Buscar

Av1 CORPO CULTURA E SOCIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO:
	EDUCAÇÃO FÍSICA
	
	
	
	
	
	TURMA:
	BS - SAU0020M – 2021.1
	NOTA DO ALUNO
	
	 RUBRICA DO
	
	PROFESSOR
	DISCIPLINA:
	Corpo, cultura e sociedade
	ATIVIDADE Avaliativa: A1
	
	
	
	PROFESSOR:
	Luciana Abdalad
	MATRÍCULA: 19200619
	
	
	
	DATA:
	20/4/2021
	NOME DO ALUNO:
	LUCAS SILVA ALMEIDA
	UNIDADE:
	BONSUCESSO 
VALOR DA ATIVIDADE: 8,0 pts. 
Prezado (a) aluno (a), realize as atividades de acordo com a solicitação de cada questão.
Ao consultar artigos, livros ou outro tipo de material acadêmico, transcreva para esse documento o seu entendimento sobre a questão relacionada. Caso seja comprovado cópia de texto referencial, sua resposta será considerada como plágio e sua questão será anulada.
Siga as orientações do seu professor para submissão do trabalho.
1ª ATIVIDADE: (2,0 pontos) – Veja as tirinhas a seguir e responda: 
“A palavra cultura, enquanto categoria do senso comum ocupa, um importante lugar no acerco conceitual, cujo uso na vida cotidiana também é muito comum”. O conceito de cultura permite uma perspectiva mais consciente de nós mesmos. No sentido antropológico, a cultura pode ser definida como um conjunto de regras que nos indica como o mundo pode e deve ser classificado (Da Matta, 1981).
a. A partir das leituras e debates realizados em sala de aula relacione os conceitos de Etnocentrismo e Relativismo Cultural com as nas tirinhas fazendo uma crítica as realidades educacionais contemporâneas. 
A visão etnocêntrica de mundo não permite ao observador de uma cultura reconhecer a alteridade e faz com que ele estabeleça a sua própria cultura como ponto de partida e referência para quantificar e qualificar as outras culturas. Disso se resulta, grosso modo, que o observador etnocêntrico vê-se como superior aos demais em aspectos culturais, religiosos e étnico-raciais.
Para o relativismo cultural, qualquer sistema social causará o estranhamento daquele que não está inserido. No Relativismo Cultural, a ideia de que todas as culturas são igualmente autônomas em sua construção social, não podendo ser alvos de críticas, pode gerar a concepção de que tudo é permitido, desde que fundamentado em uma cultura.
Sendo assim, é possível verificar na primeira tirinha uma posição claramente etnocentrista, posto que o personagem pressupõe ser dotado de um conhecimento superior em detrimento do outro. Da mesma forma, a segunda tirinha revela um claro conceito histórico que é exemplo de etnocentrismo, que culminou em diversas perdas identitárias por parte do colonizado.
Sendo assim, é preciso aprender com erros tão graves quanto esses e não cometê-los novamente. No sistema educacional, deve ser valorizada a identidade nacional, resguardando o sentimento de memória cultural. Isso porque o que se vê em larga escala é a super valorização e internalização da cultura estrangeira, contribuindo para uma desvalorização, por conseqüência, da identidade nacional.
b. Apresente um exemplo de como o profissional de Educação Física pode trabalhar com a diversidade cultural em suas aulas: 
Ao abordar um tema de diversidade cultural em sala de aula, o professor deve promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra. 
O professor poder trabalhar algumas atividades na sala de aula que faça com que o aluno conheça outros tipos de cultura, tais como, realizar estudos sobre a culinária típica, danças, festas populares, manifestações religiosas, de forma que o potencial de cada grupo seja explorado ao máximo.
2ª ATIVIDADE: (3,0 pontos)
Segundo Daólio (2004) “A cultura é o principal conceito para a Educação Física, porque todas as manifestações corporais humanas são geradas na dinâmica cultural, desde os primórdios da evolução até hoje, expressando-se diversificadamente e com significados próprios no contexto de grupos culturais específicos” (DAÓLIO, 2004).
Na live de Jocimar Daólio apresentada em aula, o professor aponta os conceitos de DIFERENÇA, DIVERSIDADE E ALTERIDADE visando apresentar as contribuições da antropologia cultural para o ensino da Educação Física. Faça um resumo das principais ideias apresentadas por Daólio, destacando os conceitos citados. 
https://youtu.be/k-GjkwwsTtA
A alteridade pressupõe uma relação entre o eu e o outro. É uma visão da diferença de como o outro vive. Em outras palavras, a alteridade expressa e determina a qualidade, estado ou características do outro, ou seja, aquilo que é diferente daquilo que vivemos.
Diversidade, conforme abordado pelo professor, pode ser entendida como diferentes aspectos da cultura, como a linguagem, a religião, a culinária, as tradições, os costumes e as maneiras de organização política, familiar e institucional e outros elementos que possam explicar as características próprias de um determinado grupo social.
A diferença encontra lastro na identidade e está ligada às características do grupo social no qual o indivíduo está inserido. Alguns fatores como a cultura, a história, o local e o idioma são importantes para que um grupo compartilhe elementos identitários.
Ao abordar os conceitos acima, Daólio demonstra que o ensino vai muito além de colocar alunos numa quadra esportiva. A compreensão de mundo é objetivo fundamental e deve ser alvo de quem ensina. Isso, é claro, levando em consideração os mais diversos aspectos culturais. 
Em suas idéias, demonstra que é necessário uma visão macro, ou seja, analisar as diferenças e entendê-las, de modo a obter uma percepção melhor do mundo em que o indivíduo está inserido.
3ª ATIVIDADE: (3,0 pontos)
A construção do conceito de “Identidade Cultural brasileira” começou a ser construídas de forma mais aprofundada nas primeiras décadas do Séc. XX com os avanços das pesquisas na área das Ciências Humanas. Algumas obras de autores fundamentais foram importantes nesse processo destacando-se: “O Povo brasileiro” de Darcy Ribeiro; “Casa Grande e Senzala” de Gilberto Freyre e “Raízes Brasileiras” de Sergio Buarque de Holanda.
O conceito de “Homem Cordial” foi criado por Sérgio Buarque de Holanda que traz, em sua obra, algumas reflexões sobre esse conceito relacionado a nossa identidade cultural.
Descreva esse conceito, indique como o autor o associa a construção da identidade brasileira a ele e dê dois exemplos desse traço identitário nos dias atuais. 
Em síntese, o homem cordial seria a imagem mais fidedigna do brasileiro. Ele seria de origem patriarcal, ou seja, o pai como detentor de direito de vida e morte sobre todos, de herança rural. Ainda, seria um homem dominado pelo sentimentalismo, ou seja, muito afável por um lado, mas, por outro, também muito impulsivo. 
Esse conceito demonstra com relativa precisão como se deu a construção da identidade brasileira. Esta “cordialidade” se manifesta, por exemplo, no uso de diminutivos ou na informalidade que marca a nossa cultura, usada para misturar as relações públicas e privadas e guardar uma proximidade que, na verdade, disfarça as distâncias sociais.

Outros materiais