Buscar

HISTÓRIA DA ARTE DA PINTURA RUPESTRE AO PÓS-MODERNISMO1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA ARTE: DA PINTURA RUPESTRE AO PÓS-MODERNISMO
Questão 1
O maneirismo, estilo artístico que surgiu no final do período do Renascimento e foi até o início do Barroco, caracterizava-se por:
a) distorção da figura humana, virtuosismo e implementação de técnicas artísticas, como o desenvolvimento da imagem em perspectiva e da pintura feita com tinta em óleo.
b) apagamento de obras com temáticas religiosas e enaltecimento da natureza, além da complexidade necessária à sua interpretação.
c) complexidade, virtuosismo, distorção da representação do ser humano, achatamento do espaço pictórico e necessidade de interpretar a obra intelectualmente.
d) sacralidade e busca pela representação do sofrimento da alma. Fundamentalmente de inspiração clássica, era uma arte de simples compreensão.
e) surrealismo e apelo ao onírico das obras e, ao mesmo tempo, pela ausência de apelo ao sobrenatural.
Questão 2
Com base nas afirmações de Hauser (2010), de que maneira os seres humanos do Período Paleolítico entendiam a relação entre a arte e a magia?
a) Segundo o autor, a magia agia por meio da arte para determinar as ações dos seres humanos e indicar os caminhos que deveriam ser seguidos. Assim, as produções artísticas eram feitas com base em inspirações sobrenaturais.
b) Segundo o autor, os seres humanos entendiam que a arte funcionava como uma ferramenta para acessar e controlar as forças naturais pelo intermédio de forças sobrenaturais, funcionando, assim, como uma forma de intervenção, por meio de imagens, no curso da realidade.
c) Segundo o autor, a arte e a magia só se relacionavam quando as pinturas ou estatuetas eram produzidas pelos sacerdotes e líderes religiosos de cada bando. Dessa forma, por intermédio dos sacerdotes, a arte funcionava como um canal de comunicação entre as divindades e os seres humanos.
d) Para o autor, a arte se relacionava com a magia ao representar os desejos de forças sobrenaturais que os seres humanos acreditavam reger a vida e as relações naturais. Assim, como uma forma de expressão dessas forças, a arte ditava os caminhos que os seres humanos deveriam seguir.
e) Hauser (2010) entende que a arte paleolítica passou a ser vinculada à magia somente no final daquele período, quando ela se tornou uma representação dos deuses como uma forma de culto às divindades.
Questão 3
Por que é possível afirmar que a arte tinha um poder político no Antigo Egito?
a) Porque as obras de arte eram sinais de riqueza, e quanto maior o acervo de obras de arte de uma pessoa, maior era seu poder dentro da sociedade. A arte, portanto, funcionava como uma forma de distinção social.
b) Porque a arte servia para o interesse das pessoas mais poderosas da sociedade egípcia, que a utilizavam como uma forma de evocação de um sagrado que legitimava a configuração social e de poder daquela sociedade.
c) Porque as pirâmides são consideradas obras de arte arquitetônicas, e quanto maior a pirâmide, maior era o poder do faraó. Assim, a arte possuía um poder político apenas no caso da expressividade do poder dos faraós.
d) Porque a arte egípcia era produzida apenas pelos nobres e sacerdotes. Portanto, a produção artística se restringia à camada mais alta do Antigo Egito, isto é, aqueles que detinham poder político dentro da sociedade.
e) Porque a arte egípcia funcionava como uma forma de legitimação das vontades dos escravos e servos, os responsáveis pelas obras artísticas. Eles encontravam na arte uma forma de subverter o poder dos nobres e dos faraós.
Questão 4
Sobre as representações de figuras femininas na estatuária paleolítica é correto afirmar que:
a) as mulheres eram consideradas divindades na Pré-História, o que fazia com que ocorresse uma sacralização dos traços femininos e exaltação da figura da mulher nas obras artísticas, principalmente nas pinturas rupestres.
b) as representações femininas, sobretudo as estatuetas das diferentes Vênus, podem ser um indicativo da associação entre a fertilidade da natureza e fertilidade feminina, permeada por elementos sobrenaturais. Nota-se o destaque aos órgãos e às partes do corpo feminino ligados à sexualidade e à reprodução.
c) eram poucas as imagens dedicadas às mulheres, o que indica a falta de prestígio do gênero feminino dentro dos grupos sociais pré-históricos. Isso ocorria em virtude dessas primeiras sociedades serem extremamente belicosas e patriarcais, isto é, o poder estava centrado nos homens mais velhos - os pais.
d) estas representações ocorriam devido ao fato de que as organizações sociais pré-históricas eram caracteristicamente matriarcais, ou seja, a pessoa que comandava cada grupo de seres humanos era uma mulher mais velha, considerada dotada de poderes sobrenaturais por sua condição de gênero e idade.
e) as imagens femininas eram frequentemente representadas para compensar a falta de protagonismo das mulheres dentro das organizações sociais pré-históricas.
Questão 5
Comparando os estilos bizantino e românico, é possível afirmar que:
a) enquanto o estilo bizantino sofreu influência de técnicas egípcias, o estilo românico foi influenciado pelas produções clássicas greco-romanas.
b) o estilo românico é caracterizado pela temática cristã, enquanto o bizantino recebeu inúmeras influências de culturas pagãs de origem bárbara e greco-romana.
c) ambos forneceram importantes contribuições no campo da arquitetura e nas pinturas murais de igrejas.
d) o estilo românico caracterizou-se pela produção estatuária, enquanto o bizantino produziu inúmeros quadros sacros.
e) a única semelhança é que ambos se originaram no Império Romano do Ocidente, ao final do período Antigo.
Questão 6
Considerando o conceito de Estética, é possível afirmar que é:
a) o campo científico que analisa o belo nas produções artísticas, as métricas poéticas e as relações subjetivas entre a obra e o artista.
b) a análise do conceito de beleza física ao longo das gerações.
c) a compreensão objetiva do ser em relação ao objeto de arte proposto.
d) o campo filosófico que se ocupa com a evocação da beleza.
e) o campo filosófico que analisa a noção do sublime e da catarse, com relação às obras artísticas a partir da modernidade.
Questão 7
Como o fenômeno da catarse, proposto por Aristóteles, se relaciona à tragédia, gênero do teatro grego?
a) A representação proposta nas peças da tragédia faz com que os sujeitos sintam suas emoções, permitindo que sejam purificadas, sem necessariamente vivenciá-las, ou seja, permitindo a catarse.
b) A tragédia funciona como um acelerador da catarse por possibilitar ao indivíduo as experiências do mundo das ideias, sem que ele necessariamente as tenha presenciado.
c) A catarse se estabelece quando a tragédia alcança seu objetivo de educar os sujeitos e permitir que eles sintam suas emoções fora da experiência objetiva, atingindo o mundo das ideias.
d) A tragédia desperta as emoções da catarse com base na representação do mundo sensível, educando e elevando as sensibilidades e o gosto estético das pessoas.
e) A catarse só se torna possível com a compreensão estética do belo, com base nas experiências subjetivas do sublime e das representações encontradas na tragédia.
Questão 8
Diferencie a arte estatuária romana da grega.
a) As estátuas romanas não atribuíam características deformadas nas suas representações, enquanto as gregas eram retorcidas e expressavam sofrimento e dor.
b) A arte estatuária romana se distanciava da grega por atribuir características míticas às estátuas, como asas e chifres.
c) Ao contrário das estátuas gregas, que buscavam a representação do corpo ideal, as romanas eram realistas.
d) As estátuas romanas tinham como temática central a religião; já as gregas expressavam elementos da vida cotidiana, tais como festas e outros acontecimentos sociais.
e) Enquanto os romanos buscavam a representação do corpo ideal, os gregos produziam obras realistas.
* - Questão anulada.

Outros materiais