Buscar

Circuitos Digitais - Atividade Tema 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Associação Carioca de Ensino Superior
Centro Universitário Carioca
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
	DISCIPLINA: Circuitos Digitais
	NOME: 
	NOME:
	NOME:
	NOME:
	UNIDADE:
	TURMA:
	NOTA:
	RUBRICA DO PROFESSOR:
Valor: 0,6 ponto.
Atividade Prática Supervisionada 1: Funções e Portas Lógicas
1 – Pesquise, em sites que disponibilizem folhas de dados de componentes eletrônicos, a pinagem e o funcionamento dos seguintes Circuitos Integrados:
a) 7404 - O circuito integrado 7404 consiste em 6 inversores capazes de fornecer uma corrente de saída de 12 mA. Este circuito integrado pode ser encontrado nas diversas subfamílias TTL comuns, de acordo com as necessidades de velocidade da aplicação. A alimentação, como em todo o dispositivo convencional desta família deve ser feita com uma tensão de 5 V.
b) 7408 - Esse CI é composto por 4 portas logicas do tipo AND de duas entradas, 14 pinos e uma alimentação de 5V (padrão TTL), a pinagem do 7408 é bastante simples, o pino numero 14 é a alimentação (5V), o pino 7 é o GND. Os pinos 1, 2 e 3. Equivale a primeira porta logica AND (1 e 2 são as entradas e o 3 a saida). Os pinos 4, 5 e 6. Equivale a segunda porta logica AND (4 e 5 sendo as entradas e o 6 a saida). Os pinos 8, 9 e 10. Equivale a terceira porta logica AND (9 e 10 são as entradas e o 8 a saida). Os pinos 11, 12 e 13. Equivale a quarta porta logica AND (13 e 12 são as entradas e o 11 a saida).
c) 7400 - Este CI cujo código é 7400 tem um encapsulamento DUAL IN LINE de 14 pinos. Tem 4 portas NAND de duas entradas (as entradas são sempre especificadas pelas letras A, B, C, D, E, etc. Enquanto as saídas são especificadas por Y. Assim é que a primeira porta tem as entradas 1A e 1B e a saída 1Y. O CI necessita de tensão de alimentação entre os pinos 14 (VCC) e 7 (GND).
d) 7432 - O circuito TTL 7432 é um dispositivo TTL encapsulado em um invólucro DIP de 14 pinos que contém quatro portas OR de duas entradas. Essa porta consiste em fazer com que o sinal de saída permaneça alto se somente se qualquer um dos dois sinais de entrar for alto, se caso os dois sinais de entrada forem baixo, o sinal de saída também será baixo.
e) 7402 - Este circuito integrado TTL consiste em quatro portas NOR TTL independentes, funcionando com alimentação de 5 V. O circuito é disponível também nas outras subfamílias TTL. A saída de cara porta será 1 quando as entradas forem 0. Velocidade de propagação: 10 ns. Consumo por integrado: 12 mA.
f) 7486 - O circuito TTL 7400 é um dispositivo TTL que contém quatro portas XOR de duas entradas cada. As portas apresentam funcionamento independente. É encapsulado em um invólucro DIP de 14 pinos. Faixa de tensão de alimentação: 2V a 6V Saída máxima corrente: 5.2mA.
g) 74266 - O circuito integrado 74266 contém 4 portões lógicos XNOR, que é a forma negada do portão XOR, geralmente é mais usado para realizar flip flop que é uma das principais funções deste portão. O portão XNOR é a negação do portão XOR, quando as entradas são iguais a uma saída em estado "1" será representada e se forem diferentes a saída será um estado "0". Sua representação é por meio de quatro switches que são mecanicamente acoplados ao seu valor negado, desta forma quando A é fechado então A' abre e vice-versa, o mesmo acontece com o switch B em relação ao B'. A saída é paralela aos interruptores, portanto deve ser considerada o fluxo atual onde você tem menos resistência à passagem da corrente.

Continue navegando