Buscar

Aula 3 - Métodos e técnicas de estudo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 3-Métodos e técnicas de estudo
Resumo- Conceitos e Tipos
Para Marconi e Lakatos (2009),“um resumo consiste na capacidade de condensação de um texto, parágrafo, frase, resumindo-o a seus elementos de maior importância”.
“O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original”. (ABNT, 2003, p. 2).
O resumo deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento, como é o caso de artigos científicos. Deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas, evitando-se a enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único ou de parágrafos que apresentem ideias completas. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a categoria do documento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.) (ABNT, 2003). Enfim, o resumo deve expor de maneira clara e sucinta as ideias do texto a que se refere.
Segundo a NBR 6028, existem três tipos de resumo: Segundo a NBR 6028, existem três tipos de resumo:
-Resumo Indicativo Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original. O corpo do resumo é formado de frases curtas, descrevendo sua natureza, forma e propósito. 
-Resumo Informativo ou Analítico Informa ao leitor não somente as ideias, mas também as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original. 
-Resumo Crítico Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão. Além de apresentar as principais ideias do autor, apresenta também um julgamento sobre a obra em relação ao seu conteúdo, metodologia e desenvolvimento lógico das ideias.
A elaboração do resumo depende da qualidade do processo leitura. Logo, ao preparar um resumo você deve:
• Identificar a estrutura geral da obra e como o autor desenvolve as ideias; 
• Reconhecer e delimitar as principais seções do texto; 
• Explorar o significado das ideias apresentadas nas seções identificadas; 
• Elaborar palavras-chave de acordo com os temas das principais seções;
• Explorar a relação existente entre as seções do textos. Verificar, por exemplo, se elas se complementam, opõem ou contradizem.
Como se faz um resumo?
Na composição do resumo, você deve evitar expressões como: o autor disse, o autor falou, segundo o autor, de acordo com o livro etc. Mantenha a clareza do texto e procure evitar símbolos, abreviações e formas rebuscadas de escrita. Também é desaconselhável a inclusão de fórmulas, equações e diagramas. Caso seja necessário, justifique sua inclusão e defina-os na primeira vez que aparecerem no texto. 
Na hora da escrita, deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão “Palavras-chave: ”, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
Trabalhos Acadêmicos- Esquemas
Modos de Realização 
Um esquema deve evidenciar o esqueleto da obra, a forma na qual o texto é organizado, suas ideias principais, suas questões mais importantes. Deve captar o conjunto das ideias que se deve considerar como mais relevantes em um texto, ressaltadas em uma forma organizada. O esquema é um recurso utilizável tanto na leitura, para o aprendizado, quanto na produção de um texto. Fazendo o esquema de um texto, podemos perceber com mais clareza suas principais informações e visualizar melhor sua forma de organização. A confecção de um esquema pode ajudar na compreensão de um texto e no aprendizado do tema a partir do assunto tratado. Lendo-se um texto como um todo complexo, será mais fácil a compreensão se o subdividirmos em suas partes sucintas (introdução, desenvolvimento, argumentação e conclusão). Assim, poderemos distinguir, entre todas as informações contidas no todo, aquela particular que nos convém naquele momento. Podemos usar o esquema para destacar as ideias que mais interessam aos nossos objetivos. Na escrita, podemos utilizar um esquema para selecionar e organizar as ideias. A partir do tema que desejamos abordar, é possível organizar a ordem das ideias antes de colocá-las no papel, organizando o texto coerentemente e proporcionando coesão entre as partes e uma leitura mais agradável e eficiente, além de elucidar o assunto tratado. Algumas sugestões tornam-se bem-vindas na hora de organizar um bom esquema. Por exemplo, na leitura, o título e o nome do autor são de grande importância, além da data de construção do texto. Leia o texto na íntegra no mínimo três vezes e, depois disso, faça as marcações das palavras-chave e das desconhecidas, anotando nas margens do parágrafo uma síntese. Isso o ajudará a fazer as relações de entendimento do texto, perceber a mensagem do autor, a ideologia expressa nas entrelinhas, os objetivos desejados com a mensagem e a relação com outros textos já lidos.
Trabalhos Acadêmicos – Resenhas
Como se faz uma resenha?
A resenha é um tipo textual diferente do resumo, pois nela, além de se resumir as informações principais do texto, também se faz críticas aos assuntos abordados, buscando um diálogo com o texto de origem e também trazendo outras referências textuais para alimentar esse diálogo e aprofundar a crítica. Ou seja, para se fazer uma resenha deve-se ler atentamente o texto e dialogar com ele. Às vezes é necessário entender um pouco do assunto tratado para que esse diálogo com o texto flua (Marconi, Lakatos, 2009). O objeto resenhado pode ser de qualquer natureza: um livro, um filme, um álbum, uma peça de teatro ou mesmo um jogo de futebol. O leitor que pretende resenhar um texto não pode ser passivo perante ele, aceitando todas as informações, mas deve questioná-las, buscar outras fontes bibliográficas sobre o assunto para, então, partir para a crítica do texto de origem. Resenhar não é apenas expressar a opinião diante de um texto, mas também pesquisar sobre o tema e expressar o seu ponto de vista a partir de outras fundamentações teóricas, outros autores, que podem ser a favor ou contra as informações do texto resenhado.
Medeiros (2009) aponta as características de uma resenha e as classificações:
Descritiva: Se refere à descrição da obra em seus aspectos físicos, quando foi feita, qual a natureza do texto, onde e quando foi publicada. Situa o leitor quanto ao caráter do texto como obra literária, artística, científica ou de outras natureza
Narrativa: Assemelha-se ao resumo, pois apresenta as características principais da obra. Descreve o desenvolvimento do assunto do texto, suas conclusões, os métodos empregadose pode até abordar aspectos relativos ao autor e suas pesquisas feitas para se chegar a tal texto. Esse aspecto narrativo permite que o leitor da resenha possa conhecer um pouco do texto original, suas características e temas abordados, para que a leitura da resenha possa ser mais completa e aprofundada.
Dissertativa: Apresenta uma análise da obra, avaliando sua importância dentro do contexto em que ela se insere e às finalidades a que ela se propõe. Então, parte-se para a crítica da obra, onde ocorre o diálogo com ela e com outras referências bibliográficas, enriquecendo o caráter crítico da resenha
Medeiros (2009) classifica as resenhas em dois tipos, que levam em consideração o critério de apresentar ou não o caráter dissertativo na resenha:
Resenha Descritiva:
Vai apresentar características descritivas e narrativas em sua estrutura. Medeiros (2009) aponta a seguinte estrutura de resenha descritiva: 
1. Nome do autor (ou dos autores), título e subtítulo da obra. 
2. Se tradução, nome do tradutor; 3
. Nome da editora; 
4. Lugar e data de publicação da obra e número de páginas e volumes;5. Descrição sumária de partes dos capítulos e índices; 
6. Resumo da obra, objeto, objetivo, gênero, tom do texto; 
7. Métodos utilizados (como o autor defente sua obra), ponto de vista que defende;
Note que a resenha descritiva não apresenta argumentações de quem a escreve, ou seja, não há a característica dissertativa;
Resenha Crítica
A resenha crítica apresenta os mesmos elementos da resenha descritiva, mas, além disso, apresenta a característica dissertativa. Ou seja, ela possui críticas positivas e negativas aos assuntos abordados no texto, sendo que essas críticas são sustentadas por argumentações do autor da resenha, funcionando como provas daquilo que ele está afirmando. O fio condutor da resenha crítica baseia-se nessas argumentações e no modo como o autor da resenha dialoga com o texto analisado. A resenha crítica permite que o autor dela traga para seu texto outros autores, suas teorias e pesquisas para confrontar ou apoiar as ideias do texto resenhado. Dessa forma, as afirmações e argumentações da resenha podem ser fundamentadas teoricamente, deixando de ser apenas opiniões do autor da resenha para ser uma forma de diálogo teórico e científico, em que o diálogo é bastante rico e proveitoso para quem o lê.
Trabalhos Acadêmicos- Fichamentos 
As fichas são excelentes meios de estudo para diversos profissionais e também para os estudantes. Com elas, é possível ordenar o estudo de forma mais concisa e ter uma visão geral do que está sendo estudado. O conteúdo das fichas pode ser bastante diverso, podendo conter resumos, anotações de conteúdo e descrições de uma aula. Enfim, informações relevantes sobre determinado assunto. Há elementos que podem ajudar na estruturação do fichamento, que o deixarão mais rico e coeso. Conheça alguns passos estruturais de um fichamento que Medeiros (2009) aponta:
Passo 1: Faça um cabeçalho. Nele deve haver o título da ficha, que pode ser genérico. Caso sejam várias fichas de determinado assunto, é interessante numerá-las. 
Passo 2: Referências bibliográficas. Liste, logo abaixo do cabeçalho, as referências bibliográficas utilizadas para a elaboração da ficha. Essa listagem é importante para que, caso você queira fazer um estudo mais aprofundado, consulte a bibliografia
Passo 3: Texto É onde se desenvolve a ficha. Nesta fase, há o resumo da obra estudada, ou da aula, assim como anotações diversas referentes ao conteúdo.
 É interessante que o texto seja conciso, para que mais informações possam ser colocadas, mas podem aparecer citações de autores o que enriquece o material, assim como podem ocorrer anotações diversas para facilitar a leitura da ficha, como comentários, conclusões da leitura ou lembretes. 
As fichas podem ser ótimos instrumentos para o estudo. Você pode fichar um capítulo estudado ou um texto e pode usar esse fichamento para ter uma visão geral de seus estudos, agrupando diversas fichas de um mesmo assunto.
Síntese
Nesta unidade vimos o que é um resumo, os tipos de resumo e como fazer para elaborá-los. Vimos, também, o que são os esquemas, os tipos de esquema e as etapas para sua elaboração. Destacamos que não há regras fixas para a confecção de esquemas e resumos, pois são instrumentos de estudo e aprendizado acadêmico a serem utilizados pelos alunos como forma de estudo individual e, caso solicitado, como atividade acadêmica a ser apresentada aos professores. Você aprendeu, ainda, novas formas de registrar os conhecimentos adquiridos ao logo da caminhada acadêmica utilizando a técnica da resenha e do fichamento. Descobrimos que existem as resenhas descritivas e críticas e exploramos os passos para suas elaborações. Por fim, aprendemos sobre os fichamentos e seus elementos constitutivos.

Continue navegando