Logo Passei Direto
Buscar

Enunciado Peça 8- pratica juridica

Peça processual: embargos de declaração contra sentença que, apesar de reconhecer a atenuante da menoridade relativa, não a aplicou no cálculo da pena; requer correção da omissão, redimensionamento da pena para igual ou inferior a quatro anos e substituição por penas restritivas de direitos (art.44).

User badge image
Feiga Souza

em

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Centro Universitário Carioca – UniCarioca
2020.2
Disciplina: Prática Jurídica II (Penal) 
Enunciado Peça 8 (Embargos de declaração)
Robério foi condenado em primeira instância pela prática do crime de apropriação indébita (artigo 168, caput, CP). Embora tivesse 21 anos de idade na data da audiência, fora comprovado que, ao tempo de sua conduta criminosa, tinha 20 anos de idade. Por esta razão, na fundamentação da sentença condenatória, o juiz reconheceu expressamente a presença da atenuante da menoridade relativa (artigo 65, I, do Código Penal). No entanto, ao fixar a pena, não houve a incidência da atenuante para fins do cálculo, o que, naturalmente, resultou em prejuízo para Robério.
Atento ao caso narrado e levando em conta tão somente as informações contidas no texto, na qualidade de advogado(a) de Robério, elabore o recurso cabível.
Orientações:
- Elabore sua peça neste arquivo do enunciado, para manter as formatações.
- Entrega da peça somente pelo AVA (no card da AV2), até o dia 16/11/2020.
- Valor desta peça: até 0,6 (seis décimos) na AV2.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CRIMINAL DA COMARCA 
DE ____
PROECESSO N° ______
Robério, já devidamente qualificado nos autos, vem, por intermédio da sua advogada e procuradora que a esta subscreve, com o devido respeito e superior acatamento perante a vossa excelência, opor, tempestivamente, EMBARGOS DE DECLARAÇÃO, com fulcro no artigo 382, do CPP, a respeitável sentença de fls... A fim de que haja por bem vossa excelência corrigir omissões nela existentes, cuja declaração se requer, como de direito. 
I- DOS FATOS
Robério , 21 anos de idade, foi condenado em primeira instância pelo crime de apropriação indébita, artigo 168, caput, CP, nas circunstancias já vista, tendo sido o apenado em sentença de (sentença).
Na decisão da reprimenda carcerária, conforme lida na sentença, foi se levado em conta a atenuante genérica da menor idade, entretanto, não foi devidamente registrado no cálculo, o que se configura, no nosso entender jurídico, uma omissão do Magistrado em não aplicar as atenuantes genéricas previstas em lei.
Em favor desta manifestação que tem direito o réu, aplica-se a observância das leis adjetivas penais, a seu mister de ver a justiça a ser feita com concretização da lei material penal de nosso país.
II- DO DIREITO
O artigo 382, do CPP, dispõe:
Art. 382. Qualquer das partes poderá, no prazo de 2 (dois) dias, pedir ao juiz que declare a sentença, sempre que nela houver obscuridade, ambiguidade, contradição ou omissão.
Diante das circunstancia do caso em questão, percebe-se que a respeitável sentença emanada por este juízo se encontra, com o ato, claramente maculado pelo vicio da omissão, fator condicionante do presente embargo declaratório, os quais têm por objetivo s
simplesmente a correção de tal falta, atribuindo a sentença plena validade.
A defesa entende que deve ser catada a atenuante genérica da menor idade, ou seja, menor de vinte um anos, prevista no artigo 61, inciso I, do Código penal. Desse modo, a pena deve ser redimensionada para o para o patamar igual ou inferior a quatro anos.
No caso em questão, entende-se que houve omissão quando este juízo deixou de aplicar as atenuantes genéricas previstas no artigo 65do código penal.
 Sendo acatada a tese relatada acima, ou seja, da omissão da não observância das atenuantes genéricas, este juízo deve redimensionar a pena imposta para um patamar igual ou menor a quatro anos. E assim sendo, é dever, de oficio, substituir a pena restritiva de direito, nos termos do artigo 44 do código penal.
No que diz respeito a substituição da pena, a jurisprudência entende que quando s circunstancias são neutras ou favoráveis, deve ser utilizada a substituição da pena d embargante, sobretudo com o acatamento da tese a menor idade penal, prevista no inciso I, do artigo 65, do Código Penal.
III- DOS PEDIDOS
Por tudo o quanto exposto, roga-se pelo conhecimento e provimento do presente recurso para:
a) Para que reconheça da omissão praticada na sentença quando da não aplicou as atenuantes genéricas do artigo 65 do código penal.
b) O redimensionamento da pena para um patamar inferior ou igual a quatro anos, bem como pela substituição da pena restritiva de liberdade por restritivas de direitos, nos termos do artigo 44, do código penal.
Nestes termos, pede e espera deferimento.
Local e data
Advogada
OAB N°___

Mais conteúdos dessa disciplina