Buscar

Direito de Empresa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES
DIREITO EMPRESARIAL III – 2º semestre de 2021
1ª AVALIAÇÃO - Professor Célio Celli
Olá, essa é a P1 de Direito de Empresarial III, Universidade Cândido Mendes. Constitui-se de aplicações práticas da matéria, em que você deverá responder às questões de forma fundamentada, com citação expressa ao dispositivo legal, inclusive para as questões de múltipla escolha. A prova valerá 10,0 (10,0) pontos e deverá ser entregue, impreterivelmente, até o dia 28.09.21, pelo AVA.
Seção 1 – Questões Objetivas
1. Assinale a assertiva correta sobre títulos de crédito: (1,5 pt.)
a) pelo princípio da autonomia, o cumprimento da obrigação assumida por alguém no título não está vinculado a outra obrigação, a menos que o título tenha circulado.
b) pelo princípio da abstração, os direitos decorrentes do título de crédito não se vinculam ao negócio que deu lugar ao seu nascimento, independentemente de sua circulação.
c) pelo princípio da abstração, os direitos decorrentes do título são independentes do negócio que deu lugar ao seu nascimento a partir do momento em que ele é posto em circulação.
d) pelo princípio da autonomia, vale nos títulos somente o que neles está escrito.
2. Acerca da disciplina jurídica dos títulos de crédito, marque a opção correta: (1,5 pt.)
a) aceite é o ato cambial pelo qual o sacador, ao reconhecer existência da dívida, emite a letra de câmbio em favor do seu credor, como título representativo de obrigação pecuniária.
b) A cláusula relativa ao endosso que libera o endossante do pagamento às pessoas a quem a letra for posteriormente endossada é a proibitiva de novo endosso;
c) A cláusula não à ordem da letra de câmbio libera a endossante de garantir a quem quer que seja.
d) O endosso impróprio pode ser parcial.
Seção 2 – Casos Concretos
3. Manoela, credora de uma obrigação, aceita receber, através de endosso, um título de crédito expedido por Valdir, mas exige que o endosso seja em preto, para que possa transferi-lo posteriormente por tradição. Luciana, a endossante, entende ser um bom negócio, pois assim também estará livre da obrigação. Oriente ambas acerca dos entendimentos de cada uma sobre o endosso em comento. (2,0 pts.)
4. A devedora de uma obrigação resultante da prestação de serviços dentários emite uma letra de câmbio em favor de sua dentista, indicando a mãe como sacada, por ser sua responsável financeira. A dentista endossou o título a uma de suas credoras, fornecedora de material, que levou o título ao aceite, sem obter êxito, uma vez que mãe e filha brigaram. Ao ser executada, a sacadora alegou estar protegida pela cláusula resolutiva dos contratos bilaterais, tendo apresentado como defesa o contrato que não fora cumprido pela dentista.
Analise, sob à luz dos princípios aplicáveis aos títulos de crédito, a possibilidade de acolhimento da defesa apresentada. 
5. A sacadora A emitiu uma letra de câmbio em face da sacada B, que posteriormente aceitou, e em favor de sua credora, C. O título foi endossado em preto para D e depois para E, tendo sido endossado em branco para F. Foi então transferido por tradição para G, H, I e J, que, ao transferir para K, fez por endosso em preto, com cláusula de proibição de novo endosso. Por fim, K endossou em preto para L. Ao ser apresentado o título na data do vencimento, a aceitante não efetuou o pagamento.
a) Especifique os efeitos dos endossos em branco e em preto
b) Indique o principal efeito do endosso com cláusula proibitiva de novo endosso.
6. Em uma letra de câmbio emitida, a sacadora deixou de indicar o nome da tomadora, sua credora, o valor e a época do pagamento. Responda:
a) Que efeitos tais omissões geram ao título?
c) É legalmente possível que tais omissões sejam sanadas?

Continue navegando