Buscar

Met TCC - forum 1 Oleo de Lorenzo

Prévia do material em texto

Se a inumanidade consiste em desmitificar tanto quanto possível as paixões alienantes e as ilusões humanas, inclusive as que a ciência contribui para fomentar, então não nos resta dúvida de que a ciência é inumana. Mas se a inumanidade consiste em submeter os corpos e as mentes o sofrimento e a capacidade e à ignorância, a ciência, ao contrário é um fator insubstituível de humanidade. (ATLAN, 2004, p.10)
O filme O Óleo de Lorenzo é um drama baseado em fatos reais. O enredo retrata uma forte situação vivida por um casal de historiadores que possui um filho e este, começa a apresentar por volta dos seis anos uma doença incurável que abala profundamente a estrutura familiar, a Adrenoleucodistrofia – ALD.
O garoto é diagnosticado portador de uma doença rara e hereditária, cuja manifestação pode ocorrer entre os cinco a dez anos, é degenerativa e ataca as células do cérebro provocando vários efeitos irreversíveis.
Enquanto os pais de Lorenzo lutam pela a vida do filho, a ciência se prende aos paradigmas científicos, e ao seu sucesso e notoriedade. As descobertas devem ser oriundas dos habilitados a desenvolver conceitos teóricos, a pesquisa é dominada pelos ideais de competição, de rivalidade, concede aos pesquisadores as pretensões e as práticas autorizadas.
A relação entre os pais e os pesquisadores reflete a contradição entre o saber científico e o saber leigo. A procura incansável para a solução do problema e os impedimentos provenientes da desvinculação dos valores científicos e valores humanos foram uma constante no processo de investigação dos Odones, pois o saber canônico não admitia intromissões e concorrências.
É perceptível na relação vivida entre o saber do leigo e o saber do cientista a perspectiva positivista da ciência, e a ação desta pela desqualificação da “não-ciência”. Os guardiões do saber canônico desqualificam as opiniões e ideias que são originadas fora das fortalezas científicas. A luta da ciência contra as opiniões se efetiva no confronto entre os interesses da vida e interesses do espírito.
Para concluir, observa-se no caso de Lorenzo, e de muitos outros casos apresentados pelo fazer científico, que a racionalidade dominadora funciona como critério único de validade, onde a cultura, os valores humanos e éticos são negligenciados em detrimento ao poder da conduta científica objetiva.

Continue navegando