Buscar

APS POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discente: Noêmia de Oliveira Neta
PPS Políticas Públicas deSaúde 
APS – Atividade Prática Supervisionada
ATIVIDADE 1:
Para esta atividade vamos nos inserir em uma equipe de saúde da família na qual você fará parte e refletirá sobre o caso familiar a seguir e articulará com a rede de atenção à saúde.
Essa família é constituída por Sra. Josefa, 61 anos, aposentada; seu marido, Sr. Antônio, de 60 anos, torneiro mecânico; seu sogro, Sr. Venceslau, 79 anos; e por seu filho, Hamilton, 35 anos.O Sr. Venceslau, mora com eles desde que ficou viúvo há 5 anos, teve um acidente vascular encefálico há 10 meses. Ficou internado no hospital do plano de saúde de Sr. Antônio por 25 dias. Está paraplégico e afásico. A Sra. Josefa e Sr. Antônio são hipertensos e diabéticos de longa data. Ela trabalhou muitos anos como costureira numa fábrica de camisetas. Está aposentada há 6 anos. Sempre freqüentou a Unidade Básica de Saúde onde residiam anteriormente. Por outro lado, Sr. Antônio, raramente, comparecia às consultas agendadas em seu plano de saúde e não faz controle regular de seus níveis tensionais e glicêmicos. No entanto, atualmente, a Sra. Josefa está com sua hipertensão arterial e diabetes descompensados. Ela se dedica apenas às tarefas domésticas e aos cuidados com seu sogro. Estão casados há 40 anos e tiveram 2 filhos. A filha mais velha, Verônica, 38 anos, se casou e mudou-se para outro estado há 18 anos. Desde então, tiveram muito pouco contato com ela. O filho mais novo, Hamilton, é usuário de drogas e teve várias passagens pela polícia por questões relativas a tráfico de drogas. Na visita domiciliar que o ACS Carlos fez a essa família, conseguiu cadastrar apenas Sra. Josefa e o Sr. Venceslau. Ela disse que o Sr. Antônio prefere ir ao médico do plano de saúde e que não necessitaria ser cadastrado. Seu filho Hamilton se recusa a fazer qualquer tratamento médico.
A apresentação da família de Dona Josefa e necessidades nos dá uma pequena ideia da complexidade do cuidado integral aos usuários e seus familiares. Uma das estratégias utilizadas no SUS para responder à essa complexidade é a atenção à saúde em rede.
A possibilidade de estar perto das pessoas que são cuidadas pelos serviços de Atenção Básica, como a família de D. Josefa, nos coloca diante da necessidade de articular outros serviços de saúde e planejar, caso a caso, os recursos que são acessados como resposta a cada situação. Cria-se a perspectiva de olhar os serviços de saúde como uma rede estruturada a partir da Atenção Básica.
COMANDO: Desta forma: busque compreender as necessidades individuais e da família, reflita e pontue as diferentes possibilidades dentro da Rede de Atenção à Saúde para coordenar este cuidado.
Sra Josefa: 61 anos, hipertensa e diabética
Como a hipertensão e a diabetes da Sr Josefa estão descompensadas, é necessário que seja realizada 
a marcação de uma consulta com o médico para verificação dos medicamentos, solicitação de novos exames, encaminhamento para a nutricionista a fim de orientação diante a alimentação dela, para conseguir controlar a hipertensão arterial e diabetes. Incentivá-la em relação ao controle da hipertensão e diabetes, incluindo entrar no programa de monitoramento glicêmico, ter um acompanhamento de um psicólogo para lidar com a sobrecarga e os problemas relacionados ao filho.
Sr Antônio: 60 anos, hipertenso e diabético
Mesmo o Sr Antônio optando pelo atendimento do plano de saúde, devemos 
orientá-lo a realizar o cadastro junto a unidade de saúde do bairro, pois se ele vir a precisar 
tem como realizar consultas mais próximas da sua residência, tendo acesso a 
medicação, realização de exames assim como a importância do acompanhamento 
periódico da sua hipertensão arterial e a diabetes. Ser encaminhado a nutricionista e incentivar a manter um vínculo com a UBS.
Sr Venceslau: 79 anos, acidente vascular encefálico (AVE), paraplégico, afásico
Para o Sr Venceslau, a unidade de saúde teria que fazer o acompanhamento com visitas 
domiciliares, realizar exames periódicos e realizar orientações quanto a prevenção e agravos de possíveis úlceras por pressão, encaminhar para a Atenção Especializada com neurologista, encaminhar para o Centro Especializado em Reabilitação (CER) para tratamento da afasia e paraplegia, para que ele tenha uma qualidade de vida melhor.
Hamilton: 35 anos, usuário de drogas
Quanto ao Sr Hamilton, é importante orientar quanto a realização do cadastro, informá-lo todos os 
Serviços que da unidade de saúde possui, assim como a importância de cuidar de sua 
própria saúde realizando exames e consultas, encaminhá-lo para o CAPS-AD, oferecer apoio psicoemocional, inclui-lo no programa de reabilitação de dependentes químicos.
 AVALIAÇÃO	
A avaliação da APS será baseada nos princípios de autonomia pedagógica, feedback significativo e metacognição, culminando na autoavaliação do estudante. A nota da APS será atribuída no valor de 0,0 (zero) até 1,0 (um) ponto e vai compor a nota da A2, com base na rubrica de autoavaliação disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Só poderá realizar a autoavaliação o estudante que finalizar a atividade conforme instruções deste documento, postando-a até o dia solicitado pelo professor.

Outros materiais