Buscar

iso 17001 resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Rodrigo Mendes d Oliveira 
Gestão Empresarial 5° ciclo - Manhã
ISO 17.001
ISO 17.001 ela visa conter as falhas de conformidade, as empresas são submetidas a um órgão independente que avalia o produto ou serviço. A certificação na norma trás a conformidade confiança no produto ou serviço avaliado.
Trata-se de uma auditoria interna visando proteger o negócio contra falhas nos processos de gestão.
Para que seja cumprido a auditoria é necessário que haja imparcialidade e problemas conflitantes na hora da realização da auditoria como o preconceito técnico quando está avaliando uma peça do brasil e se tem um preconceito enraizado de que uma peça fabricada no Brasil não tem a mesma qualidade que a feita fora do Brasil.
A independência sem laços com o produto avaliado evitando assim um conflito de interesses por isso o avaliador não pode ser também o mesmo responsável pela fabricação ou prestação do serviço
Os principais requisitos da norma são agrupados da seguinte forma:
•	Requisitos gerais;
•	Requisitos estruturais;
•	Recursos necessários;
•	Requisitos do processo:
•	Requisitos do sistema de gerenciamento.
A norma pode ser feita com a utilização de ferramentas como: inspeção, ensaios, coleta de amostras no fornecedor e/ou no comércio e auditorias.
Existem três formas usuais para a garantia da conformidade. Estas são divididas em 1ª, 2ª e 3ª partes, sendo que:
•	1ª parte – Declaração de conformidade do Fornecedor: conjunto de procedimentos estabelecidos e reconhecidos que se utiliza quando o fornecedor declara, de sua própria responsabilidade, que o seu produto está de acordo com uma norma ou especificação técnica. Pode ser voluntária ou obrigatória, no caso em que for uma exigência das autoridades locais.
•	2ª parte – Qualificação do Fornecedor: é o ato em que o fornecedor é avaliado segundo os critérios do comprador, de modo a verificar se o produto, processo ou serviço está em conformidade com uma especificação, norma técnica ou outro documento normativo especificado.
•	3ª parte – Certificação: é um conjunto de atividades realizadas por uma organização de terceira parte (organização independente) para atestar e declarar que um produto, serviço, pessoa ou sistema está em conformidade com os requisitos técnicos especificados. Estes requisitos podem ser: nacionais, estrangeiros ou internacionais.
A auditoria pode ser prejudicada pelo corporativismo, familiaridade com o objeto avaliado ou até mesmo a intimação quando você se sente coagido a fazer vista grossa a determinada avaliação.
POR QUE É IMPORTANTE
•	Concorrência justa no mercado
•	Estímulo à melhoria contínua da qualidade
•	Proteção ao consumidor
•	Incremento às exportações
•	Proteção do mercado interno
•	Agregação de valor a marcas de produtos
A norma garante que o produto oferecido cumpra com o especificado levando ao consumidor uma melhor qualidade e confiança.

Continue navegando

Outros materiais