Buscar

Portfolio Libras

Prévia do material em texto

Claretiano Centro Universitário
Professora: Aparecida Helena Ferreira Hachimine
Aluna: Pollyana Dourado de Morais Rodrigues
RA: 8067453
Língua Brasileira de Sinais
Goiânia
2021
Com base nas leituras anteriores, responda às questões a seguir: 
1) Sabemos que a audição é o meio pelo qual o indivíduo entra em contato com o mundo sonoro e com as estruturas da língua oral, possibilitando, dentre outras coisas, o desenvolvimento da linguagem (PEDROSO, 2013, p. 55). Sendo assim, a audição desempenha as funções de: 
a) Localização e identificação: capacidade de reconhecermos de onde vem um som e qual é a fonte sonora que o está produzindo.
 b) Alerta: capacidade de nos atentarmos para todos os estímulos sonoros que nos rodeiam, como, por exemplo, a buzina de um carro vindo em nossa direção.
 c) Socialização: capacidade de nos relacionarmos, pois é principalmente pela audição que entramos em contato com as outras pessoas.
 d)Intelectual: grande parte das informações nos é transmitida por meio do código oral. 
e) Comunicação: a fala é o meio de comunicação mais utilizado pelo homem, e é por meio da audição que a linguagem e a fala se desenvolvem.
Levando em consideração cada uma das funções da audição citadas anteriormente, apresente um exemplo de ações cotidianas na vida de um surdo e compare com a vida de um ouvinte.
A) Se por exemplo uma pessoa surda vai sair na rua sozinho é muito perigoso, caso aconteça algo, e um carro buzina para chamar a atenção, ele não irá ter a devida atenção, ao determinado assunto, diferentemente do ouvinte que quando sai ouve todos os barulhos de um trânsito, buzina, gritos, construções, sendo assim, para o ouvinte é algo comum, e fácil, já para o surdo, ele tem que tomar todo cuidado necessário caso sai sozinho.
B) Se um surdo estiver fazendo um bolo e colocar um alarme para poder olhar o bolo, ele não conseguira, pois não ouve, a menos que ele coloque em modo vibrar ou que seja algum alarme visual.
C) O surdo para se comunicar com um ouvinte necessita que ele saiba interpretar a linguagem, da mesma forma o ouvinte para se comunicar com um surdo necessita de saber falar em libras.
D) os meios mais comuns de transmitir uma informação é oralmente, então o surdo busca maneiras de ficar informado pelas notícias dos jornais através de algum outro meio que faça a tradução em língua de sinais, pois os telejornais não tem interprete no decorrer dele.
E) Caso um surdo comece a passar mal seja na rua, no mercado, escola, ele terá dificuldade de dizer o que está sentindo devido a oralidade ser a forma de comunicação mais usada, infelizmente isso faz com que algo grave possa acontecer com essa pessoa, pela falta de entendimento.
2) Leia atentamente a citação a seguir: “A maior parte dos surdos profundos, por exemplo, não exibem uma fala socialmente inteligível. Além disso, em geral, manifestam atraso significativo no desenvolvimento global e dificuldades ligadas a aprendizagem da leitura e da escrita, apresentando-se muitas vezes, apenas parcialmente alfabetizados após anos de escolarização” (MANTELATTO, PEDROSO & DIAS, 2000, n.p.).
Antes as abordagens educacionais dos surdos era uma abordagem oralista, os surdos somente podiam se comunicar oralmente, e era proibido o uso de sinais, seja em casa ou na escola, com isso as crianças e também os adultos ficaram em déficit de aprendizado, pois como uma pessoa totalmente surda consegue entender ou se comunicar sem os sinais? Com isso realmente a história da educação dos surdos foi autoritária dos ouvintes, hoje em dia as pessoas surdas são vistas como pessoas e não com alguma patologia medica que se força irá aprender a ouvir, assim hoje em dia a melhor opção é a é a escola bilingue, que tem como a língua primaria LIBRAS, e não como as escolas que fazem a inclusão em salas mistas onde a língua primaria é o português.
REFERENCIAS
PEDROSO, C. C. A.; ROCHA, J. C. M. Língua Brasileira de Sinais. Batatais: Claretiano, 2013. Caderno de Referência de Conteúdo – CRC- Material na Sala de Aula Virtual

Continue navegando