Buscar

resenha- Necrose gordurosa - Copiar (1)

Prévia do material em texto

Patologia - resenha Necrose Gordurosa
 O artigo retrata a respeito do caso de adipo necrose ou necrose gordurosa do subcutâneo do RN, que ocorreu no Hospital maternidade São Luiz. Trata-se de uma entidade rara que pode ocorrer quase que exclusivamente em RN a termo com história de asfixia perinatal. No Hospital Maternidade São Luiz , foram relatados poucos casos, dentre eles apenas alguns resultaram em óbito devido a hipercalcemia.
 Definida como rara também designado como adipo Necrose acomete sobretudo recém-nascidos que passaram por asfixia perinatal, tendo uma diminuição na oferta de oxigênio. Definem a doença como benigna em que a lesão subcutânea com firmes nódulos subcutâneos e placas resultantes na coxa, face, costas e braços resolvem-se em alguns meses. Entretanto alertam para associação da hipercalcemia, doença secundária, a qual necessário monitoramento dos níveis de cálcio e tratamento, pois podem resultar em sintomas graves até óbito.
 O estudo chama atenção para um alerta nas maternidades, pois a lesão quando reconhecida inicialmente possui uma evolução benigna, onde na maior parte dos casos há uma boa respostas ao tratamento baseada em uma dieta pobre em cálcio além da interrupção da oferta de vitamina D. Apenas dois casos relatados na pesquisa foram a óbito, devido a uma evolução para uma hipercalcemia, fase mais preocupante segundo os autores do artigo, que por sua vez alertam a necessidade do acompanhamento e monitoramento precoce nos primeiros dias de vida.

Continue navegando