Buscar

Prova Lacan

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Quem foi Jacques Lacan e qual é a sua importância para a psicanálise?
Jacques Lacan foi um importante psicanalista francês que retomou os estudos de Sigmund Freud, afirmando que o inconsciente se estrutura como linguagem, somada às noções de simbólico, imaginário e real. A psicanálise lacaniana defende que o sujeito é constituído pela linguagem, assim como seu inconsciente, de modo que, sem a linguagem, o inconsciente seria um vazio. De acordo com Lacan, a constituição do indivíduo surge da sua relação com o outro. Trazendo assim novas concepções e teorias sobre o comportamento humano. 
2- Explique com as suas palavras o conceito de narcisismo tal como desenvolvido por Freud em 1914?
Para Freud o narcisismo é como elemento constitutivo do amor-próprio e da autoestima , portanto, destinado à autopreservação do sujeito e formação dos laços sociais. É um conceito da psicanálise que define o indivíduo que admira exageradamente a sua própria imagem e nutre uma paixão excessiva por si mesmo. Estando relacionado com o auto-erotismo, consiste em uma concentração do instinto sexual sobre o próprio corpo.
3- Desenvolva com as suas palavras o que seria o Estádio do Espelho tal como formulado por Jacques Lacan e qual é a sua importância para a constituição do sujeito? 
Lacan entende que todos nós nascemos e somos bombardeados de informações e símbolos e a partir daí há diversas tentativas de interpretações que surgem através da interação com o mundo, ou seja, a construção do “eu” e do “outro” no mundo. A partir das fases de reconhecimento através do espelho, de forma primaria e reconhecendo outros “atores” em sua volta. O individuo começa a ver as diferenças e se constatar como sujeito, traduzindo todos os enigmas relacionados a ele. È na tríade que o sujeito que irá descobrir que não é soberamo. Sempre se constitui o “EU” em relação ao “OUTRO”.
4- Em "Observações sobre o relatório de Daniel Lagache" (1959-60), Lacan fez um importante acréscimo ao Estádio do Espelho que, pela analogia trazida por ele através do modelo óptico, é representado pelo espelho plano, como sendo o campo do Outro (A). Qual é a função do Outro(A) no Estádio do Espelho?
Lacan esclarece que essa revisão da ética, a que nos conduz a psicanálise, tem como padrão de medida “a relação da ação com o desejo que a habita”. Se a ética consiste em um juízo sobre nossa ação, a ética da psicanálise aporta essa relação com o desejo como medida de nossa ação. Deste modo o sujeito deve pagar com sua pessoa para poder resgatar seu desejo e é neste campo onde a análise requer uma revisão da ética.

Continue navegando