Buscar

Sistema de Produção analise de custo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema de Produção: Elemento fundamental de custos; - Reflete o modo como a organização realiza suas operações e consome os recursos. Exemplo: o processo de comprar a matéria-prima, estocar e produzir.
Sistema de Acumulação: Traduz como os custos deverão ser acumulados, ou seja, por ordem, por processo ou híbrido. - Exemplo: por ordem (indústria de aviação). - por processo (indústria de produção de energia). - Híbrido (agroindústria)
Sistema de Custeio: Dimensiona o aspecto do tempo na apuração dos custos. - Exemplo: se o sistema de acumulação for por ordem, os custos poderão ser tratados pelo seu histórico ou reais, ou pelo aspecto do custo determinado.
Método de Custeio: Define o método pelo qual serão alocados o objeto que será custeado, ou seja, pelo custeio por absorção, pleno, variável, dentro outros.
Sistema de produção
Por processo: a produção ocorre de forma continuada por longos períodos. 
Por ordem: a fabricação de um produto não é realizada de maneira continuada, mas, sim, de acordo com cada pedido. 
Híbrido: junção do sistema por processo com o sistema por ordem
Custeio por absorção
Apropriação dos gastos do processo produtivo aos produtos ou serviços
. • Gastos com o processo produtivo são alocados aos produtos. 
• Determinação do custo dos produtos.
Arbitrariedade:Ocorre quando o critério de rateio adotado é visto como injusto. Departamentalização:É vista como um método para reduzir a arbitrariedade por meio da divisão ou do agrupamento dos custos de acordo com a estrutura organizacional.
Custeio variável Sistema de custeio no qual os custos são classificados em fixos e variáveis; Utilizado para tomada de decisões gerenciais; Apenas os custos variáveis são apropriados aos produtos; Custos fixos + Despesas Deduzidos do Resultado
Custos fixos São gastos do processo produtivo que não sofrem alterações com as oscilações no volume produzido ou vendido. O valor destes gastos não se alteram em função da produção, entretanto, o valor unitário sim, ou seja, quanto maior o volume produzido menor será o custo fixo unitário, e vice-versa.
Custos mistos São gastos que possuem características tanto de custos fixos quanto de custos variáveis. Ex.: Energia Elétrica

Outros materiais