Buscar

1 Fichamento 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA CLASSIFICAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA
CURSO DE ARQUIVOLOGIA
Disciplina: Classificação de Documentos Arquivísticos
Docente: Fernanda Monteiro
Discente: Jonathan dos Santos Costa – 20202321851
ARAÚJO, Carlos Alberto . Fundamentos Teóricos da Classificação. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibl. Ci. Inf., Florianópolis, n. 22, 2º sem. 2006
De acordo com as principais ideias do autor, podemos definir classificação como o processo de facetar as coisas no mundo, dividir por tipos, classes, finalidades, características semelhantes ou diferentes. Classificar é atender a necessidade primordial de compreender e ordenar a variedade de coisas que nos rodeia. Se torna um fenômeno natural em sociedade, pois é instintivo, inerente ao homem e surge a partir do momento em que se formam grupos, conjuntos naturais de seres e/ou coisas com características correspondentes e exclusivas de determinada classe. As definições variam de acordo com as finalidades, existem classificações simples como uma pequena combinação agrupada de equivalência e classificações complexas mais elaboradas com critérios rigorosos a serem seguidos.
A classificação permite a recuperação da informação de forma abrangente, sobretudo, com sistemas que facilitam a vida cotidiana. São diversas formas utilizadas e infindáveis maneiras de aplicar a classificação, um dos exemplos dos tipos de classificação, entendida por muitos como tipo tradicional é a classificação bibliográfica, que promove uma classificação sistemática e lógica sobre os elementos, com a finalidade de organizar logicamente os acervos bibliográficos.
 A classificação busca refletir de forma crítica e filosófica sobre os conceitos e ligações entre os elementos, sua formulação deu-se, inicialmente, através de um sistema de classificação hierárquica e em seguida estruturados em gênero/espécie, buscando identificar características ocasionais e essenciais.
Aristóteles pensou na dicotomia entre gênero e espécie para caracterizar os objetos, que deu início a uma série de discussões a respeito das características de classificação, formando um sistema de hierarquia, um conceito que serve de base para diversas correntes de pensamento. Os princípios classificatórios servem para agrupar elementos semelhantes e os gêneros e as espécies são partes imprescindíveis nesse processo. Destarte, os princípios classificatórios contam com finalidades que determinam a amplitude da aplicação, e dão origem ao tipo de característica. 
A elaboração de um sistema de classificação irá depender das características dos elementos e das finalidades. As teorias da classificação dividem-se, inicialmente, em bibliográfica e filosófica e com o advento da teoria de classificação facetada, passaram a ser também divididas de acordo com a forma que se apresentam.
A classificação facetada se destaca por atender a diferentes finalidades. Ranganathan utilizou a ideia analítico-sintética como uma base lógica para construir a Classificação Facetada. Ele pensou o conhecimento e percebeu categorias comuns na formação dos assuntos quando tratam de lugar e tempo. Termos relacionados a materiais também apareciam com certa regularidade, além de atividades, operações e processos, o que chama de energia, de todos os tipos são representados em cada assunto, como também objetos, entidades e sistemas, que denomina de personalidade. 
A construção de um modelo ou plano de classificação precisa ser baseado em determinados critérios e princípios lógicos, para uma estrutura conceitual adequada. Tipos de enunciados são aplicados sobre os conceitos e discussões são essenciais para a definição dos conceitos e das propostas que devem ser seguidas. É fundamental caracterizar e ordenar os conceitos com base nas teorias e métodos de classificação.
A teoria da classificação facetada, em uma área específica, escolhe as facetas relevantes para a determinada área de conhecimento com a finalidade de alcançar os objetivos de ordenação propostos, após escolher as facetas é necessário realizar o levantamento das “subfacetas”. Ademais, o sistema facetado proporciona melhorias qualitativas significativas para análise das informações. Assim, permite identificar explicitamente os sentidos entre as ligações dos elementos, por ter como princípio de classificação a origem de cada termo.
Utilizar um sistema facetado possibilita a representação da informação de forma em que aprimora a visualização dos resultados. Contudo, auxilia em pesquisas, em metodologias de análises, em estudos e nos campos científicos, permitindo explorar os assuntos pesquisados e identificar os resultados, não apenas por mapeamentos temáticos, mas por infinitas possibilidades de pesquisa. 
Portanto, a utilização dos sistemas de classificação eficazes auxilia na organização das informações, nas bibliotecas, nos arquivos e possibilita a recuperação da informação, propiciando diferentes formas dinâmicas para o acesso.

Outros materiais