Buscar

Atividade 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 01 – Cálculo de constantes de equilíbrio/Relação de K com a composição/Conversões de equilíbrio em reações isoladas – Fase gasosa
Suponha que a produção de gás de síntese possa ser descrita pela equação abaixo: 
2 CH4 (g) + 3 H2O (g) 	 CO (g) + 7 H2 (g) + CO2 (g)
Calcule o valor da constante de equilíbrio da reação em fase gasosa a 960 K e 2 bar. Após o cálculo da constante estime a conversão máxima do metano em hidrogênio por meio da reação com vapor de água, para um estado inicial onde estão presentes 4 mol de metano e 2 mol de H2O.
Explicite clara e objetivamente as hipóteses simplificadoras que levam a definição de quais equações devem ser utilizadas.
Questão 02 - Cálculo de constantes de equilíbrio/Relação de K com a composição/Conversões de equilíbrio em reações isoladas – Fase líquida
Ácido acético é esterificado na fase líquida com metanol a 80 ºC e na pressão de 1,01 bar, para produzir acetato de metila e água na mistura reacional no equilíbrio. Considerando que, inicialmente, há 2 mol de ácido acético e 2,5 mol de metanol, estime a fração molar de acetato de metila na mistura reacional no equilíbrio.
Considere para o acetato de metila os seguintes valores ΔH0f,298 = -445,9 kJ mol-1 e ΔG0f,298 = -305,65 kJ mol-1
CH3COOH (liq) + CH3OH (liq) 		 CH3COOCH3 (liq) + H2O (liq)
Explicite clara e objetivamente as hipóteses simplificadoras que levam a definição de quais equações devem ser utilizadas.

Outros materiais