Buscar

DERMATITE SEBORREICA

Prévia do material em texto

DERMATITE SEBORREICA
 MATHEUS VIEIRA CABRAL FIGUEIREDO
• CONCEITO: Dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e orelhas. É uma doença de caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas. Apesar do nome, a composição e o fluxo de sebo, em geral, são normais. A patogênese da dermatite seborreica não é bem definida, mas sua atividade foi relacionada à quantidade de leveduras Malassezia presentes na pele. geralmente nos primeiros 3 meses de vida, e em pessoas com 30 a 70 anos. A incidência e gravidade da doença parecem ser afetadas por fatores genéticos ou emocionais, estresse físico ou clima (em geral piora no frio). 
• SINAIS E SINTOMAS: Os sintomas de dermatite seborreica se desenvolvem gradualmente, e a dermatite geralmente só é aparente como flocos secos (caspa) ou descamação difusa, seca ou oleosa do couro cabeludo (caspa) com prurido variável.
· Oleosidade na pele e no couro cabeludo;
· Escamas brancas que descamam – caspa;
· Escamas amareladas que são oleosas e ardem;
· Coceira, que pode piorar caso a área seja infectada pelo ato de “cutucar” a pele;
· Leve vermelhidão na área;
· Possível perda de cabelo.
 
• DIAGNÓSTICO: A partir da avaliação clínica! O diagnóstico é feito clinicamente por um dermatologista que irá se basear na localização das lesões e no relato do paciente. Dermatite seborreica pode às vezes ser difícil de distinguir de outras doenças como psoríase, dermatite atópica, dermatite de contato, tinha e rosácea. Em alguns casos é necessária a realização de alguns exames clínicos, como o micológico, a biópsia e o teste de contato.
• TRATAMENTO: 
· Em adultos com envolvimento do couro cabeludo: 
Piritionato de zinco;
Ácidos salicílico e sulfúrico;
Sulfeto de selênio; 
Cetoconazol (2% e 1%) ou xampu de alcatrão (de venda livre);
Aplicar diariamente ou em dias alternados até a caspa ser controlada e, então, 2 vezes/semana.
Loções de corticoide podem ser friccionadas no couro cabeludo ou em outras áreas pilosas duas vezes/dia, até o controle da descamação e do eritema. 
· Para a dermatite seborreica das regiões retroauriculares, sulcos nasolabiais, margens palpebrais e base do nariz, utilizam-se cremes de hidrocortisona a 1 a 2,5%, 2 ou 3 vezes/dia, diminuindo para uma vez ao dia, quando a doença estiver sob controle; o creme de hidrocortisona é o corticoide menos agressivo para a face, pois os fluoratos produzem efeitos adversos (p. ex., telangiectasia, atrofia, dermatite perioral).

Mais conteúdos dessa disciplina