Buscar

Farmácia Hospitalar e Clínica - DESAFIO COLABORATIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Maurício de Nassau Farmácia Hospitalar e Clínica
Desafio Colaborativo
Maria Carliana dos Santos 
Curso de Farmácia
Olá, prezado(a) aluno(a)! Tudo bem? 
 
Seja bem-vindo(a) ao nosso Desafio Colaborativo, da disciplina Farmácia Hospitalar e Clínica. 
 
O objetivo de nossa disciplina é ajudar você a construir as competências necessárias para a sua atuação profissional, utilizando todas as ferramentas que estarão à sua disposição ao longo do curso que você escolheu, no seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). 
É importante que você leia e discuta, de maneira argumentativa, com seus colegas para que troquem conhecimentos e aprendam de maneira coletiva. Lembre-se de que essa atividade tem o intuito de ser coletiva, por isso a interação com seus colegas é muito importante. 
 
Vamos as Atividades! 
 
1.Leia o texto a seguir: 
 
Lauro passou a integrar a equipe da farmácia hospitalar de um hospital especializado no atendimento pediátrico e, no primeiro dia de trabalho, dedicou-se apenas em conhecer os processos, tanto do hospital como um todo, quanto da própria farmácia. No entanto, deparou-se com algumas situações que o deixaram preocupado e, por isso, entendeu que deveria priorizar a solução para o bom andamento do setor. É o caso, por exemplo: 
· O sistema informatizado estava desatualizado, obrigando a equipe a fazer controle de estoque manual; 
· O consumo médio mensal de medicamento foi atualizado há mais de um ano e, desde então, a equipe de trabalho já mudou e o hospital passou por expansão; 
· A equipe de médicos queixou-se da falta de alguns medicamentos e solicita a incorporação de medicamentos mais modernos no elenco padronizado; 
· A seleção dos medicamentos usada pelo hospital é exatamente o preconizado pela Relação Municipal de Medicamentos (Remume), contando, inclusive, com uma grande quantidade de medicamentos de uso adulto; 
· Um espaço relativamente grande da área física do hospital está sendo ocupada por medicamentos vencidos que precisam ser descartados; 
· A equipe de enfermagem está insatisfeita com o sistema de distribuição de medicamentos, pois, além da demora, está havendo muita sobra de medicamentos; 
· Foram relatados muitos efeitos adversos por questões envolvendo interações medicamentosas. 
 
2.Elabore sua resposta de acordo com os seguintes questionamentos: 
1. Descreva qual solução você priorizaria de forma a ter mais efetividade em auxiliar a solução das outras? 
2. Descreva como você vê as competências gerenciais, operacionais e assistenciais sendo utilizadas visando a solução desses pontos? 
3. Exemplifique quais medidas poderiam ser tomadas para a redução do desperdício e falta de medicamentos? 
 
3.Post Argumentativo: 
 
Comente pelo menos mais 2 postagens principais dos colegas com a sua opinião sobre a opinião que o colega postou. Lembre-se de argumentar nas considerações de seus colegas, concordando ou discordando, com argumentos que explique seu posicionamento.  
É de bom tom, voltar a sua postagem, para ver se algum colega comentou a sua postagem, e aproveitar o momento de tréplica, defendendo seu posicionamento ou retificando a partir da contribuição do seu colega, se for o caso. 
 
4.Dicas importantes: 
 
· Faça uso da pesquisa e lembre-se sempre de citar suas referências. Sejam essas referências livros, artigos, dissertações de mestrado ou teses de doutorado, além dos sites oficiais. Isso será muito importante para validar o seu texto acadêmico; 
 
· Fique atento (a), pois o seu sucesso nessa atividade dependerá da realização das tarefas propostas; 
 
 
· Seu texto deve conter de 05 a 30 linhas, na fonte 12. 
 
Desejamos sucesso em sua trajetória acadêmica e profissional!
A solução que pode ser priorizada é no ambiente da farmácia no hospital que é um setor técnico que recebe, e armazena e dispensa materiais médicos e os medicamentos eles são essenciais nesse processo de saúde, no qual esse serviço merece total atenção tanto por parte do setor administrativo quanto por profissionais da saúde, exigindo assim um trabalho multidisciplinar. Desta forma, pode-se dizer que o farmacêutico no ambiente hospitalar é necessário que realize um inventário e através disso fazer uma atualização no seu sistema.
	Sendo assim, informatizando e assim auxiliando uma vez que esse sistema gerencial consiga passar todas as informações de estoques, evitando a perca de medicamentos, controle de entregas aos pacientes e evitar o desfalque de determinadas substâncias. Como também o consumo médio mensal, a validade dos itens do estoque e estoque atual, sendo através disso que ocorrera o melhor custo benefício. O farmacêutico além de possuir o domínio técnico deve trabalhar junto com as equipes multidisciplinares do hospital, tendo como objetivo de melhorar o uso racional dos medicamentos, sendo assim fazer com que diminua as reações adversas que existe com os medicamentos, e assim detectar os problemas relacionados ao medicamentos, obtendo um bom resultado final para uma melhor farmacoterapia para todos os paciente.
As competências gerenciais, operacionais e assistenciais, visam a solução nas atribuições de gerencias que podemos citar a elaboração e coordenação no planejamento de compras para assim se manter regularizado o abastecimento destes medicamentos, e através da aquisição dos medicamentos podemos acompanhar, e até mesmo executar os medicamentos além do armazenamento e recebimento deles, como também treinar e capacitar os farmacêuticos e auxiliares de farmácia através da logística e quantificação dos suprimentos dos medicamentos onde pode-se promover e intermedir ações nas quais ocorra uma disciplina com relação a prescrição e dispensamento. 
As medidas para possa reduzir esse desperdício é focar em uma gestão de farmácia eficaz e assertiva. Distribuir corretamente os medicamentos ajuda a atender toda a população, em especial quem precisa de medicamentos de alto valor. Para evitar esse gastos, deve-se ficar de olho no vencimento dos remedios, no qual tem um alto volume de medicamentos que recebe, muitas, vezez, quando uma nova carga chega às farmácias, o atendente apenas colocar os medicamentos à frente dos antigos. Então é preciso uma atenção e priorize colocar os antigos medicamentos à frente. Busque verificar a demanda de saída e o uso que o paciente realiza. Assim é possível calcular o prazo da medicação até ele precisar de um novo, entre outras medidas, assim evitando o desperdicios de remedios.
REFERENCIAS
Disponível em: https://nexxto.com/farmacia-hospitalar-gestao-de-sucesso/. Acessado em 06 nov. 2020.
Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v13s0/a09v13s0.pdf. Acessado em 06 nov. 2020.
Disponível em: https://blog.hygia.com.br/desperdicio-de medicamentos/#Como_o_desperdicio_de_medicamentos_afeta_a_saude_publica acessado em 06 nov. 2020.

Continue navegando