Buscar

prematuro e bilirrubina 80/100

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
A conduta da equipe de atenção domiciliar diante de um bebê recém-nascido a termo, ictérico a partir do seu 4º dia de vida, com bom estado geral, ativo, afebril, acianótico, normocorado, eupnéico e normocardíaco, é:
Orientar os pais sobre a necessidade de fototerapia e administração de gamaglobulina endovenosa.
Referenciar para internação hospitalar para a realização de fototerapia ou exsanguíneotransfusão.
Avaliar a função hepática com dosagem de TGO-TGP devido a hepatite neonatal associada.
Referenciar para uma unidade hospitalar para melhor avaliação dos níveis de bilirrubunias totais e frações (BTF), hematócrito (HT), hemoglobina (HB), reticulócitos e prova de Coombs direto.
Esclarecer aos pais a natureza fisiológica do quadro e que o acompanhamento do bebê poderá ser realizado no próprio domicílio.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
Faz-se necessário o acompanhamento do quadro clínico, assim como também laboratorial dos níveis de bilirrubina totais e frações (BTF). Ele aponta para uma icterícia do tipo fisiológica sendo necessário banho de sol de aproximadamente 15 minutos pela manhã (antes das 10h) e à tarde (depois das 16h) e reavaliação do RN no sétimo dia de vida.
Questão 2
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
Considerando o importante papel da equipe de atenção domiciliar no tratamento de um recém-nascido com icterícia, é correto que:
O banho de sol deve ser indicado nos casos de icterícia moderada e nos casos graves, fototerapia.
A regressão do quadro fisiológico de icterícia ocorre, normalmente, em torno de um mês.
O objetivo principal no manejo do RN com icterícia é impedir complicações no sistema nervoso.
A criança deve ser avaliada semanalmente, em luz ambiente, por no mínimo um mês.
Dentre as limitações dos cuidados domiciliares, a fototerapia deve ser realizada sempre em ambiente hospitalar.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
O objetivo principal no manejo do recém-nascido com icterícia é impedir os efeitos tóxicos/deletérios dos níveis elevados de bilirrubina indireta no sistema nervoso.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0.00 de 20.00 ponto(s)
Dona Joana há seis dias deu à luz um menino Júlio, que nasceu pesando 2,0kg. Ela, muito cuidadosa, tem estado sempre atenta ao aleitamento materno exclusivo e de livre demanda de Júlio. No entanto, apesar do seu bom estado geral, o bebê começou a apresentar uma coloração amarelada na pele e mucosas, com aparecimento céfalo-caudal, devido a deposição de bilirrubina nesses tecidos.
Diante disso, a conduta médica ideal seria orientar dona Joana que:
O aleitamento materno exclusivo não precisa ser suspenso, pois os níveis elevados de bilirrubina não têm potencial de causar maiores danos ao bebê, regredindo espontaneamente sem qualquer intervenção.
Os cuidados com o bebê são relacionados apenas à manutenção da amamentação, pois nesses casos não se tem terapia específica de tratamento.
A mãe deve ser estimulada a realizar a complementação ao aleitamento materno para favorecer o ganho de peso do seu filho e a diminuição das taxas de bilirrubina.
É indicada a utilização do método Canguru sendo colocado o bebê entre as mamas da mãe, com a continuidade do aleitamento materno exclusivo e de livre demanda.
O aleitamento materno deve ser suspenso, apesar do baixo peso do bebê, pois a prioridade é o controle dos níveis de bilirrubina.
Sua resposta está incorreta.
Feedback: 
Considere que a equipe deve realizar, além dessa orientação, noções educativas abordando conceitos de higiene, controle de saúde e nutrição; oferecer suporte emocional e encorajar os pais em todos os momentos; atentar para indicadores de ligação afetiva, como abraçar, beijar, acariciar, olhar prolongado, sendo este fator primordial para o crescimento e desenvolvimento saudável dessa nova família. Como terapias indicadas para casos de icterícia neonatal, temos o banho de sol de aproximadamente 15 minutos pela manhã (antes das 10h) e à tarde (depois das 16h) e o uso de fototerapia.
Questão 4
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
A depender da intensidade da icterícia, pode ser indicada a fototerapia. Para isso, deve-se considerar corretamente a necessidade de:
Inclusão de focos luminosos adicionais em recém-nascido com peso maior que 2500 gramas.
Uso de luz halógena pela ausência de risco de queimaduras.
Manutenção da fralda durante o procedimento.
Distância aproximada de 15 cm entre a fonte luminosa e a pele do recém-nascido.
Uso de proteção ocular inclusive durante as mamadas.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
A equipe de profissionais de saúde deve analisar sempre a necessidade de inclusão de focos luminosos adicionais em RN com peso maior que 2500 gramas.
Questão 5
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
O baixo peso em recém-nascidos, assim como a prematuridade, são importantes fatores de risco para “morbimortalidade neonatal e infantil”. Sobre os recém-nascidos (RN) com baixo peso é possível afirmar que:
Quando no domicílio, devem ser mantidos em ambiente térmico adequado, dependendo do peso, idade gestacional e pós-natal.
Devem permanecer internados em hospital, mesmo assintomáticos e com sucção do leite materno, para manutenção do adequado aporte energético/nutricional.
Para melhor restabelecimento do seu peso, precisam de suprimentos energético em torno de 90 kcal/kg/dia e hídrico em torno de 80 ml/kg/dia.
São considerados pequenos para a idade gestacional quando possuem peso abaixo do percentil 15 para sua idade gestacional.
Nascem com menos de 1.500g, e quando abaixo de 1.000g, são definidos como recém-nascidos de muito baixo peso ao nascimento.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
No domicílio, o recém-nascido deve ser mantido em ambiente térmico, respeitando o ambiente termo neutro, nas primeiras semanas de vida, conforme peso de nascimento, idade gestacional e pós-natal, pois o ambiente termo neutro constitui uma faixa de temperatura ambiental que permite ao RNPT apresentar taxa metabólica mínima para permanecer com a sua temperatura corporal normal, mantida apenas por controle vasomotor, transpiração e postura [SCOCHI, 2002].
VOLTAR

Continue navegando