Buscar

atividade extra filme 1492 consquista do paraiso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Filme: 1492 – A Conquista do Paraíso 
Ficha técnica:  2h 34min / Aventura, Biografia, Drama . Direção: Ridley Scott 
Discente: EDUARDO JÚNIOR AMARAL SARAIVA
	
O filme em questão nos traz um enredo sobre História das grandes navegações, neste sentido nos retrata, em essência, o desenvolvimento dos momentos que compuseram a descoberta do Brasil e seu transcorrer histórico. A trama mostra como foi o primeiro contato dos espanhóis com os nativos que habitavam o então território desconhecido e como se deu este processo de colonização, sempre atentando para os eventos que contribuíram, substancialmente, para o desenvolvimento de boa parte da cultura brasileira, o que dignifica, indubitavelmente, os fatos relatados e conhecidos até hoje acerca deste célebre acontecimento.
O filme nos retrata os instantes que antecederam a viagem de Colombo ao seu pretenso destino também foram amplamente explorados pelo filme; isso, de certa forma, precedeu tons de esclarecimento à obra, visto que as ocorrências futuras fizeram referências àqueles fatos. O surto de Colombo, por exemplo, foi fundamental para o seu entusiasmo no momento em que os marujos, desolados por conta do longo período em mar aberto, quiseram, sorrateiramente, provocar um ligeiro motim, o que concedeu originalidade à história.
Um dos momentos mais importantes do filme, foi a chegada dos estrangeiros às terras brasileiras. Apesar da encenação artística se referir a este momento como um ato passivo, oque sabemos que não e verdade, com cumprimentos próprios e saudações peculiares por parte dos índios, historiadores o contradizem, alegando que o encontro entre as duas personalidades, europeus e indígenas, foi completamente divergente daquele retratado no longa-metragem.
O filme ainda nos permite discutir junto aos alunos do curso de licenciatura em Historia e da própria sala de aula a essência, as revelações apresentadas pelo filme expressam com rigor o desenvolvimento da viagem de Colombo à América. Mesmo com os obstáculos e empecilhos no translado, os objetivos foram alcançados e a colonização sucedeu conforme as expectativas, apesar da reação dos nativos quando da chegada das caravanas. Dito isto, pode inferir que este processo contribuiu sumariamente para o progresso da civilização moderna, conquanto seus meios de execução tenham deflagrado os aborígenes locais.  
No geral é um bom filme histórico que detalha traços importantes para a história das grandes navegaçoes, indicado para todos os que se interessam no assunto e que têm a mente “aberta” retratando o  fraco potencial de trabalho cívico e o traço cultural até então desconhecido, proporcionou o massacre de boa parte da população indígena há muito estabelecida neste território, mostrando os acontecimentos ocorridos nesta inóspita descoberta. aos alunos uma outra visão de mundo e história.

Continue navegando