Buscar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CONCEITOS E PROCESSOS1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEITOS E PROCESSOS
Questão 1
De acordo com Galvão (2010), qual é o conceito de cultura escrita? Assinale a alternativa correta.
a) É todo e qualquer produto simbólico e material que é estabelecido na sociedade.
b) É o lugar simbólico e material que a leitura ocupa na sociedade.
c) É todo e qualquer produto simbólico que é estabelecido na sociedade.
d) É o lugar simbólico e material que o escrito ocupa na sociedade.
e) É o lugar simbólico e material que a linguagem ocupa na sociedade.
Questão 2
De acordo com Koch e Elias (2006), a maneira como se lê é determinada pela concepção que se tem de leitura. Diante disso, assinale a alternativa que apresenta quais são os focos que a leitura pode ter e quais são as consequências de cada um desses focos.
a) Se o foco da leitura está centrado no autor, ao leitor cabe apenas captar as ideias do autor. Se o foco está no texto, o papel do leitor é apenas decodificar o texto. Se o foco está no leitor, o sentido do texto é construído unicamente pela sua intepretação pelo leitor.
b) Se o foco da leitura está centrado no autor, ao leitor cabe apenas captar as ideias do autor. Se o foco está no texto, o papel do leitor é apenas decodificar o texto. Se o foco está na interação autor-texto-leitor, o sentido do texto é construído nessa interação.
c) Se o foco da leitura está centrado no autor, o papel do leitor é apenas decodificar o texto. Se o foco está no texto, ao leitor cabe apenas captar as ideias do autor. Se o foco está no leitor, o sentido do texto é construído na interação entre o leitor e o texto.
d) Se o foco da leitura está centrado no autor, o papel do leitor é apenas decodificar o texto. Se o foco está no texto, ao leitor cabe apenas captar as ideias do autor. Se o foco está no leitor, o sentido do texto é construído unicamente pela sua intepretação unilateral.
e) Se o foco da leitura está centrado no autor, o papel do leitor é apenas decodificar o texto. Se o foco está no texto, ao leitor cabe apenas captar as ideias do autor. Se o foco está na interação autor-texto-leitor, o sentido do texto é construído nessa interação.
Questão 3
Como alfabetizar considerando o letramento? Assinale a alternativa correta.
a) O processo de alfabetização pode considerar o letramento no momento da leitura dos textos, mas é somente a partir da alfabetização que o aprendiz tem condições de atribuir significados e ressignificar os conhecimentos.
b) O processo de alfabetização deve acontecer por meio da assimilação dos letramentos já trazidos pelos alunos para a escola e, com base neles, ocorre a atribuição de significados e a ressignificação dos conhecimentos.
c) O processo de alfabetização pressupõe o letramento prévio dos alunos antes de entrar na escola, pois somente dessa forma o aprendiz tem condições de atribuir significados e ressignificar os conhecimentos.
d) O processo de alfabetização deve acontecer simultaneamente ao letramento, e ambos ocorrem apenas na escola, quando o aprendiz tem a oportunidade de atribuir significados e ressignificar os conhecimentos.
e) O processo de alfabetização deve acontecer previamente, para que, em seguida, ocorra o desenvolvimento do letramento dos alunos na escola, pois, dessa forma, o aprendiz pode atribuir significados e ressignificar os conhecimentos.
Questão 4
Quais são os distúrbios de aprendizagem específicos que afetam, respectivamente, a leitura, a expressão escrita e a fala? Assinale a alternativa correta.
a) Dislalia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e dislexia.
b) Dislalia, disgrafia e dislexia.
c) Dislexia, disgrafia e dislalia.
d) Dislexia, disgrafia e autismo.
e) Dislexia, disortografia e dislalia.
Questão 5
Uma medida importante é disponibilizar aos alunos uma diversidade de portadores textuais (livros, revistas, jornais, gibis etc.), além de deixar alguns textos ou palavras visíveis para que, com o decorrer do tempo, eles se tornem estáveis para a turma de alunos. A que se refere essa definição? Indique a alternativa correta.
a) À alfabetização.
b) Ao letramento.
c) A alfabetizar letrando.
d) Ao ambiente alfabetizador.
e) À alfabetização e ao letramento.
Questão 6
Assinale a seguir a alternativa que explica o que significa afirmar que o processo de alfabetização depende da participação ativa da criança.
a) Por meio da escrita espontânea, a criança deve fazer tentativas de escrita, as quais nunca devem ser corrigidas pelo professor, sob pena de interferir no aprendizado da escrita convencional (SEA), que é pessoal e gradual.
b) Por meio da escrita imitativa, a criança deve fazer tentativas de escrita, pois é por meio da cópia da escrita convencional que a criança se apropria do sistema de escrita alfabética (SEA), mesmo que muitas vezes cometa alguns erros, que precisam ser apontados e corrigidos pelo professor.
c) Ao fazer tentativas de leitura e escrita, a criança cria hipóteses para compreender o sistema de escrita alfabética (SEA), pois está traçando seu percurso de aprendizagem, que é pessoal e gradual.
d) Ao fazer tentativas de leitura e escrita, a criança cria hipóteses para compreender o sistema de escrita alfabética (SEA), pois está seguindo o caminho descrito pela psicogênese da língua escrita como sendo um padrão fixo para todos os aprendizes.
e) Por meio da escrita hipotética, a criança deve fazer tentativas de escrita sempre que possível, mesmo que muitas vezes cometa alguns erros, os quais precisam ser apontados e corrigidos sistematicamente pelo professor, que é o responsável por mostrar a convencionalidade da escrita (SEA).
Questão 7
De acordo com Ferreiro (1995) e Morais (2005), por que a escrita não é um código de transposição gráfica dos fonemas? Assinale a alternativa correta.
a) Porque basta o aprendiz memorizar os símbolos gráficos e fazer a transcrição deles em um suporte para que possa ler e escrever.
b) Porque a escrita é um sistema notacional, que registra em algum suporte as partes orais das palavras, cabendo ao leitor relacionar a palavra escrita à sua respectiva representação.
c) Porque é preciso haver a efetiva apropriação do sistema de escrita alfabética, que consiste na transcrição das partes orais das palavras em algum suporte.
d) Porque o aprendiz não precisa conhecer o sistema ou compreender seu funcionamento, tampouco conhecer suas convenções. Para escrever, basta que ele faça a associação fonema/grafema.
e) Porque basta que haja uma transposição perceptivo-motora, na qual o aprendiz faça a associação fonema/grafema.
Questão 8
De acordo com Tardif (2002), quais são os quatro saberes do educador? Indique a alternativa correta.
a) 1) Saberes da formação profissional: transmitidos aos professores durante o processo de formação inicial; 2) Saberes continuados: transmitidos aos professores durante o processo de formação continuada; 3) Saberes curriculares: relacionados à forma como as instituições educacionais fazem a gestão dos conhecimentos socialmente produzidos; 4) Saberes experienciais: resultantes do próprio exercício da atividade profissional dos professores.
b) 1) Saberes da formação profissional: transmitidos aos professores durante o processo de formação inicial e/ou continuada; 2) Saberes disciplinares: pertencentes aos diferentes campos do conhecimento; 3) Saberes curriculares: relacionados à forma como as instituições educacionais fazem a gestão dos conhecimentos socialmente produzidos; 4) Saberes pessoais: trazidos pelo repertório pessoal do professor.
c) 1) Saberes da formação profissional: transmitidos aos professores durante o processo de formação inicial e/ou continuada; 2) Saberes disciplinares: relacionados especificamente à disciplina de formação do professor; 3) Saberes curriculares: relacionados à forma como as instituições educacionais fazem a gestão dos conhecimentos socialmente produzidos; 4) Saberes experienciais: resultantes do próprio exercício da atividade profissional dos professores.
d) 1) Saberes da formação profissional: transmitidos aos professores duranteo processo de formação inicial e/ou continuada; 2) Saberes familiares: advindos da bagagem familiar trazida pelo professor; 3) Saberes curriculares: relacionados à forma como as instituições educacionais fazem a gestão dos conhecimentos socialmente produzidos; 4) Saberes experienciais: resultantes do próprio exercício da atividade profissional dos professores.
e) 1) Saberes da formação profissional: transmitidos aos professores durante o processo de formação inicial e/ou continuada; 2) Saberes disciplinares: pertencentes aos diferentes campos do conhecimento; 3) Saberes curriculares: relacionados à forma como as instituições educacionais fazem a gestão dos conhecimentos socialmente produzidos; 4) Saberes experienciais: resultantes do próprio exercício da atividade profissional dos professores.
Questão 9
Segundo Soares (2003), ainda que tenham naturezas essencialmente diferentes, a alfabetização e o letramento são processos interdependentes e indissociáveis. O que isso significa? Assinale a alternativa correta.
a) Significa que os dois processos devem acontecer de maneira separada (primeiro um e depois o outro), sendo que preferencialmente o letramento deve anteceder a alfabetização. Ao ocorrer primeiro, o letramento pode servir de conhecimento prévio para a construção da alfabetização, privilegiando contextos de memorização e repetição, uma vez que o letramento não prevê esse tipo de situação.
b) Significa que, idealmente, desde antes de entrar na escola, o aprendiz deve ter a oportunidade de interagir com o caráter social da escrita e entrar em contato com textos significativos, de modo a viver cercado dos aspectos sócio-históricos de uso da escrita.
c) Significa que os dois processos devem acontecer de maneira separada (primeiro um e depois o outro), sendo que preferencialmente a alfabetização deve anteceder o letramento. Ao ocorrer primeiro, o processo de alfabetização pode servir de conhecimento prévio para a construção do letramento, uma vez que o aprendiz passará a fazer um uso social dos conhecimentos adquiridos.
d) Significa que os dois processos podem acontecer de maneira separada, e isso pode ser exemplificado com a situação em que o aprendiz já traz uma bagagem de letramento mesmo antes de saber ler e escrever. O processo de alfabetização pode se valer desses conhecimentos prévios, privilegiando contextos de memorização e repetição, uma vez que o letramento não prevê esse tipo de situação.
e) Significa que, idealmente, durante o processo de alfabetização, o aprendiz deve ter a oportunidade de interagir com o caráter social da escrita e entrar em contato com textos significativos, de modo que seu processo de alfabetização seja permeado pelos aspectos sócio-históricos da aquisição da escrita.
Questão 10
Para avançar nas etapas de aquisição da escrita, a criança precisa se apropriar do sistema de escrita alfabética (SEA) e compreender algumas de suas propriedades. Sob essa ótica, assinale a alternativa que apresenta um dos indícios de que ocorreu essa apropriação.
a) A criança imita a leitura, passando o dedo pelas palavras de um livro enquanto verbaliza a história memorizada, por exemplo, porém, ainda há um descompasso entre o que está escrito e o que está sendo dito.
b) A criança imita a escrita, podendo misturar letras, outros símbolos e até rabiscos. Essa etapa, que é anterior à hipótese pré-silábica, revela que a criança está desenvolvendo a consciência fonológica.
c) A criança compreendeu que o princípio alfabético registra o significado das palavras. Dessa forma, ela não apenas decodifica os símbolos que estão registrados no papel, mas também compreende o sentido daquilo que está escrito.
d) A criança ainda não compreende a correspondência entre o som e a escrita, mas já conhece algumas letras. Assim, ela pode escrever algumas letras soltas, desordenadas e até mesmo repetidas, principalmente aquelas que já conhece, como as letras do seu nome e dos de seus colegas.
e) A criança compreendeu que o princípio alfabético registra os sons das palavras, e não seus significados. Assim, ela percebe que é possível que a palavra boi represente um animal maior que a palavra borboleta, apesar de a palavra boi ser menor que a palavra borboleta.
* - Questão anulada.

Continue navegando