Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
SAÚDE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO-AVALIANDO APRENDIZADO

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disc.: SAÚDE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO   
	Aluno(a): 
	Matríc.:
	Acertos: 0,3 de 0,5
	02/10/2021 (Finaliz.)
		1
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Zelar pela segurança e bem estar dos empregados é obrigação prevista em vários artigos da legislação brasileira. A cada dia a legislação é mais rigorosa no sentido de evitar acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, compelindo, desde as mais singulares empresas, a aplicarem recursos em saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho. (OLIVEIRA, Uanderson R. Ergonomia e segurança no trabalho. Disponível em https://issuu.com/uandersonrebula/docs/ergonomia_e_seguran_a_do_trabalho_-. Acesso em 20/03/2021). 
Considerando o tema da Legislação de Saúde e Segurança do Trabalho, avalie as afirmações a seguir.
I.    De acordo com as Normas Regulamentadoras, é dever do empregado adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação. 
II.    A "redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança", é um direito fundamental do trabalhador previsto na Constituição Federal (CF) de 1988.
III.    De acordo com as Normas Regulamentadoras, cabe ao empregador cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho.
IV.    A pesquisa de clima não é uma ferramenta adequada para auxiliar os setores relacionados à segurança do trabalho, pois possui um viés exclusivamente de identificar os pontos de insatisfação dos trabalhadores.
É correto o que se afirma em:
		
	 
	II e III.
 
	
	I e II.
 
	
	I, II e IV.
	 
	I, II e III.
	
	II e IV.
	Respondido em 03/10/2021 10:30:55
	
Compare com a sua resposta:
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	A saúde do empregado envolve sua condição física e mental e seu bem-estar psicológico. Assim, a saúde ocupacional está relacionada com a assistência médica preventiva, é prevista por lei e garante o acompanhamento médico do empregado. Em relação à segurança do trabalho, esta está relacionada à saúde ocupacional, pois seu objetivo é eliminar condições inseguras de trabalho e prevenir acidentes. Considerando que ambas atuam principalmente de forma preventiva, assinale a alternativa que contém as aplicações que podem ser feitas pelas empresas para atingir tal prevenção.
		
	
	Comunicação, inspeção e observação.
	
	Observação, inspeção e relacionamento.
	
	Ação preventiva, inspeção e proatividade.
	 
	Inspeção, relacionamento e proatividade.
	 
	Observação, ação preventiva e comunicação.
	Respondido em 03/10/2021 10:43:26
	
Compare com a sua resposta:
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Fundada em 1919 para promover a justiça social, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a única agência das Nações Unidas que tem estrutura tripartite, na qual representantes de governos, de organizações de empregadores e de trabalhadores dos países membros participam em situação de igualdade das diversas instâncias da Organização.
A missão da OIT é promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. Para a OIT, o trabalho decente é condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.
Analise as asserções a seguir e identifique aquela(s) que retratam as responsabilidades da OIT. 
I.    A OIT possui a responsabilidade de criar regulamentos e normas que promovam o fortalecimento dos países membros através do desenvolvimento industrial e criação de novas oportunidades de trabalho para as comunidades. 
II.    A OIT possui a responsabilidade de fomentar o desenvolvimento do trabalho em todo o mundo e estipular parâmetros de legislação trabalhista a serem observados pelos países filiados, inclusive no que diz respeito à Segurança e Saúde no Trabalho. 
III.    A OIT possui a responsabilidade de, através da Conferência Internacional do Trabalho, que ocorre anualmente, definir as normas de internacionalização das empresas e a regulação dos processos de trabalho em um contexto globalizado. 
IV.    A OIT possui a responsabilidade de trabalhar junto aos países membros a promoção da igualdade de condições e tratamento no local de trabalho, focando principalmente os grupos excluídos em decorrência da discriminação, como as pessoas LGBT, mulheres, transexuais e pessoas com deficiência.
É correto o que se afirma em:
 
		
	
	II e III.
	
	I e III.
	
	I e II.
	 
	II e IV.
	
	III e IV.
	Respondido em 03/10/2021 10:44:11
	
Compare com a sua resposta:
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Formada por profissionais de diferentes áreas, a equipe multidisciplinar na saúde trabalha em busca de um único objetivo. Para alcançá-lo, essas pessoas se inter-relacionam e promovem um tratamento diferenciado, enxergando o cidadão como um todo e proporcionando um atendimento humanizado. Assim sendo, qual a importância da visão multidisciplinar para o trabalho das equipes de saúde do trabalhador?
		
	
	A extinção da Consolidação das Leis do Trabalho.
	
	A atuação na perspectiva biomédica sem considerar os aspectos coletivos do local de trabalho.
	
	A possibilidade de processos de trabalhos individualizados.
	
	A constituição da CIPA.
	 
	A troca de informações entre áreas de conhecimento distintos, bem como a atuação conjunta entre profissionais a partir de uma visão mais ampliada das ocorrências no ambiente de trabalho.
	Respondido em 04/10/2021 08:37:05
	
Compare com a sua resposta:
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Considere o estabelecido na Norma Regulamentadora 6, que trata dos Equipamentos de Proteção  Individuais para analisar as afirmações a seguir.
I - Em qualquer situação, compete à CIPA e ao RH definir os EPIs que devem ser utilizados na empresa.
II - Cabe ao empregador responsabilizar-se pelo fornecimento gratuito e pela higienização periódica dos EPIs.
III - O empregado deve utilizar o EPI apenas para a finalidade a que se destina, cumprindo as determinações do empregador para o uso adequado do equipamento.
IV - A empresa poderá fornecer apenas EPIs nacionais. Os importados recebem certificados de autorização dos órgãos competentes.
Está correto o que se afirma em:
		
	 
	II e III.
	
	III e IV.
	
	I e III.
	
	I e II.
	
	II e IV.
	Respondido em 04/10/2021 08:40:22
	
Compare com a sua resposta:
	
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A saúde, segundo a OMS, deve ser considerada como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidades". Assim, a fim de se conseguir saúde no trabalho, se faz necessário contemplar as relações saúde-trabalho em toda a sua complexidade. Para tanto, se faz necessária uma atuação multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial. Essa equipe fica alocada no SESMT - Serviço Especializado em Segurança e Saúde do Trabalhador, e tem como função reconhecer, avaliar e controlar as causas de acidentes e doenças. 
A equipe de profissionais que compõem o SESMT e responde por esse atendimento multidisciplinar é formada por:
 
		
	 
	Médico do Trabalho; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Enfermeiro do Trabalho; Técnico de Segurança do Trabalho e Técnico em Enfermagem do Trabalho.
	
	Médico do Trabalho; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Terapeuta Ocupacional; Técnico de Segurança do Trabalho e Psicólogo.
	
	Enfermeiro do Trabalho; Técnico de Segurança do Trabalho; Terapeuta Ocupacional; Assistente Social e Psicólogo. 
	
	Médico do Trabalho; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Fisioterapeuta Ocupacional; Técnico de Segurança do Trabalho e Técnico em Enfermagem do Trabalho. 
	
	Enfermeiro do Trabalho; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Psicólogo; Fisioterapeuta Ocupacional e Técnico em Enfermagem do Trabalho. 
	Respondido em 04/10/2021 08:43:38
	
Compare com a sua resposta:
Página12