Buscar

OUTRAS CONDIÇÕES QUE AFETAM O PERIODONTO

Prévia do material em texto

OUTRAS CONDIÇÕES QUE AFETAM O PERIODONTO
1 – Manifestações periodontais de doenças ou condições sistêmicas: são desordens sistêmicas que podem resultar na perda de tecidos periodontais de suporte independente da periodontite, como por exemplo, neoplasias, granulomas de células gigantes, esclerose sistêmica, etc. 
2- Abcessos periodontais: acúmulo de pus localizado na parede gengival do sulco/bolsa periodontal, resultando em destruição tecidual; e lesões endo-periodontais: bolsas periodontais profundas que se estendem ao ápice radicular e/ou por resposta a teste de vitalidade pulpar negativo ou alterado. 
3- Condições e deformidades mucogengivais: deficiência ou excesso de gengiva, cor anormal, diminuição do fundo do sulco vestibular, etc.
4- Forças oclusais traumáticas: qualquer força oclusal que resulte em dano aos tecidos e/ou ao aparato de inserção periodontal. 
a) Primário: resulta em mudanças teciduais de forças oclusais traumáticas aplicadas a dente(s) com suporte periodontal normal (mobilidade adaptativa e não progressiva).
b) Secundário: resulta em mudanças teciduais de forças normais ou oclusais traumáticas em dente(s) com suporte periodontal reduzido. Dentes com mobilidade progressiva podem apresentar migração e dor em função, além de requerer esplintagem. 
c) Forças ortodônticas.
5- Fatores relacionados com os dentes e próteses: podem potenciar o desenvolvimento de doenças periodontais, atendendo ao grau de suscetibilidade do indivíduo. Rotações dentárias, variações de anatomia dos dentes, fraturas dentárias, apinhamento, características de superfície de materiais restauradores e próteses dentárias estão associados a uma maior retenção de placa bacteriana, e consequentemente, maior predisposição a gengivite e doença periodontal.

Continue navegando