Buscar

PCC 8º período PRONTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

a) Relatar detalhadamente todo o evento, desde a fase anterior (convite as equipes, recepção das ginastas, etc..) até o final dele (após o encerramento).
O Projeto foi idealizado para divulgar e disseminar a ginastica rítmica no convívio social. Um pequeno grupo formado, começou a pensar e a construir o evento meses antes do acontecimento do mesmo, porque a preocupação era, como os jovens iriam receber e reagir à ideia? Um cronograma de atividades foi criado, após muito planejamento e organização. O evento foi marcado para dois dias com início pela manhã e término ao meio dia em ambos os dias. 
Foi feita a divulgação do evento: FESTIVAL REGIONAL DE GINÁSTICA RÍTMICA, onde o mesmo aconteceria em forma de apresentação com o intuito de divulgar a ginastica rítmica como um esporte. As apresentações aconteceram nos dias 10/09/2021 e 11/09/2021 das 08:00 as 12:00hs na quadra do bairro JARDIM LIMOEIRO – SERRA – ES, com equipes e individual contando também com equipes e participantes com necessidades especiais. A participação no evento aconteceu através de inscrições e a divulgação aconteceu através das redes sociais e nos murais das escolas. A alimentação e os brindes de participação foram oferecidos por parcerias fechadas com comerciantes da região. 
Tivemos 8 grupos inscritos, que já, concidentemente, estavam dispostos em categorias e idades adequadas e outros participantes que se inscreveram individualmente, entre esses idosos e portadores de necessidades especiais, de acordo com suas habilidades. No total tivemos inscritos 50 “atletas”. O evento teve iniciou as 08hs e encerrou-se as 12:00hs como o planejado nos dois dias em que ocorreu o evento, foi sucesso. Os atletas receberam atenção especial, tendo um local para descanso e preparação, tendo uma mesa farta com frutas e agua e, no final, tendo a disposição o buffet para almoço. A comissão entende que o evento foi um sucesso e que atingiu seu objetivo
b) Você tem alguns participantes pertencentes ao grupo de “populações especiais. Maria é cardiopata, tem 40 anos e adoraria participar do evento. João é idoso (74 anos) e também gostaria de participar. Jaime é obeso e seu maior sonho é participar de um evento como esse. Como você incluiria esses participantes no seu evento?
Desde o início a equipe pensou em como incluir essa importante massa da população, sejam os idosos, sejam os portadores de necessidades especiais. Nesse quesito, um grupo especial de idosos foi montado e treinado por profissional capacitado, respeitando suas capacidades e necessidades. Para esses, utilizamos materiais específicos como a bola e a fita Sra. Maria, não é idosa, mas conta com uma cardiopatia grave, no entanto sua apresentação foi o com o arco. Enfim, todos os participantes tiveram suas necessidades atendidas e acompanhadas por profissionais qualificados. O objetivo do projeto era o de simplesmente para divulgar e disseminar o esporte Ginastica Rítmica na região principalmente para os jovens.
c) As equipes de Ginastica Rítmica que você convidou para o seu evento possuem seus planos alimentares controlados. Considerando esse público e a disciplina de Nutrição Aplicada ao Esporte, quais são os principais macronutrientes que as atletas devem consumir e o porquê? Lembre-se das características do treinamento de Ginastica Rítmica para responder. Explique e justifique sua resposta. 
Cada participante deve ter seu plano alimentar individual, em razão, principalmente, do biótipo, recomenda-se, uma alimentação que leve em consideração os percentuais entre os três grupos alimentares cerca de 40% para carboidratos, 30% para proteínas, e 30% para gorduras. Assim, poderá incrementar a ingestão de carboidratos para antes de um treino intenso, afim de fornecer energia necessário para sua realização e, logo após, incrementar com proteínas e gorduras, afim de promover recuperação muscular.
d) Considerando a disciplina Psicologia Aplicada ao Esporte e a fim de minimizar o estresse do evento e da sobrecarga de treinamento, quais os elementos importantes a serem trabalhados nas atletas de Ginastica Rítmica? Explique 
A psicologia do esporte não é um tratamento. Algumas das técnicas mais utilizadas no treinamento psicológico incluem: controle de ansiedade, estabelecimento de metas, mentalização (visualização) e a auto fala. O objetivo é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e de que forma a participação nessas atividades influencia o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem-estar do atleta nesse ambiente. As emoções durante uma competição podem contribuir para a excitação, mobilização e euforia ou para a frustração, raiva e decepção. As emoções são poderosas, para o bom e para o mau, podem prejudicar a performance depois do atleta as ter sentido, ou pelo contrário, potenciar o seu desempenho.

Outros materiais

Outros materiais