Buscar

comportamento organizacional tarefa dissertativa 10 (deixe um curtir no material)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Peter Drucker, um dos mais respeitados especialistas em gestão e administração, diz que:
[...] a única definição de líder é alguém que possui seguidores. Algumas pessoas são pensadoras. Outras, profetas. Os dois papéis (sic) são importantes e muito necessários. Mas, sem seguidores, não podem existir líderes. (THE PETER F. DRUCKER FOUNDATION, 1996, p. 13)
Apoiando-se nessa afirmativa e após a leitura do texto a seguir, discorra (em 15 linhas) sobre o conceito de liderança e as características dos líderes nas organizações.
Dependendo da situação, somos todos líderes
Todos nós já ouvimos a expressão “nesta vida há líderes e há seguidores”. E creio que todos concordamos que há mais seguidores do que líderes, porque um líder sempre tem mais que um seguidor. É claro que todo seguidor tem a ambição de se tornar um líder, e a pergunta é: o que se deve fazer para isso acontecer? Na verdade, a resposta é tão simples que parece complexa. Liderança nada mais é do que a capacidade de influenciar um grupo. Um líder tem ambição, energia, vontade de liderar, autoconfiança e conhecimento. Coisas que a maioria das pessoas acha que tem, e tem mesmo. Cada um de nós é um líder em potencial. A parte difícil é saber como passar da teoria à prática. Há duas semanas, eu vi uma empresa fazer uma demonstração prática disso. Ela levou seus funcionários para a beira de um rio, que tinha uma correnteza forte, e botou cinco funcionários, escolhidos ao acaso, dentro de um barco. Cada um ganhou um remo e aí o barco foi solto na correnteza. O objetivo era levar o barco até a linha de chegada, cem metros adiante. A primeira reação foi de pânico, mas não demorou nem dez segundos para que um dos cinco começasse a orientar os outros quatro, coordenando o ritmo das remadas e cuidando para que o barco não virasse nem atolasse na margem do rio. Esse era o líder? Sem dúvida. Só que, quando o barco atingiu a linha de chegada, a empresa tirou do barco o líder e fez os quatro seguidores voltarem ao ponto de partida. E soltou o barco de novo. Aí veio a surpresa: um dos quatro imediatamente assumiu a posição de líder. E o barco chegou de novo a seu destino. Aí, saiu do barco o segundo líder e ficaram os três seguidores. E o barco fez o percurso novamente, sem afundar, porque um dos três liderou os outros dois. Liderança, o exercício mostrou, todos ali tinham. E a lição era simples: quando a situação aperta, o líder sempre aparece. Só que, enquanto a maioria fica pensando no que precisa aprender para se tornar um líder, uns poucos já saem liderando. Na teoria, todos somos líderes. Na prática, o líder é o que aproveita antes a oportunidade de ser líder.
Fonte: GEHRINGER, M. O melhor de Max Gehringer na CBN: 120 conselhos sobre carreira, currículo, comportamento e liderança. São Paulo: Globo, 2006.
RESPOSTA
“...É claro que todo seguidor tem a ambição de se tornar um líder, e a pergunta é: o que se deve fazer para isso acontecer?”
Segundo o texto acima, todos nós temos a capacidade de, futuramente, sermos lideres, seja ele bom ou mau. E o verdadeiro líder é aquele que inspira seu seguidor a subir na vida, seja ela profissional, espiritual, material, etc. Mas o melhor de todos os lideres é aquele que, inspira seu seguidor a também ser líder. O líder por estar em uma posição de destaque, consequentemente terá pessoas observando seus próximos passos. Para que qualquer processo ocorra da melhor maneira possível é necessário que seus seguidores tenham em mente de esse líder não é perfeito, mas sempre pensa no melhor para seu grupo.
“Líder é uma pessoa que conduz um grupo a um objetivo, sempre atento às necessidades individuais de cada componente do grupo.”
GEHRINGER, M. Max Gehringer a Radio CBN: nasce-se ou torna-se líder? Liderança, gestão e o mundo do trabalho. São Paulo, 2012.
Um líder precisa adquirir a capacidade de corrigir individualmente cada componente de seu grupo sem ofender e humilhar, ainda que este esteja sob uma condição de alto estresse. Dessa forma seu seguidor não levará essa correção como bronca, mas sim como aprendizado.
O escrito Fábio Coelho, em seu livro “Não Apagueis o espirito” cita que o objetivo de um líder deve ser se tornar inútil. Com essa frase, podemos entender que um líder deve orientar seus seguidores de uma forma que elas possam caminha sozinhas e saber as decisões certas a serem tomadas em diversas situações. Agindo e pensando sozinhas, elas estarão prontas para serem lideres.

Mais conteúdos dessa disciplina