Buscar

DISCURSIVA ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PROVA FINAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Diferentes autores, países e organizações criaram classificações para a Tecnologia Assistiva. Essas classificações não se anulam ou contradizem, mas se complementam e estão baseadas nas diferentes concepções que embasam a elaboração dessas classificações, são elas: ISO 9999, Classificação Heart e Classificação Nacional de Tecnologia Assistiva (EUA). Descreva tais classificações e aponte as características da sua organização.
Classificação Nacional de Tecnologia Assistiva (EUA): Se organiza em categorias dentre elas: Serviços; móveis adaptados para mobiliário; recreação, lazer e esportes; órteses e próteses; mobilidade; vida independente; computadores e controles, elementos sensoriais e arquitetônicos. Classificação Heart: esse modelo propõe foco na TA, e considera componentes técnicos, humanos e socioeconômicos. E a ISO 9999 que propõe: tratamento médico pessoal; mobilidade pessoal; cuidados com o lar; treinamento de habilidades, órteses e próteses; mobiliário e adaptações nas edificações; comunicação e informação; manuseio de objetos e equipamentos; lazer e melhorias ambientais/ferramentas e máquinas.
2- A adoção, nas diferentes etapas do processo pedagógico, da perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem pode provocar amplas mudanças. Essas mudanças podem afetar diferentes pontos do currículo formal (objetivos, metodologias, materiais, avaliação, etc.) e do currículo cotidiano da escola. Descreva uma mudança de algum ponto do currículo formal e/ou cotidiano com o uso do Desenho Universal.
Através do uso do Desenho Universal é possível o uso de diferentes materiais na elaboração de diferentes metodologias inovadoras que possam flexibilizar o currículo, partindo para um atendimento individualizado em que haja a valorização das habilidades de cada estudante, havendo também um processo de avaliação diferenciado, não havendo mais espaços para segregação de estudantes com deficiência.

Mais conteúdos dessa disciplina