Buscar

Atividade Estruturada

Prévia do material em texto

NOME
Matrícula: 
ATIVIDADE ESTRUTURADA
FUNDAMENTOS DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO (CCT0747)
São Paulo - SP
2020
Descrição da empresa
A empresa escolhida para apresentar esta atividade é a mesma para a qual trabalho, que é a HP (Hewlett-Packard), que neste caso é a sua filial no Brasil, a HP Brasil. É uma das maiores empresas de TI do mundo, destacando-se nos setores de impressoras, servidores e PCs, mas é conhecida principalmente por ser a maior gráfica do mundo. A HP fabrica produtos que vão desde usuários domésticos e grandes empresas.
Seus produtos são utilizados por milhares de pessoas em todo o mundo devido à qualidade e confiabilidade dos produtos oferecidos. Para estender seus serviços, a HP oferece soluções de TI para empresas. Esses serviços podem incluir ponto de venda, entrega de notebooks ou computadores, servidores e impressoras. Neste caso, iremos discutir em detalhes o serviço de impressão que é chamado de MPS (Managed Print Services) que se traduz em serviço de gerenciamento de impressão, mas comumente chamado de terceirização de impressão.
Normalmente, esses tipos de serviços oferecem impressoras e servidores de impressão. Mas vou cuidar do seu maior cliente, em que atuo, que é o cliente Petrobras. Sabemos que a Petrobras é uma das maiores empresas do país e está espalhada por vários estados, seja em prédios administrativos ou em refinarias. Em todas as localidades onde a Petrobras atua, existem impressoras HP em diversas tecnologias, dependendo da necessidade do cliente. A HP opera atualmente a Petrobras a partir de aproximadamente 15.000 impressoras espalhadas pelo país, então há a necessidade de gerenciar todas em um curtíssimo tempo. 
De acordo com o contrato, o cliente exige determinados recursos da tecnologia para evitar custos de impressão desnecessários. Uma dessas peculiaridades é que as impressões são por padrão em tons de cinza (preto e branco), duplex (frente e verso) e são feitas com um código PIN. A opção PIN, além de evitar impressões desnecessárias, também protege as informações do material impresso.
A HP deve fornecer todo o suporte ao cliente, e isso inclui não apenas a manutenção, mas também o suprimento de suprimentos como papel, cartuchos e toner. Em hipótese alguma o equipamento deve parar por falta de entregas, o que pode resultar em penalidades muito pesadas. Para esse fim, a HP usa um software de gerenciamento de consumíveis, amplamente utilizado por operadores em todas as instalações onde os operadores podem entregar ativamente os consumíveis e extrair o máximo possível de toner ou cartucho sem desperdiçá-los. Este software também é usado para faturamento e cobrança subseqüente pelo cliente. Paralelamente, existem sistemas que identificam o nível de estoque de uma impressora e um pedido desse material é gerado com base em uma porcentagem predeterminada e processado para envio ao cliente.
No nível operacional, um software chamado WJA (Web Jet Admin) é usado.
Todos os operadores atribuídos ao cliente têm acesso a esta ferramenta, que monitoriza todos os equipamentos daquela localidade ou mesmo a nível regional. Essa ferramenta deve ser instalada nos servidores do cliente porque dependendo do cliente, como no caso da Petrobras, alguns locais são bastante remotos e o monitoramento desse equipamento pelo Web Jet facilita a movimentação do operador para trocar a alimentação somente quando necessário.
O Web Jet fornece todas as informações detalhadas sobre cada hardware, como número de série, níveis de consumíveis, firmware instalado, endereço IP e até faturas. Os ingressos podem ser emitidos integralmente ou em páginas coloridas ou em preto e branco. O acesso ao programa não é restrito, e todos os níveis da empresa podem acessar e fazer alterações. 
Cabe ao operador atualizar a ferramenta, adicionar ou remover impressoras e atualizar o endereço IP. O Web Jet para monitorar um grande número de impressoras às vezes leva tempo para atualizar o nível de consumíveis e esta é uma das poucas desvantagens do programa. Outro obstáculo ao desempenho é que, se a rede do cliente estiver com problemas, o monitoramento dessa região será perdido e alguns dispositivos perderão a comunicação com o programa após entrar no modo de economia de energia. Graças a isso, não se sabe e há um problema na rede local ou se é apenas hardware em modo "standby". A falta de comunicação por qualquer motivo dificulta o isolamento da fatura visto que a mostra até a última comunicação e assim é possível deixar que o cliente carregue várias páginas, o que a nível nacional é um grande valor financeiro. Esse problema foi investigado pelos desenvolvedores para evitar esse "atraso" no faturamento.
Outra ferramenta utilizada pela empresa é o DCC (Device Control Center). Ele não está conectado ao Web Jet nem instalado no servidor cliente. Essa ferramenta destina-se ao uso geral e está conectada a todos os clientes MPS em todo o mundo. Esta ferramenta baseada na web é usada para determinar o nível de entrega e gerar pedidos para cada local. O DCC é uma ferramenta de gerenciamento, mas os operadores podem apenas lê-lo. Na DCC você encontrará todas as informações sobre todas as impressoras de todos os clientes do mundo. Fornece informações sobre o número de série, endereço de hardware, nível de consumíveis, configurações de rede e opções de pedido manual. Normalmente, os pedidos manuais são feitos em caso de emergência, como danos ou perda de entrega. Esta forma de pedido é evitada porque o pedido deve ser feito automaticamente. Cada impressora no DCC tem um nível de porcentagem chamado Limite marcado em vermelho, onde este é o percentual que deve gerar um pedido para entrega. O limite pode variar dependendo do hardware em que a necessidade da impressora é importante. Podemos usar locais de exemplo que operam 24 horas por dia,
onde as impressoras não podem parar. Portanto, o nível de limite deve ser muito alto para que o trabalho não seja afetado por falta de suprimentos. A grande maioria das impressoras tem um limite de 60%, portanto, há tempo para processar e enviar. Portanto, supondo que a impressora tenha um cartucho ou toner 100% e o limite seja 60%, após algum tempo de uso, o sistema detectará que a impressora está em 58%, que está abaixo de 60%. O sistema gera um comando para enviar esta entrega e envia uma notificação por e-mail aos responsáveis pelo setor de abastecimento para iniciar o processo de envio. É um sistema muito útil, no entanto, como é global, a comunicação com as impressoras leva tempo. Comunica-se em média a cada 3 dias e, no caso de impressoras de grande volume, existe o risco de paralisação por falta de consumíveis. Portanto, é necessário fazer um pedido manual várias vezes para que o DCC não se comunique com a impressora nesse meio tempo. Nesse caso, o operador deve prestar atenção aos níveis da impressora no Web Jet e pedir ao seu gerente para solicitar suprimentos manualmente.
Outro problema que atrapalha é que, se o endereço IP mudar, o DCC não se comunicará com a impressora e a solicitação deixará de ser gerada. Outro recurso do DCC é a capacidade de abrir conexões em caso de problemas com a impressora. Os problemas podem surgir com o tempo, especialmente com os componentes mecânicos da impressora.
Então, a partir do momento em que a peça danificada é vista no DCC, uma nova peça pode ser solicitada e substituída.
Níveis do sistema DCC
OPERACIONAL: Técnicos ou operadores podem apenas visualizar
informações da impressora e não pode fazer quaisquer alterações e / ou pedidos manuais de consumíveis. Também não é possível solicitar peças para reparo. Tais solicitações devem ser feitas aos gestores competentes, pois normalmente as peças são importadas, aumentando o custo da operação.
NÍVEL GERENCIAL: Todos os gerentes podem fazer alterações e solicitar peças. Os gerentes têm acesso a relatórios de despesas, quantidades e peças solicitadas. Ele também tem acesso ao tempo de serviço (SLA) quando a impressora está desligada devido a problemas com peças.
NÍVELESTRATÉGICO: Todos os dados são utilizados e organizados no Power BI, e a partir daí a real demanda por hardware é verificada em locais específicos, por exemplo, em um local onde mais páginas A4 são impressas em escala de cinza, não há necessidade de impressora multifuncional A3 de alto custo. Uma única impressora monocromática mais barata atenderia ao cliente e o gerente local simplesmente negociaria com ela. O custo e o tempo de importação de peças para o serviço também são analisados.
Avalia-se também a possibilidade de equipar com tecnologia compatível com o cliente, mas com entregas mais baratas.
Vantagens e desvantagens do Power BI
O Power BI é um software de business intelligence que visa fazer com que os usuários criem relatórios a partir de um data warehouse. Em seguida, esses dados são processados e extraídos com informações precisas que ajudam você a tomar uma decisão rapidamente. É um excelente software de gestão, mas é um sistema caro e requer muito treinamento de toda a equipe envolvida.
E por se tratar de uma empresa de grande porte, muitas pessoas em nível gerencial e estratégico devem se especializar nessa ferramenta.
Contanto que tenham essas desvantagens, essa ferramenta é ótima
útil, porque no caso de um cliente do porte da Petrobras, estamos tratando de um contrato de milhões de dólares, e uma decisão errada pode resultar na não prorrogação do contrato, resultando em perdas financeiras. O treinamento nesta ferramenta não deve se limitar a pessoas de nível estratégico e gerencial. Deve haver um projeto onde todos os envolvidos no processo tenham recebido o treinamento necessário, mesmo em nível operacional. Se algum funcionário do nível operacional passar para um nível superior, já terá o conhecimento necessário para usar a ferramenta e tomar a decisão certa no momento certo.
E-Commerce (Comércio eletrônico): Neste caso, o e-commerce não se aplica, porque se trata de B2B (Business to Business) ou de prestação de serviços. Mas este serviço não é amplamente divulgado e deveria haver mais divulgação deste serviço em suas redes sociais e sites. Atualmente, o e-commerce da empresa é dedicado à venda de equipamentos e sua entrega ao consumidor final. A HP atende a grandes clientes com este tipo de serviço, não só Petrobras, mas também Colgate, Nissan, Jaguar, DHL e muito mais. Mostra a força que você tem neste tipo de serviço e com o seu marketing sobre o assunto, com certeza vai chamar a atenção de outras empresas, grandes e pequenas.
 
Resultado e reflexões do trabalho
O trabalho e todo o material daquele período foram muito úteis para mim, pois já trabalho na área de TI. Nesse trabalho, pude dar uma olhada diferente em alguns processos internos que já estão ocorrendo na empresa. A empresa repetidamente incentivou seus funcionários a passarem por um pequeno treinamento de Power BI, realizado por pessoas que já tinham experiência com o programa. Não foi um curso completo, mas ajuda muito para quem não conhece a ferramenta. Percebi que qualquer ferramenta que auxilie no processo da empresa deve ter pleno conhecimento e repassá-lo a todos os envolvidos para que a empresa alcance seus objetivos. Por mais complicado que seja o sistema, se você tentar aprender e se especializar, você irá mais longe e com certeza será reconhecido no futuro.
 
 
Referências
Power BI: 
https://epocanegocios.globo.com/Publicidade/Microsoft/noticia/2018/03/power-bi-muito-alem-de-business-intelligence.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Power_BI
Data Warehouse: 
https://www.cetax.com.br/data-warehouse/ 
Web Jet Admin: Ferramenta de acesso restrito 
DCC: Ferramenta de acesso restrito

Continue navegando