Buscar

Métodos Quantitativos - Resenha critica Rol 2 módulo 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

trabalho de
participação individual
	Matriz
	Disciplina: Métodos Quantitativos Aplicados a Corporate Finance
	Turma: 3
	Nome: Jonathan Muniz Costa
	ROL escolhida: ROL 2 Módulo 4
	Resenha crítica sobre a reunião On-line
	Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:
· o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.
 
Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.
	Marlene H Kraus professora de métodos quantitativos aplicados a corporate finance indaga sobre as dúvidas referentes ao trabalho individual, descrevendo os passos para elaboração e possíveis buscas pela temática dos dois últimos módulos (4 e 5), essenciais para a resolução das duas primeiras questões do mencionado trabalho. 
A primeira parte da aula começa com a exibição de exemplos utilizados pelo professor autor para que a turma possa melhor absorver o conteúdo e com isso, ocorra a facilitação da confecção de questões correspondentes com o foco nos tópicos do módulo 4 (VPL, TIR, IL, Payback e etc).
Para Marlene os índices são de grande relevância para análise e posterior tomada de decisões, sendo esses embasados, pelos dados históricos da empresa, no intuito de elaborar critérios objetivos que servirão de parâmetros para a confirmação ou não da viabilidade de qualquer projeto pretendido. 
O VPL é o primeiro critério abordado, pois calcula o valor equivalente de todos os fluxos de caixa projetados, após a dedução dos investimentos necessários. O resultado dessa apuração é determinado de 3 formas, VPL+, VPL- e VPL=0. A seguir são comentados sobre as particularidades da TIR (Taixa interna de retorno), que é constituída período após período, considerando toda vida útil do projeto, lembrando que, o resultado desses cálculos resultarão em TIR>TMA, TIR<TMA e TIR=0. O índice de lucratividade tem como função uniformizar os VPs do projeto, sendo a divisão do valor presente pelo investimento, IL será analisado sendo maior e menor que 1 e igual a zero. O payback nos mostra o tempo necessário para que o projeto devolva integralmente o valor do capital aplicado para que agregue aos índices colhidos, anteriormente, e garanta uma tomada de decisão mais correta e rápida.
Na segunda parte da aula são abordadas as especificidades desse módulo de forma prática e dinâmica com auxílio de exercícios para uma melhor fixação do conteúdo. Questões essas que promovem a construção de um fluxo de caixa para posterior cálculo de cada critério objetivo, onde ao final, seja possível uma análise preliminar de viabilidade ou não do projeto estudado. Marlene aborda dicas e pontos importantes que devem ser levados em consideração, como por exemplo, a construção do fluxo de forma detalhada e correta, no intuito de evitar valores lançados no fluxo com sinais trocados ou em locais indevidos. No momento da elaboração foram retomados questionamentos semelhantes sobre as dúvidas obtidas na construção do fluxo do trabalho individual, direcionando a atenção para a importância da ordem de seguimento do roteiro no enunciado das atividades pedidas.
A última parte da aula foi aprofundada com o foco de serem elucidadas o máximo de questões levantadas pelos alunos, como a elaboração dos 4 fluxos de caixa solicitados, os levantamentos dos índices abordados no referido módulo para posterior comparativo, possibilitando a elaboração do relatório final desses dados.
Essa é uma aula com intuito de dimensionar diferentes formas de calcular índices diversos para o enriquecimento de uma análise de um projeto buscado, com maior confiabilidade e segurança.
A professora Marlene permite que os conceitos sejam bem absorvidos, todavia, poderia ser melhorada de forma mais concisa e objetiva no ato dos cálculos matemáticos, seguindo passo a passo, de uma análise X, com os pontos chaves, experiências e/ou formas diferentes de categorizar pontos semelhantes, para que pudesse ser possível o desenvolvimento do feeling dos alunos em sala.
	
	1
	2 
	
	
	
	3

Continue navegando