Buscar

Prova Personalidade II

Prévia do material em texto

Prova Personalidade II
1.Leia o texto de Rubem Alves e o compare com o método fenomenológico.
Esquecer
Um amigo meu, nos Estados Unidos, comprou uma casa velha de mais de um século, conservada, como muitas por lá existem. Muitas coisas a serem consertadas. Tudo teria que ser pintado de novo. Antes de pintar com as cores novas ele achou melhor raspar das paredes a cor velha, um azul sujo e desbotado. Raspado o azul, debaixo dele surgiu uma cor rosa mais velha ainda que o azul. Raspou-a também. Aí apareceu o creme, e depois do creme o branco... Cada morador havia coberto a cor anterior com uma cor nova. E assim ele foi indo, pacientemente, camada após camada. Queria chegar à cor original, que apareceria depois que todas as camadas de tinta fossem raspadas. Finalmente o trabalho terminou. E o que encontrou foi surpresa inesperada que o encheu de alegria. Mais bonito que qualquer tinta: madeira linda, o maravilhoso pinho-de-riga, com nervuras formando sinuosos arabescos cor castanha contra um fundo marfim. Parábola: somos aquela casa. Ao nascer somos pinho-de-riga puro. Mas logo começam as demãos de tinta. Cada um pinta sobre nós a cor de sua preferência. Todos são pintores: pais, avós, professores, padres, pastores. Até que o nosso corpo desaparece. Claro, não é com tinta e pincel que eles nos pintam. O pincel é a fala. A tinta são as palavras. Falam, as palavras grudam no corpo, entram na carne. Ao final o nosso corpo está coberto de tatuagens da cabeça aos pés. Educados. Quem somos? “O intervalo entre o nosso desejo e aquilo que os desejos dos outros fizeram de nós” (Rubem Alves). 
Assim sendo, afirma-se:
I. Quando o autor escreve a respeito das camadas e camadas de tinta que foram sendo tiradas da parede podemos fazer uma comparação com o método fenomenológico no que tange a descrição do fenômeno e a busca da essência.
II. A identidade de cada um de nós está implicada nos acontecimentos que vivenciamos no mundo. Nesse sentido, as reformas sofridas pela casa podem ser comparadas as experiências cotidianas de uma pessoa, as quais podem distanciá-la de si mesmo à medida que essa pessoa se afasta dos seus projetos pessoais.
III. A retirada de todas as camadas de tintas e o retornar à forma originária da casa, pode ser comparado ao despojamento de todas as teorias que obscurecem uma experiência de uma pessoa, até se voltar ao irrefletido, ao que foi vivido antes de ser teorizado.
IV. A redução ou Epoché é um meio de distanciar do mundo de experiência do sujeito e o texto pode ser considerado a uma alusão a ela. 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 Apenas III e IV estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
Apenas I, II e IV estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
2.Texto ilustrativo:
Um rapaz está conversando com seus pais a respeito de sua infância. Diz ele: sempre me lembrarei das tardes de domingo! Quando os pais lhe perguntam o que quer dizer com isso, ele acrescenta: Domingo à tarde! Nunca nos sentíamos tão rebeldes como quando os ouvíamos dizer: vamos dar um passeio. Vestíamos todas as roupas domingueiras e quando saíamos para a rua éramos prevenidos para não andar na lama, sem falar na proibição de subir em árvores e outras recomendações. Via de regra encontrávamos outros pais pelo caminho, arrastando as suas crianças também limpinhas e de cara triste. Poderia ainda identificar os lugares onde tínhamos que ficar horas paradas, com a obrigação de nos divertirmos. Os pais replicam: Quantas vezes você pensa que demos tais passeios? Bem, não posso dizer exatamente - responde o rapaz -, mas acredito que era pelo menos uma vez cada quinze dias. Então você está errado - contesta os pais -, nós também não gostávamos de tais passeios; mas, às vezes, tínhamos que fazer visitas, porém, não mais que uma cada três meses. E, quanto ao que você diz a respeito das paradas e conversas com outras pessoas, nós detestávamos conversar na rua; apenas trocávamos algumas palavras com os conhecidos e, depois de um ou dois minutos, continuávamos o nosso caminho.
Van den Berg.
Com base no texto e a luz da fenomenologia é CORRETO afirmar que:
Fenômeno é uma tradução vivencial que o indivíduo faz dos fatos.
Para a fenomenologia o passado é o que era, segundo os fatos.
Para a fenomenologia o passado deve ser captado sem distorções. Não deve ser diferente da realidade acontecida.
Fenômeno é o que está presente na realidade.
3.Com base na aula relativa à Fenomenologia, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Fenomenologia significa o estudo do fenômeno, ou seja, de tudo o que se mostra em si mesmo. Aquilo que aparece, o que é percebido pelos sentidos e que se revela à consciência, quando esta entra em contato com a realidade.
PORQUE
II. O fenômeno é uma percepção da realidade, é a tomada de consciência que um indivíduo tem de um fato atribuindo-lhe um significado. É por meio deste significado que o indivíduo vai reagir diante do fato.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA: 
(1 Point)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
4.Leia as afirmativas abaixo sobre a fenomenologia-humanismo-existencial e marque o conjunto de alternativas corretas
I. O ser humano é um ser relacional, seu crescimento individual depende, entre outros fatores, do encontro com o outro. O cliente vai adquirindo consciência de si, oportunizando fazer suas escolhas, sendo protagonista de sua vida.
II. No processo terapêutico o cliente vai se mostrando a cada momento, de diferentes formas o seu modo de ser no mundo, mesmo quando se oculta se mostra. O cliente se mostra pela fala, por gestos, silêncios, sonhos, reações emocionais, entre outras formas.
III. Para se expressar o cliente precisa de uma escuta sem julgamento, assim é possível criar um vínculo de confiança para que ele se revele.
IV. A fenomenologia antes de tudo se preocupa com as relações compreensíveis e não com as causas. O diagnóstico é processual, ocorre na intersubjetividade existente entre cliente e terapeuta, na qual se vai construindo uma compreensão de sentido a cada dia.
V. O objetivo da psicoterapia fenomenológica é o de controlar e mudar o comportamento do cliente, é importante compreender para direcionar o cliente que deseja alterar seu comportamento.
 I, II, III e V estão corretas
 I, II e IV estão corretas
 I, II, III e IV estão corretas
 I, III e V estão corretas
5. Com base nas aulas sobre a Situação e o Espaço, avalie as afirmações a seguir:
I. A cisão entre sujeito e objeto define a existência humana em termos de conflito.
II. A Verdade não advém como algo ideal, oposto ao campo imediato da realidade, ou deduzido a partir deste. Seria desvendamento daquilo que até então fora coberto, escondido.
III. A vivência do espaço expressa-se por meio da fenomenologia da corporeidade vivida, na sua presença e movimentação. O espaço humano é por definição construído.
IV. O corpo estabelece o espaço interno, ao mesmo tempo que funciona como elemento de comunicação com o espaço externo. É limite do indivíduo e fronteira do meio.
É CORRETO apenas o que se afirma em: 
IV.
I, II e III.
I, II, III e IV.
I e III.
6. Qual a psicologia que surge como uma alternativa ao modelo freudiano de psicopatologização, impessoalidade técnica e visão pessimista do homem e ao modelo comportamentalistas de condicionamento e moldagem do ser humano ao seu contexto?
Logoterapia
Humanismo-existencial
Fenomenologia
Psicodrama
7. Afirmação 01: Heidegger, filósofo alemão, nos apresenta o conceito de DAISEN: ser-no-mundo, antes da consciência existe o próprio homem, envolve o modo de ser de cada ser, o “Ser-Aí”. Afirma ainda que, processo analítico do ser humano, por si só é reducionista.
Afirmação 02: para Binswanger, psicólogo suíço, é possível realizar um processo analíticono ser humano, compreender o ser, fazendo uma daseinsanalyse do Ser Aí. A busca é desvelar o ôntico do cliente, permitindo a compreensão do Ser Aí em sua totalidade. 
Leia as afirmativas 01 e 02 e marque a alternativa correta:
 As afirmativas 01 e 02 estão corretas e estão correlacionadas entre si.
 As afirmativas 01 e 02 estão corretas, mas não possuem relação entre si
 As duas afirmativas estão erradas e não estão correlacionadas entre si.
 A afirmativa 01 está certa e a afirmativa 02 está errada

Continue navegando