Buscar

PBL Filipe

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PBL – QUESTIONÁRIO
1 – Qual o diagnóstico do caso?
O paciente possui diabetes mellitus tipo 2, doença crônica com predisposição genética, ocasionada pela produção insuficiente de insulina no pâncreas e a resistência do organismo à insulina. O caso desta paciente está ligado diretamente ao excesso de peso e sedentarismo da mesma.
2 – Explique a sede e a micção elevada do paciente.
Ambos são sintomas da diabetes, a sede está relacionada á condição de má absorção de água pelo corpo, que por sua vez elimina quase toda a água que é ingerida pelo paciente, a má absorção se dá pelo tecido adiposo conter excesso de gordura que impossibilita a absorção de água correta pelo organismo.
3 – Qual o valor do IMC do paciente? O que isso significa?
O paciente apresenta IMC de 40,9, o que caracteriza obesidade de grau III (obesidade mórbida). O IMC significa o índice de massa corporal que o paciente apresenta ou a quantidade de massa “gorda”. O paciente deveria ter um IMC entre 15,5 e 24,9.
4 – Qual a relação entre obesidade e diabetes?
A obesidade nos dias atuais se tornou a maior causa de diabetes entre os adultos, a baixa qualidade de alimentação, o sedentarismo e a predisposição genética são fatores chaves para o desenvolvimento do diabetes. A obesidade está relacionada a uma combinação de anormalidades metabólicas que incluem intolerância à glicose, resistência à insulina, hiperinsulinemia, baixo nível de HDL e VLDL aumentado. Quanto à hipertensão, esses indivíduos apresentam um risco significante de desenvolver diabetes.
5 – Por que os sintomas, catarata, neuropatia e nefropatia começam a incomodar o paciente tão tardiamente?
Todas as doenças que apresentam sintomas tardios como a nefrotpatia, que geralmente se inicia após 5 a 10 anos da evolução do diabetes. A neuropatia é conhecida como uma complicação tardia do diabetes.
6 – Explique os valores laboratoriais alterados:
Glicose: 210 mg/dl (Normal: 70 – 110)
A taxa de glicose normal deveria estar entre 70 e 110. Neste caso, apresenta alteração pela grande quantidade de glicose no sangue que não foram quebradas para produção de energia pela baixa produção de insulina.
Triglicerídeos: 275 mg/dl (Normal: 50 – 155)
A taxa de triglicerídeos desejada está entre 50 e 155. Neste caso ela se dá alterada pela alta ingestão de gordura na alimentação e acabam sendo armazenadas no tecido adiposo.
Colesterol: 280 mg/dl (Normal: 150 – 250)
A taxa de colesterol desejada está entre 150 a 250. O colesterol elevado se dá também pela alta concentração de gordura no sangue, formando placas de ateromas no interior das artérias.
Urina: Índice elevado de Glicose.
A presença de glicose na urina se dá pela baixa produção de insulina para a quebra dessas moléculas no organismo e pela má absorção da água pelo organismo, que elimina o excesso de glicose pela urina.
7 – A aplicação de insulina resolverá o problema? Explique.
No caso de diabetes tipo 2, não se faz extremamente necessária a aplicação de insulina. Neste caso, pode ser tratada com uma reeducação alimentar e a prática de atividades físicas, onde na maioria dos casos respondem bem a esse tipo de tratamento, mas ainda sim a insulina pode ser prescrita para o controle de hiperglicemia
8 – Como está o metabolismo de carboidratos e lipídios?
Com uma sobrecarga devido o excesso de ingestão dos mesmos e a baixa queima de energia devido ser uma pessoa sedentária.
9 – Qual a dieta mais adequada para estes casos?
Uma dieta com baixa ingestão calórica de açúcares numa faixa de 1100 kcal, sendo equilibrada e dividida corretamente em quantidades e horários específicos para cada alimento.
10 – Ao paciente, deve-se incentivar a perda de peso. Porquê?
Para poder haver queima de energia correta, possibilitando ao seu organismo sair de um sistema de sobrecarga e evitar complicações vasculares como AVC e o atrofiamento dos músculos.
11 – Exercício físico controlado ajuda. Porquê?
Por que no caso deste paciente, é de extrema necessidade a prática de atividades física para a redução e controle do peso, mas de forma controlada, pois o paciente vem de um quadro de sedentarismo e seu organismo ainda não está preparado para uma pratica súbita de atividade física, podendo causar fortes dores musculares, rompimentos de ligamentos, desmaios e falta de ar.
12 – Porquê o vaso sanitário estava sendo “visitado” pelas formigas?
Decorrente do alto nível de glicose que era liberado na urina, pela ausência de insulina.

Continue navegando