Buscar

Transtornos Mentais na Pandemia do COVID-19

Prévia do material em texto

Transtornos Mentais na Pandemia do COVID-19
1- Este período de pandemia torna extremamente necessárias medidas que contemplem o atendimento à população voltado para a saúde mental. Há muitos aspectos a serem observados que atestam essa necessidade. 
Primeiramente, pode-se citar o isolamento social, no qual as pessoas tendem a ter menos contato com seus amigos e familiares e a ter uma quebra em sua rotina, uma vez que muitas vezes são impedidos de ir ao trabalho e à escola, praticar esportes e realizar atividades de lazer. Soma-se a isso o fato de que as políticas públicas de isolamento social têm impactos duros na economia, uma vez que as atividades comerciais são reduzidas e isso leva à perda de empregos, que por sua vez trazem grande angústia à população, que se encontra sem meios de sustentar sua família. 
A pandemia de covid-19 traz com ela muitas dúvidas e angústias, pois é uma doença desconhecida, sem perspectiva de vacina ou tratamento eficaz e com uma disseminação muito rápida. Muitas pessoas perdem entes queridos para a doença e não podem ao menos se despedir adequadamente. Por todo este contexto, é imperativo que se instituam estratégias de cuidado em saúde mental para a população.
2- Sim. A saúde mental dos alunos e profissionais da instituição deveria ter mais atenção mesmo antes da pandemia, pois a estratégia anterior proporcionada pelo NAPA era muito restrita e insuficiente. Eram poucos profissionais e abordavam assuntos ligados a rotina de estudos. Contudo, não é só isso que o estudante de medicina necessita, pois há vários outros impasses, como morar longe da família, problemas financeiros e a pressão das provas. Com a pandemia muitas dessas causas e outras novas estarão mais exacerbadas, pois este é um momento de muitas incertezas para todos. Por isso, a instituição deve melhorar as medidas de apoio psicológico dos estudantes e também dos profissionais para que esta fase possa ser mais tranquila.
3- Numa pandemia, é muito comum que as pessoas se sintam ansiosas e preocupadas. Durante a pandemia é comum o aumento do índice de ansiedade, pânico e depressão visto que o isolamento social e a quebra da rotina intensificam o estresse, medo e ansiedade. Após esse momento os transtornos citados anteriormente podem continuar e também há possibilidade de surgirem novos, como por exemplo estresse pós-traumático.
4- A definição de Transtono Mental, segundo o DSM-5, é uma Síndrome, ou seja, um conjunto de sinais e sintomas observáveis em vários processos patológicos diferentes e sem causa específica, caracterizada por perturbação clinicamente significativa, na cognição, na regulação emocional ou no comportamento de um indivíduo que se reflete numa disfunção nos processos psicológicos, biológicos ou de desenvolvimento subjacentes ao funcionamento mental. Transtornos mentais como ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, uso de drogas e álcool, demência e esquizofrenia, podem afetar qualquer pessoa em qualquer fase da sua vida, causando muito mais sofrimento e incapacidade que qualquer outro tipo de problema de saúde. Estudos clínicos e científicos, além de informativos de Organizações como a OMS e a OPAS, nos elucidam que existem diversos transtornos mentais, com apresentações diferentes, entre eles estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo. Esses transtornos podem comprometer a cognição, a memória, a capacidade de raciocínio, pensamento, orientação, compreensão, cálculo, capacidade de linguagem, aprendizagem e julgamento. Distorções do pensamento, percepções, emoções, alucinações, delírios, humor elevado ou irritado, também podem ocorrer trazendo grande desconforto e sofrimento, do paciente, como também dificuldade de relacionamento e inclusão social, de trabalhar e estudar, de compreender seus semelhantes e de ser compreendido. Devido ainda à não resposta adequada à carga de transtornos mentais dos sistemas de saúde e à má qualidade dos cuidados prestados, sejam pelos profissionais ou familiares, o sofrimento desses pacientes se torna cada vez mais acentuado. O estigma que lhes é imposto por uma sociedade desinformada e despreparada, associado a todos esses fatores supracitados, faz com que a segregação, a exclusão social e profissional desses pacientes, aumentem cada vez mais, aumentando também o seu sofrimento e de seus familiares.
5- As doenças psiquiátricas são conceituadas como uma condição de anormalidade na ordem psíquica, mental ou cognitiva, e podem ter causas determinadas ou não. Elas podem provocar comorbidades em diversos órgãos do corpo, devido à redução da defesa imunológica, mas também afetam a vida social, ocupacional e pessoal do paciente. 
O RDoC é uma nova proposta diagnóstica que facilita a identificação das alterações bioquímicas, fisiológicas e psicológicas da doença, relacionando indicadores sintomatológicos e indicadores biológicos, para um diagnóstico completo e a melhor escolha do tratamento. Esses domínios estão atrelados a circuitos e áreas cerebrais específicas, como os conceitos de valência positiva e negativa. Esses conceitos estão relacionados a cognição; aprendizagem e memória, respectivamente. Essas valências podem estar hipofuncionantes ou hiperfuncionantes, de acordo com cada doença psiquiátrica. Na doença depressiva, por exemplo, a valência positiva está hipofuncionante e a negativa está hiperfuncionante.
Dessa forma, as consequências das doenças psiquiátricas podem envolver relações interpessoais prejudicadas, instabilidade afetiva, dificuldade no aprendizado, memória, atenção, linguagem, funções executivas e habilidades visuoconstrutivas. Essas alterações podem levar a dificuldade de inserção do indivíduo no mercado de trabalho, assim como na escola e faculdade. 
Há também a exclusão e desamparo social que podem ocorrer pelo preconceito e até mesmo pela falta de compreensão da doença. Isso pode dificultar o tratamento, visto que o apoio social é essencial. Além disso, esses fatores podem, inclusive, intensificar a doença.
6- As doenças psiquiátricas passaram a se chamar “transtornos mentais” e são caracterizadas como o comprometimento das funções cognitivas, onde são desencadeadas por múltiplos fatores e podem surgir em qualquer indivíduo e em qualquer fase da vida. Sendo assim os transtornos mentais são alterações do funcionamento da mente que prejudicam o desempenho da pessoa na vida familiar, social, pessoal, no trabalho, nos estudos, na compreensão de si e dos outros, na possibilidade de autocrítica, na tolerância aos problemas e na possibilidade de ter prazer na vida em geral. Isto significa que os transtornos mentais não deixam nenhum aspecto da condição humana intocado. Os transtornos mentais, em geral resultam da soma de muitos fatores, tais como:
- Alterações no funcionamento do cérebro;
- Fatores genéticos;
- Fatores da própria personalidade do indivíduo;
- Condições de educação;
- Ação de um grande número de estresses;
- Agressões de ordem física e psicológica;
- Perdas, decepções, frustrações e sofrimentos físicos e psíquicos que perturbam o equilíbrio emocional.
Os critérios técnicos sistematizados utilizados para classificar os transtornos mentais são:
- Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM;
- Classificação Internacional de Doenças – CID;
Estes critérios viabilizam:
1- O acompanhamento clínico;
2- O tratamento (medicamentoso, psicoterapêutico);
3- Pesquisa;
4- Prevenção de agravamento dos sinais e sintomas etc.
7- Para criar um plano de ação como estratégia para alunos e funcionários do UNIFESO precisamos levar em consideração o momento em que estamos vivendo, como não podemos ter contato social, a realização de um questionário online seria uma maneira eficiente de atingir todo o público que desejamos, os alunos e funcionários do UNIFESO. Nesse questionário estariam presentes perguntas para descobrirmos como está a Saúde Mental dessas pessoas, algumas das perguntas feitas seriam:- Em uma escala de 0 a 10 o quanto você se sente ansioso com a situação atual?
- Com que frequência você se sente deprimido?
- Com que frequência você adia suas metas que tinha feito para seu dia?
- Você está conseguindo se adaptar as mudanças que estão ocorrendo devido a pandemia?
- Quanto você se sente/sentiu angustido nos últimos dias?
- Está tendo dificuldade para dormir?
A divulgação do questionário nas redes sociais (Facebook, Instagram, Whatsapp) é importante para chamar atenção dos alunos e funcionários do UNIFESO e junto com a divulgação do questionário seria ideal fazer uma campanha com slogan sobre saúde mental.
A presença de uma equipe multiprofissional com médicos e psicólogos seria ideal para avaliar as respostas dos questionários e para o próximo passo também, porque uma vez que esses questionários forem avaliados, será necessário um próximo passo. Assim, a partir da avaliação da saúde mental de cada pessoa, poderia se criar um chat online para que esses profissionais pudessem conversar melhor com as pessoas que no questionário demonstrou que está com problema na saúde mental, a conversa com um profissional é muito importante nesse momento, para ajudar a pessoa a gerir seus medos, angústias e tristezas através de técnicas e estratégias de regulação emocional. Vale a pena também lembrar que é importante ter atenção nas pessoas que já apresentam algum transtorno já existente para evitar que evolua.
O chat online com os profissionais da saúde seria uma ótimo opção para acompanhar como está a saúde mental das pessoas sem abandonar o isolamento social. No entanto, casa haja necessidade, pode ser que algumas pessoas precisam ser vistas pessoalmente, com todas as precauções necessárias para o atual momento e essa equipe também estaria a disposição para tal ocorrência. 
Além disso, podem ser desenvolvidas vídeo conferências no intuído de formar rodas de conversa onde alunos e profissionais discutam suas dificuldades, superações e necessidades percebidas com as mudanças impostas por um evento que acometeu todo o mundo! Esse momento seria direcionado a nós não como professores e alunos, mas como pessoas passando pelas mesmas angústias e mudanças no seu dia a dia. Nas rotinas de trabalho e estudo, bem como nas transformações das rotinas diárias. Essa troca de informações, experiências e sentimentos poderia de fato aliviar muitas das angústias qua afligem cada um de nós de forma diferente, ou mesmo servir de resposta e direcionamento ao outro! Essa proposta desenvolvida em pequenos grupos montados de forma totalmente aleatória poderia ser de grande valia para alunos e professores, fazendo também com que a UNIFESO pudesse demonstrar sua preocupação com seus profissionais e alunos, sendo possivelmente uma estratégia pioneira nessa fase pandêmica, o que elevaria ainda mais o nome dessa conceituada instituição!
Investir na saúde mental dos alunos e dos funcionários é muito importante, nesses momentos é necessário se tornar proativo mesmo que seja por via chat, online, e é importante que todos estejam com um bem estar mental para quando tudo passar, voltar da melhor forma possível.

Continue navegando