Buscar

OS EFEITOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO NO ENSINO BASE DAS ESCOLAS NA CIDADANIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

OS EFEITOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO NO ENSINO BASE DAS ESCOLAS NA CIDADANIA
The effects of implementing the constitution on basic education um shools in citizenship
Nome do acadêmico: Caroline Nogueira Alves
1 INTRODUÇÃO
É através do ensino nas escolas que metade da população brasileira tem acesso a educação, sendo que 75% dos jovens estão atrasados ou abandonam os estudos. (IBGE, 2020) 
Na constituição que estão os direitos e deveres do cidadão, usados em seu cotidiano e pela a maioria desconhecido, portanto, a constituição é um instrumento na vida social, que estabelece os princípios fundamentais, garante os direitos, os meios de exercer a cidadania, entre outros. 
Por isso, é essencial que o cidadão tenha consciência e compreensão da constituição, pois seria um beneficio para a sociedade em si tanto socialmente quanto politicamente. Para que haja a construção de uma cidadania mais consciente e consequentemente uma sociedade mais justa. 
Cidadania é participar ativamente, exercer os direitos e deveres e ter conhecimento destes.
É incabível, construir uma sociedade em que a maioria de direitos e deveres que se usa diariamente é desconhecido pela massa. Através deste resumo, iremos analisar os efeitos que causam a falta de conhecimento da Constituição, como também, a cidadania na perspectiva da Constituição.
2 PROBLEMA DE PESQUISA
No nosso cotidiano, lidamos com atos, direitos e deveres e a constituição é um meio de guiar a conduta humana, não seria essencial o conhecimento deste estudo nas escolas? E quais efeitos causam a ignorância na cidadania?
3 DESENVOLVIMENTO – OS EFEITOS DA FALTA DE CONHECIMENTO DA CONSTITUIÇÃO
É visível que a falta de conhecimento da constituição brasileira, tem afetado e construído uma sociedade que até hoje em pleno o século XXI não tem consciência dos seus direitos e deveres. Fruto de uma matriz escolar focada em português e matemática, não desmerecendo, porém que tem construído pessoas desinformadas, consequência disso é uma série de problemas socias e políticos. Apesar das modernizações, o que governa ainda são os que sabem mais sobre os que sabem menos, os que conhecem sobre os que não tem conhecimento.
É necessário que o indivíduo termine seus estudos com a consciência do seu papel social, pois os cidadãos são inseparáveis de seus direitos e deveres e um de seus deveres é respeitar a dignidade da pessoa humana. Essa ignorância causa a falta de informação, a falta de exigir os seus direitos, como poderá exigir algo que não conhece? O voto por votar sem saber a importância deste ato político. E conhecer esses direitos e deveres é ser um cidadão de verdade é exercer a cidadania plenamente.
4 PERSPECTIVA DA CIDADANIA SEGUNDO A CONTITUIÇÃO
Segundo Silva (2006, p. 36), conforme citado por França (2017, np) fundamenta a expressão cidadania como parte de um conjunto de direitos e deveres que cada cidadão carrega consigo nas seguintes palavras:
Consiste na consciência de pertinência à sociedade estatal como titular dos direitos fundamentais, da dignidade como pessoa humana, da integração participativa no processo do poder com a igual consciência de que essa situação subjetiva envolve também deveres de respeito à dignidade do outro, de contribuir para o aperfeiçoamento de todos. Essa cidadania é que requer providências estatais no sentido da satisfação de todos os direitos fundamentais em igualdade de condições. 
Exercer a cidadania por completo é ter conhecimento de seus direitos e deveres, a cidadania tem uma profunda ligação com a votação consciente é a própria concretização da democracia. Só existe cidadania quando é garantido o direito de todos e se cobram os deveres de todos. E por meio da Constituição que garante os direitos como acesso a saúde a educação trabalho, moradia o direito de participar do poder político tanto diretamente, pelo o Governo quanto indiretamente pelo o voto. Através da Constituição Cidadã promulgada em 1988, que hoje se garante diversos direitos fundamentais. Mas que infelizmente após décadas, ainda desconhecido por muitos. É preciso que a cidadania saia do papel e se torne uma cidadania efetiva, para que haja igualdade é necessário a consciência desta cidadania.
A própria Constituição trás em seu artigo 205 o seguinte:
A educação. direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. 
Portanto, é através da educação nas grades curriculares do Ensino base das Escolas que a Constituição como matéria essencial para a construção de um cidadão deverá ser implantada. Com a iniciativa do Estado, a colaboração da família visando uma sociedade mais consciente. 
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Após as analises e discussões foi possível compreender a importância da constituição, o conceito de cidadania e sua perspectiva perante a Constituição. Portanto, compreendemos a necessidade de um estudo da matéria Constitucional nas escolas, ademais pode-se compreender a todos os reflexos positivos que essa implementação traria socialmente e politicamente.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal.1988
DEDIHC. A declaração universal e a Constituição de 1988. Disponível em: http://www.dedihc.pr.gov.br Acesso em:10 jun.2021
FRANÇA CARDOSO, Suelen. Direito Constitucional como disciplina obrigatória nas escolas brasileiras de educação básica: Análise do Projeto Lei N°70/2015. Jus. 2017. Disponível em https://jus.com.br Acesso em: 5 jun.2021

Continue navegando