Buscar

JOGOS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

JOGOS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL
No brincar e jogar com as crianças, diversos aspectos são estimulados, desenvolvidos ou aperfeiçoados: a criatividade; a memorização; a cooperação e a solidariedade; a concentração; a linguagem; a motivação; a aquisição de conceitos; a motricidade; a capacidade de discriminar, julgar, analisar, tomar decisões e aceitar críticas; a competitividade; a socialização; a confiança em si e em suas possibilidades; o respeito às regras e o controle emocional. A seguir, alguns itens educativos, referentes a conteúdos relacionados a atividades lúdico-pedagógicas (brincadeiras e jogos) para crianças e jovens com deficiência, Transtorno do Espectro Autista e TDAH.
Montar o robô com formas geométricas
Utilizando blocos lógicos, o aluno deve organizar as formas de acordo com desenhado na folha. Estimula o raciocínio matemático. Repare que poderia ser outra coisa ao invés de um robô. Lembre-se de reforçar positivamente os acertos e oferecer ajuda se necessário. Interessante usar objetos do interesse e de coleções da criança para categorização, classificação, agrupamento, ordenação, noções de conjunto e quantidade;
Escrever o próprio nome com pregadores
Essa atividade trabalha motricidade fina, além doconhecimento do próprio nome e das letras que o compõe.
Passe o cordão pelos canudos de macarrão
Diferente e criativo, esse é um meio de estimular a motricidade fina do seu aluno. O desafio está em contextualizar a atividade a algo significativo para o aluno.
Canção nos palitos de picolé
Uma forma de trabalhar com a música preferida do seu aluno, quando esse está na fase de formar frases. O objetivo é ordenar os palitos de forma que a canção fique correta. Em vez de impressão das frases, pode ser escrito a mão, em uma folha branca ou em um caderno e fixada em uma superfície como a tampa de uma caixa de caixa de sapatos e depois cortar em tiras, como se fossem os palitos. 
Memorização de letra e imagem
 Mais uma forma de registrar o alfabeto de um jeito interativo. Usando esse recurso como jogo, você pode criar um jogo da memória, onde o aluno deve memorizar a palavra correspondente à letra. Quando ele acertar, use reforço positivo, nunca esqueça. 
Contar os palitos 
Uma das várias formas de trabalhar com quantidade e ensinar os números. Em vez de palitos, podem ser utilizados potes, tampas, entre outros.

Continue navegando