Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA HISTORIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
Povos indígenas e os Afros descendentes no Brasil
Eliane Aparecida da Silva Carreira
01337678
Pedagogia EaD
No dia 10 de março de 2008 o ex-presidente da república, Luis Inácio Lula da Silva e Fernando Haddad, na época, Ministro da Educação, assinaram a Lei Nº 11.645 alterando a Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelecendo assim, a obrigatoriedade de incluir oficialmente no currículo de ensino a temática “História e Cultura Afro brasileira e Indígena”, certificando assim, a melhoria dos direitos sociais e demonstrando a necessidade da implantação e consequentemente a busca de novas estratégias para novas políticas educacionais, que propõem e reconhecem uma sociedade diversificada. 
 Tais conteúdos serão trabalhados de forma interdisciplinar, com o objetivo de conscientizar os alunos sobre diversos pontos que, muitas vezes não são mencionados nos livros didáticos, pois esses fatos incidem apenas sobre a cultura europeia, nosso passado escravo e as consequências de leis impostas como a Lei nº 1, de 14 de janeiro de 1837³ , são pouco abordadas, ainda hoje, há uma certa “negação” da existência do racismo e é exatamente sobre essa recusa que devemos transformar a Lei 11.645 do papel em práticas dentro das salas de aula, é através da compreensão e pesquisa dessa história e do processo de escravidão, que tomamos a consciência de que nossa sociedade ainda se encontra em dívida em relação às pessoas negras, uma vez que, ainda carregamos racismo estrutural, essa discriminação que se manifesta por meio de práticas conscientes ou inconscientes, seja de forma explicita ou falas “habituais” impregnadas em nossos “costumes” como exemplo, a palavra Denegrir, muito utilizada em nosso vocabulário: “DENEGRIR, v.p.d., v.p.r. 
 Como exemplo, as obras de arte da pintora Afro-Cubana Harmonia Rosales⁶, que podem ser utilizadas como matérias culturais pelos professores, pois, é um grande incentivo aos alunos, uma vez que, a autora, de uma forma esplendida, protagoniza os negros em obras de artes já conhecidas, com a Criação de Deus, pintada por Michelangelo, trazer para dentro das salas artistas com Harmonia Rosales, é expandir ainda mais a cultura Afro, é cultivar o interesse dos alunos e mostrar a importância da nossa diversidade cultural.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.
D’ OLIVEIRA, H. Maia. DBI – Dicionário Base Iracema: Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Iracema: Editora Prismática, 2009. 2104 p. ISBN 978-85-7411-021-9
BORGE, Elizabeth Maria de Fátima. A inclusão da História e da Cultura Afro-brasileira e Indígena nos Currículos da Educação Básica. Olimpíada Nacional em História do Brasil, Vassouras, v. 12, n. 1, p. 71 – 84, jan./jun. 2010.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNIME, 2017.
ROSALES, Harmonia. “The Creation of God” …we all are created in “Gods image. 17 maio. 2017. Instagram: https://www.instagram.com/honeiee/. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BTuPgk3g_RC/. Acesso em: 09 nov.2020.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Lei n. 1, de 1837, e o Decreto nº 15, de 1839, sobre Instrução Primaria no Rio de Janeiro. Desenvolvido por ASPHE/FaE/UFPel. Pelotas. 2005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/viewFile/29135/pdf.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CASA CIVIL SUBCHEFIA PARA ASSUNTOS JURÍDICOS. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, 10 mar. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 09 nov. 2020.
¹ Graduanda em Licenciatura Letras Espanhol pela Universidade Estadual do Centro Oeste
(UNICENTRO); Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná
(UNOPAR).
** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

Outros materiais