Buscar

Imunologia Bacteriana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Entender a resposta imune contra infecção bacteriana
· Imunidade a bactérias Extracelulares 
1.1-  As bacterias extracelulares são aquelas que conseguem se replicar fora das celulas hospedeiras.
1.2- Imunidade Inata
· Ativação do complemento: O Peptidoglicanos e o LPS ativam o complemento pela via alternativa. As bacterias então que apresentam o carboidrato Manose em sua superficie se ligam ativando a via lectina e ativam o complemento. O complemento vai entao levar a opsonização e aumenta a fagocitose, além disso ocorre a lise da membrana bacteriana.
· Ativação de Fagocitos e Inflamação: Fagocitos usam receptores de superficie - receptores de manose e scavenger-  para reconhecer as bacterias, alem de reconhecer as bacterias marcadas pelo complemento. Ocorre a ativação dos receptores tipo Toll, estimulando o recrutamento de novas celulas e fagocitose.
                       1.3-Imunidade Adaptativa:
                              -Resposta Humoral:  Os polissacarídeos presentes nas bacterias mesmo sem ativar celulas T.Os anticorpos entao vao agir atraves da neutralização, opsonização e fagocitose e ativação do complemento pela via classica.
 A neutralização é mediada pelos isotipos de alta afinidade IgG, IgM e IgA, com este último atuando principalmente nos lúmens de órgãos revestidos por mucosa. A opsonização é mediada pelas subclasses IgG1 e IgG3 da IgG, enquanto a ativação do complemento é iniciada pela IgM, IgG1 e IgG3.
                             -Ativação das Células T: Ativação de celulas T CD4, que vao agir recrutando neutrofilos e monocitos, promover a inflamação. 
· Imunidade a Bactérias Intracelulares 
2.1- Imunidade Inata: Não tão efetiva, mais dependente da adaptativa.
-Fagocitos e Celulas NK: As celulas infectadas vão expressar proteinas que vão ativar as celulas NK , que possuem receptores específicos.As celulas NK então produzem IFN-gama que ativa macrofagos e promove a morter das 
2.2 - Imunidade Adaptativa     
-As bactérias fagocitadas estimulam respostas de células T CD8+ se antígenos bacterianos forem transportados dos fagossomos para o citosol ou se as bactérias escaparem dos fagossomos e entrarem no citoplasma de células infectadas. No citosol, os microrganismos deixam de ser suscetíveis aos mecanismos microbicidas e, para a erradicação da infecção, as células infectadas devem ser eliminadas pelos CTLs. Assim, os efetores da imunidade mediada por células, a saber as células T CD4+ que ativam macrófagos e os CTLs CD8+, atuam de modo cooperativo na defesa contra bactérias intracelulares

Continue navegando