Buscar

P10 RECURSO DE REVISTA - 9º SEMESTRE - 06052021 - QUINTA FEIRA (MANHÃ)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE IBIRAPUERA
	
PROF. ÉFREN
PRÁTICA JURÍDICA TRABALHISTA N° 10
RECURSO DE REVISTA
WELLINGTON DOS SANTOS XIMENES
RA: 52276244
ANO: 2021
	
SEMESTRE: 9º MATUTINO
DATA: 06/05/2021
EXCELENTÍSSIMO SENHOR. DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA...REGIÃO
Processo nº...
RECORRENTE: Medicamentos Baixo Custo
1º RECORRIDO: Raimundo
2º RECORRIDO: Pedro
MEDICAMENTOS BAIXO CUSTO, devidamente qualificado nos autos, por seu advogado, na reclamação trabalhista movida por RAIMUNDO e PEDRO, também já qualificados nos autos, inconformado com o acórdão, vêem interpor
 RECURSO DE REVISTA
com fulcro no art. 896 e seguintes da CLT, pelos fundamentos de direito a seguir expostos, demonstrando, desde logo, o atendimento aos necessários pressupostos de admissibilidade a seguir.
DOS PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE
1 - O recorrente é parte legítima, possuindo capacidade e interesse recursal.
2 - O recorrente está representado pelo advogado signatário, conforme procuração (anexa).
3 – TEMPESTIVIDADE: Uma vez que a publicação ocorreu no dia..., conforme fls....e o fim do prazo ocorreu dia..., está assim, no prazo legal este presente Recurso de Revista.
4 – DO PREPARO: As custa processuais e depósito recursal foram devidamente recolhidos e comprovados às fls....
Posto isso, estando satisfeitos os pressupostos de admissibilidade recursal, requer a Vossa Excelência o conhecimento do recurso e a intimação do recorrido para, querendo, apresentar contrarrazões, nos termos do art. 900 da CLT.
Assim sendo, requer a remessa dos autos ao Tribunal Superior do Trabalho, para sua apreciação.
Nestes termos,
Pede deferimento.
São Paulo, data...
Advogado...,
OAB...
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO RELATOR DA C..... TURMA DO EGRÉGIO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO
ORIGEM: TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA...REGIÃO
PROCESSO:...
RECORRENTE: MEDICAMENTOS BAIXO CUSTO
1° RECORRIDO: RAIMUNDO
2° RECORRIDO: PEDRO 
NOBRES JULGADORES
RAZÕES DO RECURSO DE REVISTA
I – BREVE SÍNTESE:
Trata-se reclamação Trabalhista proposta por Raimundo e Pedro, com o propósito de reconhecimento de estabilidade funcional, dentre outros pedidos.
Os reclamantes, ora recorridos, propagandistas vendedores da reclamada, ora recorrente foram demitidos, sem justa causa, em janeiro de 2017.
Aduz que, embora possuíssem estabilidade provisória por integrar, respectivamente, a 8ª e 9ª suplências da Diretoria do Sindicato dos Empregados Propagandistas e Vendedores de Produtos Farmacêuticos do Estado de SP, foram dispensados imotivadamente.
A reclamada, ora recorrente, por sua vez contestou a ação, alegando que a quantidade dos membros eleitos para a Diretoria do Sindicato teria ultrapassado o número legal. 
Por fim, o Juiz a quo reconheceu que o Sindicato estabelece número maior de membros efetivos e suplentes e ambos os vendedores estariam protegidos pela estabilidade, determinando a reintegração dos trabalhadores.
No mesmo sentido, em acórdão, ora impugnado, o Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da...Região determinou reintegração dos trabalhadores, assim, mantendo a decisão do Juízo de 1° grau.
Ocorre que referida decisão deve ser revista, pelos motivos que passa a aduzir.
II – DO DIREITO:
DO CABIMENTO DO RECURSO DE REVISTA
Demonstra a Recorrente haver violação expressa de dispositivo de lei, preenchendo pressuposto recursal insculpido nos termos do art. 896, 
alínea “c” da CLT, devendo, pois, após ser conhecido e regularmente processado em segunda instância, dar ao Recurso de Revista em análise seu devido provimento. Senão vejamos:
Art. 896 - Cabe Recurso de Revista para Turma do Tribunal Superior do Trabalho das decisões proferidas em grau de recurso ordinário, em dissídio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, quando:
c) proferidas com violação literal de disposição de lei federal ou afronta direta e literal à Constituição Federal. 
Desta forma, plenamente cabível e adaptável o manejo do presente Recurso de Revista nos termos do artigo da CLT retro apontado.
DO PRÉ-QUESTIONAMENTO
A matéria abordada nas razões desse recurso está devidamente pré questionada uma vez que a violação ao caput do art. 522 da CLT e como prevê a Súmula 297, I, do TST, passando o recorrente, em cumprimento ao que determina o inciso o artigo 896, § 1°-A, I, da CLT, a transcrever o trecho da decisão recorrida que consubstancia o referido pré questionamento.......(EMBARGOS DE DECLARAÇÃO).
Dessa forma, demonstrado o atendimento formal ao requisito de admissibilidade, requer o recebimento e provimento do presente recurso.
 DA TRANSCENDÊNCIA
O recorrente passa a demonstrar a presença de transcendência jurídica para o processamento do presente Recurso de Revista, destacando, portanto, o rol exemplificativo no artigo 896-A, § 1°. I, sendo indicadores de transcendência, então vejamos:
Art.896-A - O Tribunal Superior do Trabalho, no recurso de revista, examinará previamente se a causa oferece transcendência com relação aos reflexos gerais de natureza econômica, política, social ou jurídica. (Incluído pela Medida Provisória nº 2.226, de 4.9.2001).
§ 1o São indicadores de transcendência, entre outros: (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017).
I - econômica, o elevado valor da causa; (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017).
II - política, o desrespeito da instância recorrida à jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho ou do Supremo Tribunal Federal; (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017).
III - social, a postulação, por reclamante-recorrente, de direito social constitucionalmente assegurado; (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017).
IV - jurídica, a existência de questão nova em torno da interpretação da legislação trabalhista. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017).
Nesse sentido, ocorre que, uma vez que a presente causa contempla direitos difusos que atinjam amplamente uma coletividade, no âmbito jurídico, conforme estabelece o artigo 896, § 1°, IV, da CLT, e, portanto, deve ser aceita a transcendência.
Assim sendo, considerando a nítida existência de transcendência na presente demanda, há razões plausíveis para o seguimento do presente Recurso de Revista.
III – DO MÉRITO:
DA DECISÃO QUE VIOLOU OS LIMITES PREVISTOS EM LEI
Acontece excelências, o acórdão violou o limite de sete dirigentes sindicais com direito à estabilidade, limitação prevista em lei federal, insurgindo contra o artigo 522 da CLT, ao negar provimento ao Recurso Ordinário do ora recorrente, contra dispositivo infraconstitucional. Assim vejamos:
Art. 522. A administração do sindicato será exercida por uma diretoria constituída no máximo de sete e no mínimo de três membros e de um Conselho Fiscal composto de três membros, eleitos esses órgãos pela Assembléia Geral.
Se não bastasse, a r. acórdão recorrido contrariou a Súmula 369, II, do TST, já pacificada jurisprudência, incorrendo em clara insegurança jurídica que traduz relevância para o processamento do presente recurso.
SÚMULA N.º 369, do TST - DIRIGENTE SINDICAL. ESTABILIDADE PROVISÓRIA
II - O art. 522 da CLT foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988. Fica limitada, assim, a estabilidade a que alude o art. 543, § 3.º, da CLT a sete dirigentes sindicais e igual número de suplentes. 
A decisão do Juiz a quo não pode prosperar, porquanto contrariou frontalmente o inciso II da Súmula 369 do TST e violou o caput do art. 522 da CLT , Lei Federal.
Com efeito, a Súmula 369, II, do TST limita em sete a quantidade de suplentes de dirigentes sindicais contemplados com a garantia de emprego prevista no art. 8º, VIII, da Constituição Federal.
Assim sendo, os recorridos, ocupando a 8ª e a 9ª suplência, não fazem jus à estabilidade sindical. Se não bastasse, a decisão do Juiz a quo, ao ignorar a limitação ora exposta, violou a literalidade de Lei Federal, especificamenteo caput do art. 522 da CLT, que diz que a administração do sindicato será exercida por uma diretoria constituída, no máximo, de sete membros.
Por fim, aduzidos todos os fundamentos de direito retro, requer que Vossas Excelências, a reforma da decisão de 1° grau, impondo a total improcedência dos pedidos da petição inicial, e, consequentemente, reconheçam e dê total provimento a esse presente Recurso de Revista, bem como a notificação dos requeridos para, querendo, se manifestem nas suas Contrarrazões, conforme o artigo 900 da CLT.
IV – DOS PEDIDOS:
Ante todo o exposto requer: 
1 - o conhecimento e provimento do presente Recurso de |Revista, posto que preenchidos os pressupostos de admissibilidade, bem como a vulneração dos preceitos legais invocados, e demonstrada a afronta aos artigos supra, bem como as divergências específicas das jurisprudências com relação aos temas suscitados.
2 – a notificação do recorrido, para, querendo apresente suas Contrarrazões.
3 - Postula, por fim, o recorrente, a inversão do ônus da sucumbência, para que seja ressarcido das custas e despesas processuais.
Nestes termos,
Pede deferimento.
São Paulo..., data...
Advogado...,
OAB..

Continue navegando