Buscar

Exercício 6 Comunicação interpessoal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIP – CURSOS DE ADMINISTRAÇÕES E CONTÁBEIS – SOROCABA
Disciplina: Comportamento humano nas organizações 
Exercício 6
Comunicação interpessoal
Aluno(a): 
Cursos: [ ] Administração / [x] Ciências Contábeis
No tópico Barreiras no Processo de Comunicação estudamos sobre as barreiras pessoais. São barreiras que decorrem das limitações, emoções e valores humanos de cada um. As mais comuns em situações de trabalho são motivações, interesses, deficiências no ouvir, efeito de halo, medo, preconceitos, diferença de status, percepção seletiva.
As barreiras acima citadas foram discutidas nos estudos sobre percepção.
Desenvolva o raciocínio acima descrevendo sobre as barreiras da comunicação em função do efeito de halo, medo, preconceitos e percepção seletiva.
R: As barreiras pessoais podem acabar limitando a comunicação com as pessoas em diferentes situações. Muitas vezes criamos essas barreiras pessoais pelo simples fato de não gostarmos de alguém. 
O efeito halo é a impressão de alguém a partir de uma só características que percebemos. Acabamos julgando a pessoa por essa característica e isso faz com que criemos uma barreira pessoal sobre essa pessoa, pois julgando ela por essa característica, não conhecemos como ela é realmente. 
Na percepção seletiva nos selecionamos nos vemos, o que ouvimos e o que falam. Então se ouvimos algo de alguém, meio que acreditamos que isso é verdade e julgamos sem realmente saber se é verdade, acabamos criando essa barreira que muitas vezes tratamos alguém mal por causa do que selecionamos como verdade. 
Dentro de uma organização convivemos com várias pessoas de vários lugares, com culturas diferentes e entre outras coisas. O preconceito tem dois significados, sendo uma delas o conceito formado antecipadamente e normalmente sem fundamento. Muitas vezes por causas desses preconceitos deixamos de nos relacionar com pessoas incríveis por causa deles, acabamos os tratando mal devido a isso. 
O medo muitas vezes nos impede de muitas coisas, nos impede de nos relacionar. As vezes por medo de alguém tomar seu lugar dentro da organização, você cria uma barreira pessoal impedindo de se relacionar direito com essa pessoal.

Continue navegando