Buscar

3%20pontos%20direitoadm.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SEMANA AULA 1
1. João Carlos, vascaíno fanático e servidor público municipal, ao realizar atendimento à Mariana, acabou a tratando mal e com desrespeito, deixando ainda de concede­lhe uma licença. Apesar do preenchimento dos requisitos legais para a concessão da referida licença João a negou pelo fato de Mariana ser flamenguista. Considerando o enunciado, marque a opção correta:
A. João agiu corretamente pois poderia conceder ou não a licença à Mariana, de acordo com a sua oportunidade e conveniência.
B. João não agiu corretamente pois a Constituição Federal veda que o agente público torça para time de futebol.
C. João agiu corretamente pois a aplicação dos princípios depende de lei regulamentadora, e em seu Município não há;
D. João não agiu corretamente pois a observância dos princípios é obrigatória para o adequado desempenho da atividade administrativa, não podendo o agente público agir de maneira desigual em relação aos administrados, e nem visando atingir interesse próprio.
Resposta letra D
2. Suzana, magistrada de 1º grau, resolveu nomear seu sobrinho Juninho para ocupar um cargo comissionado em seu gabinete, em virtude da relação de confiança existente entre ambos. Com base na situação hipotética, marque a opção correta:
A. Suzana agiu de acordo com a Constituição Federal pois os cargos comissionados são de livre nomeação.
B. Suzana feriu os princípios da impessoalidade e moralidade administrativa.
C. Não há nepotismo, pois Juninho é parente de quarto grau de Suzana.
D. A Constituição Federal não veda tal nomeação.
Resposta letra B
SEMANA AULA 2
1. O poder conferido aos agentes administrativos possui limites estabelecidos na lei. Quando o agente administrativo competente pela prática de determinado ato administrativo se afasta do interesse público quando aplica sua oportunidade e conveniência, ocorre o que a doutrina classifica como:
A) excesso de poder, pois ao analisar o mérito administrativamente o agente não pode se furtar a cumprir o interesse público
B. omissão da Administração, pois não observou o interesse público.
C. comissão administrativa, pois agiu segundo oportunidade e conveniência.
D. desvio de poder, pois a competência do agente público não é um cheque em branco, sendo necessária a presença da finalidade do ato administrativo prevista em lei.
 Resposta letra D
2. Em virtude de inadimplência, a concessionária GG resolveu interromper a prestação do serviço de energia elétrica da consumidora Carla. Considerando o enunciado, marque a opção correta:
A. A legislação permite a interrupção de qualquer serviço público.
B. A legislação permite o corte de serviço público remunerado por tarifa, em caso de inadimplência, após aviso prévio.
C. Em regra os serviços públicos essenciais podem sofrer interrupção, haja vista o princípio do equilíbrio econômico financeiro.
D. A legislação permite apenas a interrupção de serviço público remunerado por tarifa em situações emergenciais.
Resposta letra B
SEMANA AULA 3
1. Silvana, diretora­executiva de uma empresa multinacional, foi convidada pelo Presidente da República para ocupar o cargo de diretora­geral da agência reguladora de telecomunicações. Extremamente animada com o reconhecimento da sua competência e tendente a aceitar o convite, Silvana pergunta ao seu amigo João, advogado experiente, sobre a possibilidade de perda do mandato dos dirigentes das agências reguladoras. O advogado, seguindo o disposto na legislação, a informa que:
A. Os dirigentes possuem vitaliciedade e não podem perder o cargo nunca.
B. Os dirigentes podem ser livremente exonerados, pois trata-se de cargo comissionado.
C. Os dirigentes possuem certa estabilidade no cargo e tem o direito de ocupá-lo até o final do prazo do mandato previsto em lei.
D. Os dirigentes podem perder o cargo apenas em virtude de processo administrativo.
Resposta letra C
2. Laura realizou concurso público para os correios e após a sua provação e homologação do certame, foi logo nomeada. Ocorre que após 5 anos ocupando o cargo, num dia normal de expediente, foi surpreendida pela sua superior hierárquica Joaquina que lhe informou que estava demitida. Ao perguntar o motivo, ouviu da sua chefe que não precisava dizer o motivo, e que ela pegasse sua bolsa e fosse embora. A partir do enunciado, marque a opção correta:
A. Assiste razão à Joaquina, uma vez que a natureza jurídica dos correios é de Direito privado, não sendo necessário que ato de dispensa de empregados seja motivado.
B. Apesar da natureza jurídica dos correios, a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho entende que ato de dispensa de empregado dos correios deve ser motivado, pois trata-se de estatal que presta serviço público em regime de monopólio.
C. Laura possui Direito à estabilidade e não poderia ser dispensada como foi.
D. Laura possui Direito à estabilidade e só poderia ser dispensada após processo administrativo que lhe fosse assegurada ampla defesa e contraditório.
Resposta letra C
SEMANA AULA 4
1. Marcela servidora pública federal, ausentou­se do exercício das suas funções durante 47 dias ininterruptos, sem justificar a sua ausência ao seu superior hierárquico. Ao retornar ao trabalho, foi instaurado contra Marcela um processo administrativo no qual foi imposta a pena de demissão do serviço público pela prática de infração prevista no estatuto funcional. Considerando a situação narrada, marque a opção correta:
A. a administração pública usou do poder de polícia para punir Marcela, haja vista a inassiduidade habitual.
B. a administração pública usou do poder discricionário para punir Marcela, pois não era mais conveniente e oportuno manter uma servidora desidiosa.
C. a administração pública usou do poder normativo para punir Marcela, pois a lei previa a sanção.
D. a administração pública usou do poder disciplinar para punir Marcela, pois a administração possui prerrogativa de aplicar sanção ao servidor que pratica infração funcional.
Resposta letra D
2. O Estado XYZ editou decreto para desapropriar o imóvel de Marieta para construção de um hospital. Ao ser procurada pela administração pública, Marieta recusou a oferta do valor indenizatório, ao argumento de que o imóvel tinha um valor sentimental para ela e que não abria mão dele por nada. Considerando a negativa de Marieta, o poder público ajuizou ação de desapropriação para promover a retirada da propriedade de maneira forçada. Com base na situação narrada, marque a opção correta:
A. A ação deverá ser julgada improcedente pois a Constituição Federal previu o Direito fundamental absoluto da propriedade.
B. Marieta perderá a propriedade pois a administração pública ao exercer o poder de polícia poderá retirar propriedades por ato próprio.
C. Marieta perderá a propriedade, pois o princípio da preponderância do interesse público será aplicado no caso concreto.
D. Marieta poderá questionar o mérito da desapropriação na ação proposta pelo poder público, alegando não ser necessária a construção do hospital na
Resposta letra C

Mais conteúdos dessa disciplina