a Base Nacional Comum Curricular;
III. Com os processos de avaliação da educação básica e superior;
IV. Com os programas e as ações supletivas do referido Ministério; e
V. Com as iniciativas e os programas de formação implementados pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios. Com relação ao Ministério da Educação assegurar a coerência de coordenação da política nacional de formação de professores é correto o que se afirma em:
A - I, II, apenas.
B - I, II, III, IV, V.
C - I, II, III, V, apenas.
D - II, III, IV apenas.
E - III, IV, V, apenas.
Gabarito– Alternativa correta: I, II, III, IV, V. As Diretrizes Nacionais do Conselho Nacional de Educação - CNE; Com a Base Nacional Comum Curricular; Com os processos de avaliação da educação básica e superior; Com os programas e as ações supletivas do referido Ministério; e Com as iniciativas e os programas de formação implementados pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios.
Na organização educacional, as questões relacionadas a normatização da educação brasileira são conferidas pela Lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a todos os entes federativos: União, Distrito Federal, Estados e Municípios. Destacando-se que a cada um deles compete organizar seu sistema de ensino, cabendo à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva. Nesse contexto, cada ente federativo deve desenvolver com competência suas incumbências, sendo essas responsabilidades prescritas pela LDB. Desse modo, assinale a alternativa que descreve corretamente a competência dos entes federativos: Fonte: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 20 dez. 1996. (Revisão 2013) Disponível na internet em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf Acesso em 19/01/2020)
A - A União deve assegurar o Ensino Fundamental e oferecer, com prioridade, o Ensino Médio a todos que o demandarem. E aos Estados cabe oferecer a Educação Infantil em Creches e Pré-Escolas, e, com prioridade, o Ensino Fundamental.
B - Apenas aos Estados devem assegurar o Ensino Médio e oferecer, com prioridade, o Ensino Fundamental a todos que demandarem. E ao distrito federal e aos Municípios cabe oferecer a Educação Infantil em Creches e Pré-Escolas, e, com prioridade, o Ensino Fundamental.
 C - Apenas o Distrito Federal deve assegurar o Ensino Médio e oferecer, com prioridade, o Ensino Fundamental a todos que demandarem. E ao Distrito Federal e aos Municípios cabe oferecer a Educação Infantil em Creches e Pré-Escolas, e, com prioridade, o Ensino Fundamental.
D - Os Estados e Distrito Federal, devem assegurar o Ensino Fundamental e oferecer, com prioridade, o Ensino Médio a todos que o demandarem. E ao Distrito Federal e aos Municípios cabe oferecer a Educação Infantil em Creches e Pré-Escolas, e, com prioridade, o Ensino Fundamental.
E - Os Estados e os Municípios devem assegurar o Ensino Fundamental e oferecer, com prioridade, o Ensino Médio a todos que o demandarem. E ao Distrito Federal e aos Municípios cabe oferecer a Educação Infantil em Creches e Pré-Escolas, e, com prioridade, o Ensino Fundamental.
Gabarito– Alternativa correta: Os Estados e Distrito Federal, devem assegurar o Ensino Fundamental e oferecer, com prioridade, o Ensino Médio a todos que o demandarem. E ao Distrito Federal e aos Municípios cabe oferecer a Educação Infantil em Creches e Pré-Escolas, e, com prioridade, o Ensino Fundamental.
O Decreto Nº 8.752, de 9 de maio de 2016 institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Esta legislação trata dos princípios, dos objetivos, da organização, do Planejamento Estratégico Nacional e dos Planos Estratégicos dos Estados e do Distrito Federal, dos programas e ações integrados e complementares voltados a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da Educação Básica Nacional.
Fonte: BRASIL. Decreto Nº 8.752, de 9 de maio de 2016. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Disponivel na internet em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8752.htm Acesso em 22/01/2010.
Diante desse contexto avalie as afirmações sobre a formação de professores presentes no Decreto Nº 8.752/2016.
I. Instituir o Programa Nacional de Formação de Profissionais da Educação Básica, o qual deverá articular ações das instituições de ensino superior vinculadas aos sistemas federal, estaduais e distrital de educação, por meio da colaboração entre o Ministério da Educação, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;
II. Promover a integração da educação básica com a formação inicial e continuada, consideradas as características culturais, sociais e regionais em cada unidade federativa;
III. Promover a formação de profissionais comprometidos com os valores de democracia, com a defesa dos direitos humanos, com a ética, com o respeito ao meio ambiente e com relações étnico-raciais baseadas no respeito mútuo, com vistas à construção de ambiente educativo inclusivo e cooperativo;
Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.
Com relação aos objetivos sobre a formação de professores presentes no Decreto Nº 8.752/2016 é correto o que se afirma em:
A - I, II, apenas.
B - I, II, III, apenas.
C - I, II, III, IV.
D - II, III, IV, apenas.
E - III, IV, apenas.
Gabarito– Alternativa correta: I, II, III. Instituir o Programa Nacional de Formação de Profissionais da Educação Básica, o qual deverá articular ações das instituições de ensino superior vinculadas aos sistemas federal, estaduais e distrital de educação,por meio da colaboração entre o Ministério da Educação, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; Promover a integração da educação básica com a formação inicial e continuada, consideradas as características culturais, sociais e regionais em cada unidade federativa;Promover a formação de profissionais comprometidos com os valores de democracia, com a defesa dos direitos humanos, com a ética, com o respeito ao meio ambiente e com relações étnico-raciais baseadas no respeito mútuo, com vistas à construção de ambiente educativo inclusivo e cooperativo;
Sabemos que a busca pela equidade e pela qualidade da educação em um país tão desigual como o Brasil é uma tarefa que implica políticas públicas de Estado que incluam uma ampla articulação entre os entes federativos. Vivemos atualmente um momento fecundo de possibilidades, com bases legais mais avançadas e com a mobilização estratégica dos setores públicos e de atores sociais que são de máxima importância neste cenário. A busca pela equidade e qualidade não está restrita a educação das crianças e adolescentes, mas também deve estar voltada para a Educação de Jovens e Adultos. Nesse sentido o atual Plano Nacional de Educação traz a meta 10 que está diretamente voltada a Educação de Jovens e Adultos.
Fonte: PNE. BRASIL. Lei 13.005. Plano Nacional de Educação: 25 de junho, 2014. Disponível na internet em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf Acesso em 22/01/2020)
Marque a alternativa que apresenta as informações corretas sobre a Meta 10 do atual Plano Nacional de Educação.
A - Meta 10: oferecer, no mínimo, 10% (dez por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.
B - Meta 10: oferecer, no mínimo, 15% (quinze por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.
C - Meta 10: oferecer, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.
D - Meta 10: oferecer, no mínimo, 5% (cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.
E - Meta 10: oferecer, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional
Gabarito– Alternativa correta: Meta 10: oferecer, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.

Continue navegando