Buscar

APX1 Imagem cultura tecnologias - 2021.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO PRESENCIAL 1 – 2021.2
Disciplina: Imagem, Cultura e Tecnologias
Coordenadora: Profa. Rita Ribes Pereira
Aluno(a): Caroline Flor de Almeida
Matr.: 18212080217 Polo: Três Rios 
Caro aluno, nossa intenção com esta avaliação é provocar uma reflexão autoral sobre os temas trabalhados. São critérios para a avaliação a qualidade da escrita, o cumprimento do que se pede e a articulação entre as respostas. Leia o que se pede em cada questão!
Na AD1 que acabamos de realizar, pedimos que você escrevesse com suas palavras o que compreendia por cultura e que destacasse um aspecto da cultura para falar sobre como ele se mostra em sua vida cotidiana. Nesta AP1, daremos continuidade a essa reflexão, adensando-a teoricamente. Para isso, solicitamos:
1. Reapresente o que escreveu sobre sua compreensão de cultura, agora dialogando com os textos e demais materiais da disciplina que tratam do tema da cultura. Pedimos que faça um diálogo reflexivo entre o que já havia escrito e o material, não se limitando apenas a incluir citações. Relacione o que pensou e escreveu na AD1 com os materiais da disciplina. (4.0)
Quando pensamos em cultura, o que primeiro vem a nossa mente é a associação ao modo de vida e os costumes de cada pessoa espalhada pelo nosso país. Sabemos também que a cultura apesar de parecer simples e todos saberem descrever e falar um pouco sobre. Ela é algo de extrema complexibilidade, pois a cultura está em constante mudança, gerações vão passando e deixando para trás um pouco de seu legado para os próximos. Podemos considerar que a cultura será sempre algo mutável, e devemos sempre estar em busca de aperfeiçoar os conhecimentos para serem ensinados de maneira coerente.
A filósofa Marilena Chaui, explicou a origem da palavra “cultura” que é basicamente cuidar de algo. Cultura é a capacidade dos seres humanos de se relacionarem com o ausente, ou seja, é toda produção simbólica de uma sociedade. Ela acha que é um engano as pessoas identificarem cultura como um conjunto de conhecimentos ou práticas. Entretanto devemos levar em consideração, que na sociedade divididas em classes, a cultura embora tenha um sentido amplo e seja a mesma, ela não tem as mesmas maneiras de se realizar ou o mesmo sentido e muitas vezes não possui os mesmo instrumentos, o que leva a diferença entre a cultura popular e cultura erudita onde uma é produzida pelas classes populares e outra pelos membros da elite, os filósofos.
2. Você havia destacado um aspecto da cultura que considerou importante na sua vida cotidiana. Pedimos, agora, que você diga que aspecto escolheu e que sugestões você daria para que esse aspecto da cultura se transformasse em tema para um projeto de trabalho pedagógico. Lembre-se de dizer:
a) Tema: Danças Populares
b) Objetivo
· Despertar no aluno o interesse pelas danças regionais.
· Conhecer a história do samba.
· Ensinar os movimentos e passos básicos do samba.
c) A que etapa da educação se dirige (Ed. Infantil, Anos Iniciais, Educação de Jovens e Adultos)
EJA (Educação de Jovens e Adultos)
d) 2 atividades articuladas em torno ao tema escolhido. (6.0)
 A primeira atividade será uma pesquisa sobre a história do samba, através de lembranças e conhecimentos trazidas por esses alunos e a professora também trará um material de apoio para sabermos a real história do samba e fazer uma relação das memórias que eles têm, com o que realmente aconteceu.
A segunda atividade será após eles conhecerem a parte teórica do samba entraremos em prática aprendemos alguns movimentos do samba. Após de ter mostrado para eles passos básicos do samba através de um vídeo o professor formará duas filas. O professor reproduzirá os passos assistidos no vídeo, podendo acrescentar alguma inovação, chamará o primeiro par de cada fila e um de frente para o outro deverá executar os movimentos feitos pelo professor. Depois, será a vez do segundo par e após eles, um par após outro sucessivamente, até que todos estejam formados em colunas uma de frente para outra, executando os passos praticados pelo professor.
OBS.: Aqueles que não fizeram a AD1 devem responder a questão 1 articulando o referencial teórico aos seus modos de compreensão e, a questão 2, escolhendo, agora, o aspecto da cultura a destacar.

Outros materiais