Buscar

Quadro Comparativo Educação no Brasil Colonial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Jesuítas
	2. Franciscanos
	3. Reformas Pombalinas
	
	
	
	
	PERÍODO
	1549 a 1759
	1580-1640
	1750 a 1777
	RESPONSÁVEIS
	Companhia de Jesus (congregação religiosa fundada em 1534, por um grupo de estudantes da Universidade de Paris, liderados pelo basco Inácio de Loyola). (COSTA, 2004).
	Os franciscanos capuchinhos franceses (D’Abbeville, 2002, p. 38).
	Sebastião José de Carvalho, Marquês de Pombal
	MARCO
	A chegada da expedição do primeiro Governador Geral do Brasil, Tomé de Sousa, que trouxe os primeiros jesuítas para evangelizar os índios
	A crise sucessória ocorrida no reino português quando o rei D. Sebastião (1554-1578) morreu em Marrocos na batalha de Alcácer-Quibir contra os mouros, sem deixar sucessor direto. (Boxer, 1981).
	A expulsão dos Jesuítas.
	BASE
	Tomismo aristotélico. 
	Agostinismo platônico
	Iluminismo
	
	1. Jesuítas
	2. Franciscanos
	3. Reformas Pombalinas
	OBJETIVOS
	· Criar uma congregação de soldados de Cristo, propagadores da fé.
· Catequizar os indígenas e fazê-los cristãos.
	· A educação moral e religiosa
· Obra cívica e social.
	· Desvincular os objetivos da educação das ideias religiosas, servindo, assim, aos interesses comerciais do Estado.
	PRINCIPAIS FEITOS
	· Primeiro colégio jesuíta fundado em Salvador;
· Ordem manteve a lógica de erguer instituições de ensino sempre que fossem instalados aldeamentos ou núcleos de catequese. 
· Durante os 210 anos em que atuaram por aqui os jesuítas foram praticamente a única instancia educadora do país. 
	· Consolidação da Pedagogia como Ciência;
· Trabalho de evangelização, catequese e formação elementar no início do século XVII. (Saviani, 2010, p. 39).
· A primeira instituição escolar brasileira surgiu na Bahia, fundada por franciscanos, em 1533. (SANGENIS, 2004, p. 98)
· Fundaram a primeira Custódia, a de Santo Antônio, na cidade de Olinda em 1585.
· Foram criados conventos em diversas cidades brasileiras. (Titton, 1970).
	· Em 1755 cria-se o Diretório dos Índios, onde o governo de Portugal decide evitar a escravização dos índios e seu isolamento. 
	CARACTERÍSTICAS/ METODOLOGIA
	· Ensino do latim, 
· formação clássica, 
· Repetição e memorização,
· Competições internas com estímulos e prêmios,
· educação rígida - os internatos
	· Teve um caráter educativo e político: de um lado, constituiu-se como a base organizacional do modelo europeu de sociedade; de outro, contribuiu para a consolidação desse modelo.
	· Inserção da gramática e retórica,
· Aulas Régias 
· Método Lancaster -em que as crianças tinham noção de leitura, cálculo, escrita e catecismo.
 
	
	1.Jesuítas
	2.Franciscanos
	3.Reformas Pombalinas
	PONTOS NEGATIVOS PRINCIPAIS
	· Obrigatoriedade da conversão dos costumes indígenas de acordo com a fé cristã dos jesuítas;
· Falta de consideração da cultura e hábitos dos nativos;
· Incitação da rivalidade e a competição entre as crianças;
· Uso de castigos físicos e morais
· A prática da delação(MIGUEL, 1998).
	· Professores engessados
· Pouca voz dos alunos
	· Falta de professores - um professor atendia cerca de 100 alunos e escolhia seus melhores discípulos para auxiliar outros dez alunos (FÁVERO, 2002).
· Inativação dos vários colégios jesuítas, muita gente privada da educação. 
· O sistema de aulas régias, com único professor e ministradas isoladamente, desfacelou a pedagogia jesuíta. 
	EDUCAÇÃO
	· As massas letradas e cristianizadas principalmente se manterem distantes da ambição, da sede de lucros ou da competitividade.
· Os colégios em geral estavam direcionados para a educação dos filhos de europeus 
· Os mestiços, índios ou negros eram educados principalmente para o exercício da prática religiosa, o que implicava basicamente a aquisição das primeiras letras.
· A educação de caráter “mais elevado”, reservada para os filhos de nobres. 
· A “Ratio Studiorum” foi um documento elaborado durante muitos anos e finalizado oficialmente em 1599, que continha toda a filosofia de ensino da Companhia, prescrevendo detalhadamente as funções de cada agente envolvido e a postura de educadores e educandos.
	· Ação evangelizadora
· Foram os primeiros religiosos a se fixar na região do Maranhão e do Pará no Brasil Colonial, desenvolvendo o projeto de evangelização, catequização e formação elementar dos indígenas (Leite, 2000).
· A Educação era voltada para uma mudança de conduta, que se estenderia a toda a população, ou seja, uma escolarização elementar que era parte fundamental do processo civilizatório. Azzi (1975, p.127) 
· desempenharam papel de destaque no ensino e na difusão da língua portuguesa. Os habitantes da região, enquanto aprendiam a catequese, aprendiam as primeiras letras. 
	· O Despotismo Esclarecido, ou seja, a união do Absolutismo com princípios como o Estado laico e a educação pública em detrimento da religiosa, acentuando o poder do rei; (TEIXEIRA, 1961).
· O Marquês de Pombal expulsou do Brasil todos os padres jesuítas, paralisando as funções de 17 colégios, 36 missões, seminários e escolas elementares.
· Introduziu as aulas régias, substituindo o curso secundário criado pelos jesuítas; realizou concurso para a escolha de professores para as aulas régias; e aprovou e instituiu as aulas de comércio (TEIXEIRA, 1961).
	
	1.Jesuítas
	2.Franciscanos
	3.Reformas Pombalinas
	
ESTRUTURA E CARACTERÍSTICAS
	· A fase heroica - catequese aos índios, A fase missioneira - criação de uma cultura civilizatória aos nativos
· Missões - Missões são estruturas civilizatórias fundadas pelos jesuítas para proteger os índios brasileiros de serem explorados como mão de obra escrava pelos portugueses...Sodré (1994, p. 17) 
· Cartas de Manuel da Nóbrega aos seus superiores são documentos históricos sobre o Brasil colônia e a ação jesuítica no século XVI. (LEITE, 1998).
· Anchieta começou o trabalho de conversão, batismo e catequese. Para os índios, foi médico, sacerdote e educador: cuidava do corpo, da alma e da mente
· Usava o teatro e a poesia para ensinar. Ensinou latim aos índios, aprendeu tupi-guarani com eles e escreveu a "Arte da Gramática da Língua Mais Falada na Costa do Brasil", publicada em Coimbra em 1595. Mais tarde escreveu a “Cartilha dos Nativos”, uma gramática em tupi-guarani que estabeleceu semelhanças semânticas e vocabulares nas diferentes línguas indígenas faladas no Brasil (MOUTINHO, 1999).
	· A história das missões franciscanas é uma referência importante para a História da Educação, quer pela formação promovida pelas escolinhas das missões, quer pela formação promovida nos seminários dos conventos.
· A formação recebida nas escolinhas destinadas aos filhos de indígenas e de colonos era ministrada por religiosos com alto nível de formação. Determinava-se que os iniciantes nos estudos de Filosofia e Artes recebessem uma ótima formação em gramática, já que esta era compreendida como o fundamento de todas as ciências. (Estatutos..., 1708, p. 51).
	· Atingiram todas as áreas da vida humana: política, administrativa, econômica, cultural, educacional e religiosa. Seus desdobramentos afetaram diretamente as relações colônia-metrópole. 
· Os homens indicados por Pombal e de acordo com o rei criaram compilações de Direito Civil para substituir o Direito Canônico.
REFERÊNCIAS
Almeida, Wilson Ricardo Antoniassi de. A Educação Jesuítica no Brasil e o seu Legado para a Educação da Atualidade 1 -Revista Grifos 	- N. 36/37 – 2014
Barros, Aparecida Maria Almeida. A Educação Franciscana e a Formação de Educadoras para as Escolas Paroquiais em Goiás Poíesis 	Pedagógica - V.9, N.1 jan/jun.2011; pp.86-108
Carrara, Maurício Alves. A educação franciscana: a intentio de Francisco e a evolução das letras entre os menonitas - Revista Brasileira 	de História das Religiões, n. 35, Setembro/Dezembro de 2019 - ISSN 1983-2850 /, p. 159-185 	
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA: O DE REINO DE PORTUGAL EM 1750 - [1] Texto citado em 	http://www.infoescola.com/biografias/marques-de-pombal/
Gomes, Sandro. As escolas dos jesuítas e o princípio da educação no Brasil – Parte I – Em Coluna, Notícias Publicado porAppai 
SangenisI, Luiz Fernando Conde. O Franciscano e o Jesuíta: tradições da educação brasileira - Universidade do Estado do Rio de 	Janeiro (- Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 691-709. 	http://dx.doi.org/10.1590/2175-623666683 691
Saviani, Dermeval. História da Educação no Brasil: Um Balanço Prévio e Necessário - Conferência de 	abertura do V Colóquio de 	Pesquisa sobre Instituições Escolares, organizado pela Uninove e realizado em São Paulo, de 27 a 29 de agosto de 2008.
Toledo ,Cézar de Alencar Arnaut de e Barboza, Marcos Ayres - A atuação educativa, missionária e pastoral dos franciscanos no Brasil 	Colonial 	- Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e111
Toledo, Cézar de Alencar Arnaut de; Barboza, Marcos Ayres - A missão dos Franciscanos da Província de Santo António do Brasil no 	Maranhão e Grão-Pará em meados do século XVII -Revista Brasileira de História da Educação, vol. 17, núm. 3, 2017, Julho-	Setembro, pp. 69-97 Disponível em: 	http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=576161730004

Outros materiais