Buscar

Relatório 1 entrevista com professora da ed infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No dia 14 de Abril de 2021, as 14:00 horas realizei a entrevista com a professora Clariana Terra, formada em Pedagogia e Pós Graduada em Educação Infantil e Psicopedagogia Clínica e Institucional, que atua na Educação Infantil por 16 anos e atualmente está na Rede Municipal de ensino da cidade de Várzea Grande, a fim de conhecer como está sendo desenvolvido o trabalho pedagógico diante a Pandemia do Corona vírus que se deu início no ano de 2020 e assolou todo o mundo nos colocando em grande vulnerabilidade social. 
A professora relatou em sua entrevista que o retorno ás aulas foi organizado de forma que não prejudique o processo de ensino aprendizagem, sabendo que a Educação Infantil é a base que antecede a alfabetização, a fase que será responsável por contribuir com o desenvolvimento físico, psicológico, social e intelectual das crianças. As aulas são desenvolvidas de forma remota, e quando falamos em ensino remoto pode, se dizer que na prática tem sido uma forma rápida, porém pouco eficaz em relação a Educação infantil já que a mesma visa garantir os processos de aprendizagem de forma lúdica e sistemática. Para que as aulas sejam adaptadas ao ensino remoto os professores passaram por cursos de formação, ministrados pelas técnicas pedagógicas da Smecel, possibilitando assim, desenvolver estratégias para que ministre as aulas diariamente. A professora salienta que o recurso tecnológico nesse período tem sido de grande importância para todo o processo, diante da comunidade escolar em que atua, a professora usa de um grupo no Whatsapp para postar diariamente vídeo – aulas explicando as atividades a serem desenvolvidas durante todo o dia. Segundo o relato, a maior preocupação no início era sobre o acolhimento e o desenvolvimento do afeto nesse primeiro momento, já que é sabido como é importante essa relação positiva entre professor/aluno para que as crianças possam desenvolver melhor sua memória, autoestima, vontade e pensamento. 
Diante dessa situação foi determinante o fato da professora estar em contato com a família através do grupo e em conversas individuais, procurando sempre informações que possibilitam entender sobre cada criança, sua rotina e família. 
Quanto ao planejamento referente ao ano letivo de 2021, a professora declarou que o ensino remoto impossibilita trabalhar de forma eficaz todos os direitos e objetivos da aprendizagem propostos pela BNCC tendo em vista que a presença do professor nessa dinâmica é de extrema importância. Desta forma o planejamento foi adaptado para que possa se fazer um paralelo entre a BNCC e a realidade atual nessa situação de Pandemia. A professora ainda ressaltou que, os professores estruturam o planejamento coletivamente de acordo com as séries e de forma individual estabelecem a melhor estratégia para desenvolver e aplicar o conteúdo proposto uma vez que cada turma é uma realidade diferente, desta forma são mantidas atividades de permanentes como: leitura deleite, oração, leitura do calendário e tempo, músicas e brincadeiras que possibilitam estabelecer uma rotina em todas as aulas. “ As crianças já conseguem entender todos os momentos das aulas, sabem que iniciamos com a oração e por último a explicação da atividade do dia. Assim, mantemos um vínculo de rotina e sequência” diz a professora. 
Ainda sobre a temática do planejamento a professora ressalta que as atividades são cuidadosamente pensadas para que possa garantir os Direitos da aprendizagem que segundo a BNCC são: conviver, brincar, participar e explorar, e assim minimizar o impacto que o isolamento social tem causado na Educação Infantil. 
Explicou que usa de forma sistemática ferramentas tecnológicas e impressas para dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem, reafirmando o vínculo escola/professor/aluno/família. “Procuro lutar com as armas que tenho para facilitar todo esse processo para a família, então converso diariamente com os responsáveis das crianças como forma de tranquiliza – los e oferecer apoio não só pedagógico, esse é um momento de união, tento explicar da melhor forma que somos uma equipe e precisamos muito um dos outros”. 
Considerando que a avalição na Educação Infantil se dá por meio de observação coletiva e individual, garantindo que todos os direitos sejam aplicados afim de contribuir para a evolução individual de cada criança a professora explica que, durante as aulas remotas semanalmente faz chamadas de vídeos, realizando atividades que possibilitam observar como está o desenvolvimento de cada um, além das chamadas ela pede as devolutivas das atividades impressas diariamente, desta forma por meio de fotos, vídeos e relatos consegue produzir informações sobre o desenvolvimento de cada um, fazendo assim um caderno de campo facilitando a criação dos relatórios que são entregues bimestralmente á coordenação pedagógica. Salienta também que observar atentamente e individualmente é de extrema importância para que possa planejar estratégias para as crianças que estão com dificuldades contribuindo assim para avanços significativos, “ A Educação infantil necessita de um olhar de amor e compreensão, entender que cada criança possui um universo de possibilidade ajuda a compreende – la e descobrir qual a melhor forma para trabalhar com cada uma” – ressalta a professora. 
Em relação a ás interações e intervenções pedagógicas, a professora explica que é preciso estabelecer uma parceria com a família, que hoje é quem executa o plano de ação desenvolvido pelo professor, oferendo estratégias e reforçando a importância da interação, participação e do fazer lúdico durante o horário das aulas. È oferecido durante a aula sugestões de brincadeiras para que as crianças façam em casa, são enviados vídeos de histórias que a professora conta e sugestões de atividades simples para que a família consiga executar com cada criança. “ Todos os dias procure enviar uma espécie de orientativo aos pais, não basta pedir para que as crianças façam bolinhas de papel, é preciso explicar para a família, que executa meu planejamento qual é a importância de se fazer a bolinha de papel. È preciso compreender que ainda, a Educação Infantil é vista como uma fase que só vai á escola para brincar, é um dever meu quanto professora explicar a importância da brincadeira e das atividades para que os pais tenham interesse em executa – las”. 
Segundo a BNCC, as brincadeiras possibilitam as crianças de expressar, conhecer a si e o outro, resolver conflitos e e explorar o ambiente no qual está inserida, desta forma a professora ressalta que o maior desafio é promover a junção das práticas pedagógicas com a rotina da família, visto que os pais já retornaram ao trabalho e na maioria dos casos as crianças ficam com vizinhos, avós e outros. A família assumiu o protagonismo pedagógico, desta forma foi preciso reinventar os papéis da escola/ família. 
Além das questões apresentadas a professora complementou a entrevista dizendo que o papel do professor ganhou muito mais destaque durante a Pandemia, já que é ele o responsável por formar crianças que saibam a aprender, utilizando ferramentas tecnológicas e cognitivas a sua disposição. Em um mundo em eterna mudança aprender a aprender, talvez seja a aula mais importante da vida. Ressaltou ainda que não acredita que o ano letivo de 2020 tenha sido um ano perdido, acredita que foi um ano de muito aprendizado para ambas as partes, onde foi preciso buscar novos recursos e meios para que desenvolvesse a prática pedagógica. “ Nada é totalmente perdido, buscamos nos reinventar, aprender a ensinar a distância, foi um período de descobertas tanto para nós professores quanto para nossos alunos. Não podemos dizer que foi 100%, mas com a realidade que nos foi apresentada, conseguimos realizar da melhor forma possível” disse a professora. 
Diante da experiência desta entrevista podemos compreender os desafios da Educação Infantil durante a Pandemia e aprender com a experiência da Professora Clariana, estratégias que poderá ser usadas em qualquer momento da prática educacional. Essa trocaé de extrema importância para nós futuros pedagogos.

Mais conteúdos dessa disciplina