Buscar

identifique-os-principais-elementos-de-nossa-cultura-e-de-que-etnia-eles-sao-ori

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE POTIGUAR - UNP
GRADUAÇÃO EM DIREITO
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA 
ALUNA: DANIELE SILVESTRE DOS SANTOS 
Natal, 16 de junho de 2021
Analisando a história do povo brasileiro, desde sua origem, podemos identificar a formação da cultura desse povo. De imediato, percebe-se a quanto rica ela é, pois é fruto de uma mistura de vários povos e etnias. Também fica evidente a quantidade de variações ocorridas ao longo da história, para que se chegasse à identidade cultural atual, além de estar em constante modificação.
A cultura do nosso país e a nossa formação étnica é bastante ampla e diversificada. Recebemos hábitos
culturais e influências dos povos indígenas, africanos, europeus, japoneses, tanto devido à imigração como também pela colonização do nosso país e os povos que já por aqui habitavam. São elementos da nossa cultura oriunda de outros povos, como por exemplo, o carnaval, a música popular, a culinária, festas populares, entre outros.
Com a chegada dos portugueses para colonizar o Brasil foi introduzida a cultura europeia nos povos indígenas que aqui já habitavam, e a missão dos padres Jesuítas em catequizar os índios. No decorrer da colonização, tiveram grandes terras com plantio de cana de açúcar e assim, os europeus trouxeram os africanos escravizados para trabalharem nos engenhos. Os africanos por sua vez trouxeram a sua culinária, a religião e instrumentos musicais.
A culinária é um grande elemento de quando se trata de cultura. A mandioca, por exemplo, é oriunda dos indígenas. Vatapá e acarajé são pratos típicos africanos, e a culinária paulista é fortemente influenciada pelas culinárias portuguesa e italiana. A cultura europeia foi uma das principais fornecedoras de elementos culturais para o Brasil. Trazendo com eles não somente a culinária, mas também, festas, músicas, literatura, arte, e a cultura erudita. Da cultura indígena temos vários pratos típicos que até hoje consumimos, incorporamos algumas palavras do tupi-guarani, tais como, caju, acerola, guaraná, mandioca, açaí, entre muitas outras. E por fim, os escravos africanos trouxeram consigo as práticas religiosas, pratos típicos de suas regiões e a capoeira.
A convivência entre esses povos possuíam uma relação conflitante, pois se baseava na exploração. Os portugueses, no topo dessa relação, utilizavam-se dos negros, como escravos, e índios para explorar as riquezas do Brasil colonial e retornar para a metrópole. Ademais eles não se viam como brasileiros e não possuíam nenhum sentimento de pertencerem às terras brasileiras. Entretanto, não apenas gerou uma relação conflitante, mas também um novo tipo de povo, a partir das relações biológicas entre eles, os chamados mestiços. Esses são identificados como mulatos (pais brancos e negros), cafuzos (pais negros e indígenas) e mamelucos (pais brancos e indígenas). Esses mestiços são os responsáveis por grande parte dos nossos padrões culturais, passando a serem identificados como brasileiros, até os dias atuais. Tendo como foco o estudo cultural, podemos destacar alguns pontos a serem observados, tipo: variedade de cor e raça, costumes, religião, hábitos alimentares e linguagem. Neste último, exemplificamos a região norte do país, caracterizada pela linguagem indígena, em contraposição ao sul do país, onde é ensinado o idioma alemão em alguns povoados do interior da região. Portanto, pode-se concluir que a cultura brasileira decorreu a partir de uma relação étnica conflitante e que durante essa convivência houve uma miscigenação de povos, os mestiços. Estes são os responsáveis pela formação cultural do Brasil.

Continue navegando