Buscar

O crime de injúria racial está inserido no capítulo dos crimes contra a honra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O crime de injúria racial está inserido no capítulo dos crimes contra a honra, previsto no parágrafo 3º do artigo 140 do Código Penal, que prevê uma forma qualificada para o crime de injúria, na qual a pena é maior e não se confunde com o crime de racismo, previsto na Lei 7716/1989.
 Já o crime de racismo está previsto na Lei 7.716/1989, que foi elaborada para regulamentar a punição de crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, conhecida como Lei do Racismo, tendo como base o ordenamento jurídico é importante diferenciarmos a principal diferença de injuria racial e racismo.
 A injuria racial ocorre quando a ofensa é voltada unicamente para um indivíduo, ou seja, é direcionada para uma pessoa, um exemplo que podemos citar é ‘’Paulo chamou João de macaco” neste caso o crime cometido é o crime de injuria racial, pois a ofensa cometida foi direcionada a uma pessoa, no caso o ‘’João’’.
 Já o crime de racismo ocorre quando a ofensa ou discriminação é voltada para um grupo, e não para um indivíduo particular, podemos citar uma pessoa que alega que todo negro é ladrão, ela está atacando não uma pessoa, mas um coletivo. 
 De tal modo essa é principal diferença entre os dois crimes, um é voltado para um indivíduo e o outro é voltado para o coletivo, vale ainda ressaltar que o crime de racismo não prescreve, diferente do crime de injuria racial, que pode prescrever.
 Um exemplo recente de crime de racismo foi a marca Bombril, que mantinha em seu portfólio, desde os anos 1950, uma esponja de aço com nome “Krespinha”, associação ao tipo de cabelo crespo, uma ofensa racista que ataca não uma pessoa, mas um coletivo.